Atriz Regina Duarte é voz ativa de pecuaristas contra direitos indígenas

Regina Duarte discursa para fazendeiros. Foto: divulgação

Nota deste Blog: sobre Ratinho, ver Povo Yawanawa ameaçado pela BR-364 e por madeireira de apresentador de tevê. TP.

Pragmatismo Político – Atualmente, os índios Guarani-Kaiowá e Guarani-Ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul

Nos municípios da região sul e especialmente do Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai, populações indígenas reivindicam o direito pela terra atualmente ocupada por fazendeiros. Confrontos têm acontecido com um saldo de índios mortos e feridos. Uma das terras em disputa, denominada Arroio-Korá está localizada no município de Paranhos.

O Relatório de Identificação da Terra Indígena, realizado pelo antropólogo Levi Marques Pereira e publicado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), atesta, em fontes documentais e bibliográficas, a presença dos guarani na região desde o século XVIII.

Em 1767, com a instalação do Forte de Iguatemi, os índios começaram a ter contato com os “brancos”, que aos poucos passaram a habitar a região com o objetivo de mantê-la sob a guarda da corte portuguesa. A partir de 1940, fazendeiros ocuparam a área e passaram a pressionar os indígenas para que deixassem suas terras tradicionais.

Os primeiros proprietários adquiriram as terras junto ao Governo do, então, Estado de Mato Grosso e, aos poucos, expulsaram os índios, prática comum naquela época. Contudo, os indígenas de Arroio-Korá permaneceram no solo de seus ancestrais, trabalhando como peões em fazendas.

Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena foi publicado em 2004 e a demarcação homologada pela Presidência da República em 2009 (Decreto nº12.367). Porém, logo após a homologação, mandado de segurança impetrado por proprietários rurais suspendeu os efeitos do decreto presidencial.

Atriz Regina Duarte é criadora da raça Brahman. Foto: reprodução

Atualmente, os índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Estima-se que 100 famílias sejam originárias da região.

Segundo informou o Blog União Campo Cidade e Floresta (http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress), diversos políticos e famosos são proprietários de fazendas na área em conflito. Ratinho, Hebe Camargo e Regina Duarte estariam nessa lista.

“Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas, participa de comicios contra as demarcações e contra os povos indígenas em todo Brasil. No MS ela é a “Garota Propaganda” em campanhas contra indígenas”, conforme o Blog União Campo Cidade e Floresta.

Jornalista Leonardo Sakamoto, do portal UOL, já havia alertado sobre a luta de Regina Duarte contra a população indígena em 2009, como pode ser observado abaixo:

Regina Duarte também tem medo de índio 

Leonardo Sakamoto

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.

“Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (18), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados. “O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela, de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do BRASIL um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002…

(O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)

“Podem contar comigo, da mesma forma que estive presentes nos momentos mais importantes da política brasileira.” Ela e o marido são criadores da raça Brahman em Barretos (SP).

Dos 60 assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil inteiro em 2008, 42 vítimas (70% do total) eram do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados Conselho Indígenista Missionário (Cimi). “Ninguém é condenado quando mata um índio. Na verdade, os condenados até hoje são os indígenas, não os assassinos”, afirma Anastácio Peralta, liderança do povo Guarani Kaiowá da região.

“Nós estamos amontoados em pequenos acampamentos. A falta de espaço faz com que os conflitos fiquem mais acirrados, tanto por partes dos fazendeiros que querem nos massacrar, quanto entre os próprios indígenas que não tem alternativa de trabalho, de renda, de educação”, lamenta Anastácio Peralta.

A população Guarani Kaiowá é composta por mais de 44,5 mil. Desse total, mais de 23,3 mil estão concentrados em três terras indígenas (Dourados, Amambaí e Caarapó), demarcadas pelo Serviço de Proteção ao Índio (criado em 1910 e extinto em 1967), que juntas atingem 9.498 hectares de terra. Enquanto os fazendeiros, muitos dos quais ocuparam irregularmente as terras, esparramam-se confortavelmente por centenas de milhares de hectares. O governo não tem sido competente para agilizar a demarcação de terras e vem sofrendo pressões até da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Mesmo em áreas já homologadas, os fazendeiros-invasores se negam a sair – semelhante ao que ocorreu com a Raposa Serra do Sol.

É esse massacre lento que a pecuarista apóia, como se as vítimas fossem os pobres fazendeiros. Só espero que, na tentativa de apoiar a causa, ela não resolva levar isso para a tela da TV, em um épico sobre a conquista do Oeste brasileiro, nos quais os brancos civilizados finalmente livram as terras dos selvagens pagãos.

Atriz Regina Duarte é voz ativa de pecuaristas contra direitos indígenas

Comments (8)

  1. “Ponto de vista says” ha,ha patético! A miscignação ou evolução, não justificam assassinatos e violencia bárbara. O anônimo que ultilizou de sofismo, deveria apenas fechar os olhos e imaginar se vc puder fazer isso (pois nao desejo isso pra vc nem pra ninguém) sua casa sendo invadida e sua família assassinada na sua frente.

  2. Esta Senhora vem de SP, juntamente com estes apresentadores demagogos e compram terras que tem donos, os indios. Se for para invadir, vamos colocar os sem terra pra ver se ela gosta dentro das terras dela e este politico que apoia, se os indios fossem um numero grande de votos ele mudaria a sua maneira de agir. O Brasil continua com coronéis e uma elite que pode tudo. TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA POR ISSO!

  3. De fato encontramos na região cantores, artistas, políticos, etc, gente importantes como proprietários de terras na região de paranhos, mas não podemos esquecer que existem também outras pessoas não influentes e sem condições de se defender das barbaridades cometidas por índios contra sitiantes e pequenos produtores rurais e até grandes produtores que fizeram o milagre daquela terra pobre e esquecida serem produtivas como hoje estão, mas não só esta região como outras com o mesmo problemas, mas o que vem em pauta não é quem é o dono, mas sim o grave problema causado por pessoas que não tiveram a cautela de procurar na historia sobre a verdadeira etnias, pois as terras de Paranhos, Coronel Sapucaia, e outras da região tambem e povoada por pessoas de bem e produtores que estão na região a 50 e 60 anos, e sempre conviveram bem com os índios, e que hoje a terra possui um valor expressivo e as ongs que se diz defender os interesses do índio esta defendendo outros interesses, por isso não podemos fazer sensacionalismo em cima de um problema tão grave como esse, temos que ter senso da razão o governo quer dar terras para índio, pague os proprietários o valor devido, pois eles pagaram por essas terras e o estado recebeu seus tributos e impostos cobrados, e nada mais justo que quem produz receba pelo seu investimento, pois é assim que se faz democracia, não invadindo terras de quem produz

  4. É comum vermos estes discursos maléficos do pessoal que hoje estão por cima enquanto os de baixos sempre estão pagando caro pela a imcopetencia do poder público que, em vez de resolver esta situação sabemos que quem mandava no país é o grupo do caiado, que semppre elegeu seus comparsas da elite do poder dominante. Isso sabemos que enquanto não derrubarmos o resto dos dominantes dos que em nome de produzir comida querem acabar com tudo que existe de natureza, até mesmo a natureza humana, podemos nos preparar para o enfrentamento se quisermos viver mais um pouco de nossa vida com dignidade, combater os venenosos, distruidores de floresta e matadores de pessoas defensoras das pessoas que nunca teve vez e nem voz.Vamos nós organizar numa grande organização planetária em defeza da nossa vida e do universo.

  5. É sempre assim. Há pessoas (e haverá sempre) que lançam mão de argumentos falsos para justificar a dominação, a injustiça, a desigualdade mantida a duras penas. E o pior: nunca têm coragem de se identificar. É claro que na Pré-história, na Antiguidade, nas idades Média e Moderna sempre ocorreram dominações, subjugações, “absorção” de uns povos por outros. Invasões as mais absurdas. Mas atualmente isso é inaceitável. Outra coisa: para dar um basta nesse hábito milenar é preciso atitudes de impacto, que demonstram que a sociedade Pós-Moderna quer para sí outro paradigma de relacionamento. Para isso é preciso cortar fundo na carne dos ronaldos caiados, das reginas duartes… que eles percam, e percam feio!!! à parte os sonhos que ela me fez sonhar na minha infância… à parte o T que me provocou na adolescência! Ela ganhou e ganha MUITA grana na Globo. isso já não é o bastante. Para o caiado digo o seguinte: não bastam as terras que seus ancestrais (dele) tomaram de meio mundo no Oeste [antiga capital] de Goiás? Essa família fez escola! A UNIÃO precisa ser forte em momentos como esse! Barrar essa sanha por teritórios quase nunca ocupados para produzir, mas para ser usado como reserva monetária, especulação, garantia do futuros dos filhos da burgueia. E os filhos dos outros brasileiros?
    BASTA DE FASCISMO! Já está na hora de o Governo brasileiro começar a usar muitas das terras ainda disponíveis para criar reservas de controle de produção. Pode ser nas mãos dos indígenas, dos quilombolas ou até de produtores. Mas há que se respeitar essas etnias historicamente radicadas em seus territórios, com suas tradições e costumes, o culto aos seus antepassados. Eles querem apenas continuar existindo, como a regina duarte e o clã dos caiados querem ávidamente perpetuar seus descendentes.

  6. Se formos utilizar essa política de demarcação/devolução de terras imagina o que o mundo não seria?
    Teriam que expulsar de Portugal todos os que tem sangue germânico e latino para deixar apenas os celtiberos puros na região.
    E esse é apenas um dos exemplos. O mundo sempre foi assim, o povo mais desenvolvido tecnologicamente chega e domina a população nativa, mas NUNCA a população nativa morre totalmente, nem mesmo a conquistadora será a mesma,e o Brasil e as Américas sao umas das maiores provas disso.
    Quase todos devemos ter um pouco de sangue da Africa da América nativa e Europeu, e a nossa cultura é a fusão desses povos, não existe mais conquistador, escravo e nativo, todos se fundiram e se tornaram um só.
    Sinceramente acho que quem defende as demarcações não sabe nada sobre a realidade das áreas indígenas, pois quem já viu sabe que essas aldeias se tornam pontos de miséria e violência.
    Ao menos se o governo fosse mais sensato e indenizasse os proprietários de terra, e dessem aos indígenas possibilidade de arrendar suas terras, eles sairiam da miséria que paira nas aldeias. O correto seria indenizar, deixar que os indígenas usufruíssem livremente das terras, apenas não podendo vendê-las por um período de 50 a 80 anos, pois depois disso estaremos diante de uma nova realidade.
    Criticar os produtores e fácil, mas se esquecem que se não fossem as bandeiras o Brasil não teria se expandido e desenvolvido, logo estas terras seriam colonizadas pelos espanhóis e haveriam muito mais Bolívias e Paraguais.

  7. Esta sra é completamente alienada em relação ao país no qual ela (infelizmente) mora; é (mais) um robô da rede globo e dos seus tentáculos nocivos, cujo espírito destrutor de moedor de almas continua causando muitos estragos nas populações desassistidas desse BraZilzão sem dono e sem porteiras! Afinal de contas ela nem se julga parte da questão… Q ela vá discutir com o diabo o direito de propriedade lá no inferno!

  8. QUANDO SERÁ QUE NOSSO ARTISTAS VÃO PERCEBER QUE OCUPAR IRREGULARMENTE AS TERRAS INDÍGENAS É UM FALSO TESTEMUNHO DE RESPEITO AO PRÓXIMO?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.