São Luís (MA): Comunidade de Cajueiro denuncia contaminação de rio pela termelétrica da MPX

Carvão mineral polui recursos hídricos e incomoda moradores

Comunitários da área da Vila Maranhão e do Cajueiro denunciam que a estocagem de carvão mineral no pátio (céu aberto) da termelétrica (UTE Itaqui), com as chuvas do inverno passado,  teve resíduos atingindo o leito do rio, poluindo-o com substâncias tóxicas, o que já é verificado com a diminuição da pesca e por várias reclamações de pescadores da localidade.

Ainda nas circunvizinhanças, os moradores reclamam da fumaça e de resíduos da termelétrica da MPX, que poluem as comunidades e o ambiente desta região da zona rural de São Luís/MA.

Foi informado ainda que as comunidade estão organizando, para esta semana, uma manifestação na frente da termelétrica.

Com informações da Comunidade/ Programa Ponto Final da Rádio Mirante AM

www.forumcarajas.org.br

http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com.br/2012/08/sao-luisma-comunidade-de-cajueiro.html

Enviada por Edmilson Pinheiro para a lista da AMS.

Comments (1)

  1. No dia 17 deste quando vinha chegando a São Luis avistei lá do alto uma área que me pareceu da Alumar com muitas escavações no solo verdadeiras crateras cheguei a pensar que eram os tais lagos para depositar residuos . A impressão que fica é que estas empresas chegam aqui com uma série de regalias ,faturam milhões de dolares e não são fiscalizadas , não há comprometimentos tanto dos orgãos competentes quanto das empresass . Pior estas empresas faturam muito e ou não repassam nada para o estado ou repassam e somem com o dinheiro . Como pode uma capital que tem o 2º maior porto do mundo com os portos do Itaqui , Vale e Alumar exportando toneladas e mais toneladas ser tão pobre . Ali no Itaqui Bacanga e Maracanã não tem nada . Cadê o Distrito Industrial?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.