IBGE lança site interativo para divulgação dos dados do Censo 2010 relativo às populações indígenas no Brasil

Imagem do microsite do IBGE com a demarcação populacional das TIs

Diogo Rocha, para Combate ao Racismo Ambiental

O IBGE anunciou no início de agosto os primeiros resultados do Censo 2010 em relação aos dados da população indígena brasileira. Segundo o instituto, o Brasil conta hoje com 896,9 mil habitantes autodeclarados indígenas, divididos em 305 etnias, que falam 274 idiomas. 36% deles estão em áreas urbanas. Esses resultados colocam o Brasil entre um dos países mais socialmente diversificados do mundo, tanto em termos de diversidade cultural, quanto linguística. Atualmente são 505 terras indígenas reconhecidas ou em reconhecimento, totalizando 106,5 milhões de hectares ou 12,5% do território brasileiro.

Esses e outros dados gerais da pesquisa envolvendo os índios brasileiros foram publicados em um extenso Relatório elaborado pela equipe do IBGE, que traz informações sobre a distribuição da população indígena por região ou estado, se estão localizados em terra indígena reconhecida ou fora delas, a distribuição desta população por sexo e faixa etária, nível educacional, de renda, a porcentagem de registro de nascimento e até o tamanho da população de cada etnia.

Mas a novidade interessante é que, se o interesse for a respeito da população de uma terra indígena específica, um microsite criado pelo Instituto traz todas essas informações filtradas por TI. Esse microsite tem informações como o número de pessoas em cada TI que se autodeclarou indígena, a divisão percentual por sexo, o número de indivíduos em cada grupo de idade, o percentual de pessoas que ainda falam a língua nativa de cada etnia, quais etnias estão representadas naquele território, o número de pessoas registradas ao nascer na TI segundo o tipo de registro e subdivididas entre pessoas que se autodeclaram indígenas e aquelas que não o fizeram, o nível de renda da população e por fim as caraterísticas dos domicílios: tipo, existência de energia elétrica, forma de abastecimento de água, existência de banheiros ou forma de esgotamento sanitário e de destinação do lixo.

O site também permite que se distribuam as terras indígenas em um mapa interativo segundo uma série de variáveis. Por exemplo, podemos saber quantas e quais terras indígenas contam com sistema de coleta de lixo e o número de domicílios da TI que conta com este tipo de serviço. Ou quantas pessoas de determinada faixa etária em cada TI ainda falam a língua nativa. Ou quantas pessoas residem em cada terra indígena. Infelizmente algumas das buscas que seriam interessantes serem feitas, como a distribuição das TIs por etnia ou grupo linguístico, não estão disponíveis.

Enfim, a página do IBGE é uma excelente iniciativa para divulgação dos dados e uma boa opção para quem esteja pesquisando a respeito dos povos indígenas brasileiros ou apenas curiosos para saber quem são, onde estão ou como vivem os povos originários de nosso País.

Comments (3)

  1. No corpo da matéria, você vê as palavras Relatório e microsite em vermelho forte. É só clicar nelas, que você é levado diretamente para um ou outro.

  2. Quem disse que é só isso ou são só esses? Eles já olharam bem nos olhos dos filhos deles, dos netos ou bisnetos? Aliás, eles já se olharam no espelho? Daqui a pouco vão inventar um teste para saber se vc é índio ou mais ou menos índio ou jamais sua família se conspurcou no fogo sagrado… e vão descobrir que não estão no Brasil, nem nas ilhas Malvinas, nem no planeta Terra. Quiçá em Marte!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.