Ex-presos políticos protestam contra Lula e o PT

José Maria Tomazela

Depois de tentar em vão serem recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (24), em São Paulo, dois dirigentes do Fórum Permanente dos Ex-perseguidos Políticos procuraram a imprensa para criticar o PT e o governo federal. Um deles, Eduardo Ferreira de Albuquerque, de 56 anos, foi preso e torturado em 1980 por ter pichado um muro, na capital, com a frase “Soltem o Lula”. Na época, o então líder sindical estava preso por liderar greves na região do ABC paulista.

Albuquerque e Francisco Ferreira de Oliveira, 80 anos, diretor tesoureiro do Fórum, queriam pedir a intervenção de Lula junto ao Ministério da Justiça para liberar o pagamento de indenizações de anistiados políticos que estão em atraso. Oliveira participou da luta armada contra o regime militar junto com a presidente Dilma Rousseff e passou dois anos e oito meses preso. Eles não conseguiram passar do portão do Instituto Lula, onde o ex-presidente dá expediente. “Quando o Lula estava preso, fiz mobilização para que o libertassem e acabei sofrendo oito dias de tortura, além de terem me tirado o emprego. Agora, ele bate a porta na minha cara”, reclamou Albuquerque.

“Sou do PT, mas o partido chegou ao poder e agora não cumpre a lei”, completou Oliveira. Segundo ele, pelo menos 13 processos de anistia foram julgados no Estado de São Paulo e tiveram a decisão publicada, mas os beneficiários continuam sem receber a indenização. De acordo com o dirigente, a Lei da Anistia prevê o pagamento em até 60 dias após a publicação do julgado. “Temos casos que são de 2001 e os companheiros estão morrendo à míngua sem terem recebido um centavo.” Oliveira contou que decidiu ir ao instituto depois de tentar o encontro com Lula durante vários meses para pedir que interviesse junto a Dilma.

Ele e o colega foram atendidos no portão pelo presidente da entidade, Paulo Okamoto, mas não conseguiram o encontro com Lula. Naquele momento, o ex-presidente atendia o deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG) e, segundo Okamoto, não havia condições de incluir os ex-presos na agenda. Revoltado, Albuquerque disse que fará um plantão na frente do prédio em que Lula reside, em São Bernardo do Campo, até entregar a reivindicação dos ex-presos políticos a ele. “Fico revoltado porque o Lula agora recebe o Maluf (deputado federal Paulo Maluf PP-SP), mas não recebe a gente que lutou por ele”, desabafou.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/ex-presos-politicos-protestam-contra-lula-e-o-pt-1.26212

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. O preço da militância dos anos afins,contra a ditadura militar tudo pela democracia brasileira,aos que morreram pela luta e militância descanse em paz com o sentimento de missão comprida os que vivem hoje se vê, diante da mais triste sina… refens da tão nobre ”cúpula do militantismo do povo ”uma das maiores decepções nacionais, vejo hoje pela farsa manipuladora que promovem e tudo em nome de um novo modelo de se fazer Democracia forjada… Ney didan

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.