Vergonha! Justiça suspende saída de fazendeiros da Terra Indígena Marãiwatsédé

SÃO PAULO, SP, 14 de setembro (Folhapress) – A Justiça Federal suspendeu a obrigação de retirada imediata dos não índios que ocupam a terra indígena Marãiwatsédé, no nordeste do Mato Grosso.

O juiz federal Daniel Paes Ribeiro, vice-presidente do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), atendeu pedido da associação de produtores rurais da região, em decisão hoje.

No fim de julho, a Justiça Federal em Mato Grosso havia dado 30 dias para as famílias de não índios deixarem as terras dos índios xavantes, homologadas em 1998.

A Funai (Fundação Nacional do Índio), responsável por elaborar um plano de retirada, teria de definir quando a contagem passaria a valer. Questionada pela reportagem, não informou o prazo.

No dia 11, o juiz recebeu em seu gabinete três pessoas de um grupo de cerca de 300 mulheres e crianças que moram na área e foram a Brasília reclamar da ordem de retirada. 

Elas disseram que, após a Justiça determinar a saída dos não índios, o clima no local passou a ser de “conflito iminente”, colocando moradores em risco.

O juiz escreveu na nova decisão que, “na atual situação de exaltação dos ânimos entre os envolvidos, a melhor solução é manter o status quo”.

Para ele, é preciso aguardar mais esclarecimentos sobre o tema, como a possibilidade de os índios serem transferidos para o Parque Estadual do Araguaia – proposta do governo de Mato Grosso.

http://tnonline.com.br/noticias/politica/4,136105,14,09,justica-suspende-saida-de-fazendeiros-de-area-indigena.shtml

Comments (2)

  1. As decisões sempre foram a favor dos indígenas, o que os posseiros conseguem são apenas liminares para não deixar a região.

    Não entendo como um processo fartamente instruido, com documentos de mais de 22 anos, cheio de provas, e todo estudado leve uma freada dessas… isso é atestar que a justiça não trabalhou neste periodo ou que os responsaveis não estão capacitados para tratar do assunto.

    A divida que temos com comunidades tradicionais é histórica, estes povos foram induzidos a pelo menos 300 anos de atraso pela violência e descaso como foram tratados.

  2. O site que medesculpe, mas vergonha mesmo e a postura de racismo deste sita, eugenia, imfanticidio.
    O brasikl e quase um estado democratico, so nao o e poias alguns radicais insistem em matar BRASILEIROS NATOS.Em nome de uma utupia.
    Convido-os a irem em POSTO DA MATA.terei prazer em apresenta-los esta maravilhosa comunidade, esta vive em paz com os xavantes, so nao em sua totalidade porque ONGS SEM CAUSA E SEM TERRA ,atrapalham.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.