Fazendeiro é denunciado por deixar operários em condições semelhantes a escravidão

Caso seja condenado o homem pode pegar de dois a oito anos de prisão

João Henrique do Vale

Um fazendeiro de João Pinheiro, na Região Noroeste de Minas Gerais, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por manter trabalhadores em condições análoga ao trabalho escravo. Os sete empregados, que faziam o serviço de produção de carvão vegetal, viviam em alojamentos sem as mínimas seguranças e eram transportados na caçamba de um trator.

As vítimas são moradores de Lagoa dos Patos, na Região Norte de Minas, e foram contratados com a promessa de terem um local para ficar. Chegando na fazenda, segundo o MPF, foram abrigados em uma edificação de alvenaria sem higiene, conforto ou salubridade. O local não havia energia elétrica, mobílias, instalações sanitárias e nem água potável.

Para descansarem, os trabalhadores tinham de improvisar camas feitas com pedaços de madeiras, pedaços de espuma de baixa espessura que foram levados por eles. Os operários que não tinham nenhum material, eram obrigados a deitar em cima de uma espécie de tapete colocado no chão.

O sofrimento vividos pelos trabalhadores também podia ser visto na transporte usado na fazenda. As vítimas eram transportadas em um implemento acoplado ao trator, que, originalmente, é destinado a carregar lenha. Nem mesmo ferramentas de trabalho eram fornecidas aos operários, que tinham de comprá-las com recursos próprios.

O fazendeiro, identificado apenas como V.C.C, pode pegar de dois a oito anos de prisão pelo crime de redução à condição análoga à de escravo. Como também foi acusado de frustrar, mediante fraude, os direitos trabalhistas dos empregados, ele também pode pegar mais dois anos de detenção, além do pagamento de multa.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/08/29/interna_gerais,314598/fazendeiro-e-denunciado-por-deixar-operarios-em-condicoes-semelhantes-a-escravidao.shtml#.UD6R8U3qDEE.gmail

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. Uma perguntinha: o fazendeiro é identificado apenas como VCC. Se fosse um peão que tivesse roubado um rolo de papel higiênico da fazenda, como seria ele identificado? Só com as iniciais?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.