RJ – É hoje! Carta-convite para Instalação da Frente em Defesa dos Hospitais de Ensino da UFRJ

Adufrj

DCE Mário Prata

Sintufrj

Estudantes, professores, e técnicos administrativos em educação e saúde da UFRJ, desde a apresentação da proposta da MP520, tiveram duros enfrentamentos com o governo federal e a reitoria. Os mesmos que vem se mostrando omissos a garantia da democracia, transparência e autonomia da universidade.

Ao longo dos anos, assistimos aflitos o desmonte da saúde e educação. O retrato disso são os hospitais universitários de ensino, que desde 2003 não tem concursos públicos para seus efetivos e hoje contam com mais de 27 mil contratados, ferindo os princípios do SUS. Sabemos que os 45 HUs do País são os que ainda garantem o acesso universal e gratuito aos procedimentos de alta complexidade, tão visados pela iniciativa privada de saúde. A  UFRJ, com 9 hospitais, tem o papel fundamental na defesa do SUS público, gratuito e de qualidade.

Não aceitamos nenhum tipo de privatização de nossos hospitais de ensino. Entendemos como fundamental garantir a tríade ensino, pesquisa e extensão, assegurando assim a autonomia universitária.

Por defendermos a manutenção hospitais universitários com verbas públicas,  garantindo o sistema 100% SUS, concursos públicos para o preenchimento de todas as necessidades da universidade e seus hospitais, ou seja, em defesa do patrimônio público e contra a privatização da universidade criamos a FRENTE EM DEFESA DOS HOSPITAIS DE ENSINO DA UFRJ. Tendo como princípio fundamental a construção coletiva e democrática com todos os setores da universidade e sociedade.

Convidamos todas e todos para a instalação da FRENTE , no dia 30/08, às 12h, no Auditório 519 (5 andar), no Hospital Clementino Fraga Filho, Ilha do Fundão.

Enviada por Mônica Lima.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.