Fiscais sobrevoam área desmatada próximo a parque indígena de MT

Eles constataram que a extração ocorria próximo ao Parque do Xingu. Armas, munições, tratores, uma pá carregadeira foram apreendidos no local.

Depois de flagrarem a extração ilegal de madeira em uma área de Paranatinga, a 849 km de Cuiabá, os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) sobrevoaram a região neste sábado (25) e constataram que a exploração do local ocorria muito próxima ao Parque Nacional do Xingu.

Conforme o Ibama, várias clareiras foram abertas na área de aproximadamente 10 mil hectares. Várias toras de madeiras já estariam prontas para o transporte e algumas árvores já estavam com marcas indicando que seriam as próximas a serem derrubadas. Armas, munições, dois tratores, uma pá carregadeira, além de motosserras, uma caminhonete e duas motos foram apreendidos no local.

No momento em que a equipe de fiscalização chegou ao local, mais de 10 pessoas trabalhavam na área. Três delas foram detidas, sendo o dono do maquinário, o responsável pelos trabalhos da equipe na mata e ainda o motorista de um caminhão carregado com 35m³ em toras de madeira.
”Essa extração é totalmente ilegal. O gerente da fazenda que estava aqui no momento da fiscalização disse que não tinha uma autorização para desmatar e tão pouco era um plano de manejo essa extração”, revelou Felipe Seino dos Santos, agente ambiental federal.

Ainda conforme o agente ambiental, o motorista detido teria apresentado documentos ilegais do produto transportado. ”Havia um outro problema que seria o esquentamento de madeira, ou seja, a madeira é extraída de forma ilegal e foi esquentada com a documentação de uma localidade onde a extração está sendo feita de forma legalizada”, explicou.

As pessoas detidas foram ouvidas pelo delegado Bráulio Junqueira e depois foram soltas.’Como eram apenas três, nem formação de quadrilha deu para configurar. Vamos remeter todo o material colhido para a delegacia de Paranatinga para que lá eles tomem as medidas legais e instaurem procedimento”, pontuou o delegado.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/08/fiscais-sobrevoam-area-desmatada-proximo-parque-indigena-de-mt.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.