“Quem poderia informar onde se encontra o mapeamento dos espaços religiosos de matriz africana dos municípios baianos?”

A pergunta/desabafo foi compartilhada por Ney Didan, acompanhada da matéria abaixo e de um comentário: “Convido as instituições do estado da Bahia e os Movimentos negros e suas representatividades colegiadas em defesa das comunidades tradicionais para interagir nesse diálogo e dar publicidade ao assunto, importantíssimo para o Povo de Terreiro”. Endossamos plenamente o questionamento. TP.

Terreiros do Recôncavo serão mapeados pela Sepromi

Publicado por em 22/01/2010

Embalado pelo Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), lançou nesta quinta-feira (21), o projeto de Mapeamento dos Espaços de Religião de Matriz Africana no Território de Identidade do Recôncavo. O evento ocorrido na Biblioteca Municipal da cidade de Cruz das Almas, reuniu prefeitos, secretários e gestores municipais, vereadores e representantes de comunidades de terreiro dos 19 municípios do Território.

Este projeto é realizado a partir dos convênios firmados entre a Sepromi e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com as prefeituras e organizações da sociedade civil dos municípios envolvidos. Segundo o consultor do projeto de Mapeamento, Jocélio Teles Santos, esta é uma experiência pioneira no âmbito estadual, que propõe o levantamento de dados para a criação de políticas públicas direcionadas a estas comunidades. Jocélio, que também coordenou iniciativa semelhante em Salvador, acredita que “este mapeamento também possibilitará uma maior visibilidade para as comunidades e suas demandas nas questões socioeconômica, cultural e ambiental”.

Para a secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, com este projeto o Estado poderá trabalhar para atender as demandas especificas, ainda não pontuadas. Desta mesma forma, objetiva-se amenizar os anos de re negação e discriminação do Estado para o povo de santo. Na oportunidade, Luiza aproveitou para relembrar, os dez anos da morte de Mãe Gilda, o caso mais conhecido de Intolerância Religiosa no Estado. A yalorixá adoeceu e veio a falecer depois de ter sua foto publicada, como capa do jornal Folha Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus, com o título “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”. A família de Mãe Gilda entrou com ação na justiça, que condenou a Igreja Universal, em agosto de 2009, a pagar R$145,2 mil de indenização.

Raimundo Gilberto de Pinho, Tateto Inkise do Terreiro Cafungê Navilla de Nazaré das Farinhas, diz que “só assim saberemos quantos e quem somos nesta região, para nos organizar e exigir soluções para as necessidades, como a isenção dos impostos. Se outra religião construir um templo, ela tem isenção. Mas se formos construir uma casa, mesmo que seja na favela, temos que pagar imposto”. Ele ainda acrescenta que “A família de Santo é muito grande, assim como a necessidade de respeitabilidade. Seja aos ancestrais, aos mais velhos, a natureza. E isto tem que vir da sociedade, das outras religiões e das autoridades. Precisamos respeito ao nosso espaço, a nossas folhas sagradas, as águas”.

METODOLOGIA DO PROJETO

Iniciado em dezembro de 2009, através do edital de seleção de 20 estudantes para desenvolver a pesquisa de campo, o Projeto de Mapeamento deverá ser concluído em 15 meses. Abrangendo os Espaços Religiosos dos Territórios de Identidade do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul, os dados coletados serão disponibilizados em uma publicação e na Internet. 

No Recôncavo, as entrevistas serão realizadas de fevereiro a agosto, nos municípios de Varzedo, Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira, Nazaré, Dom Marcedo Costa, Conceição do Almeida, Castro Alves, Sapeaçu, Muritiba, Cruz das Almas, São Felipe, Maragojipe, Saubara, São Felix, Cachoeira, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Governador Mangabeira e Cabaceiras de Paraguaçu. As pesquisas coletarão informações sobre origem e história dos espaços; nação a que pertencem; tempo de fundação; trajetória de resistência; perfil das autoridades religiosas; condições físicas e infraestrutura; recursos ambientais, além de levantar subsídios para construção de ações governamentais.

Genilde Cerqueira de Amorim, Mãe Cacho do Terreiro Ilê Ibecê Alaketu Axé Ogum Megege, de Governador Mangabeira, diz “Meu terreiro precisa de vocês, então devemos aproveitar a oportunidade para lutarmos juntos para fazer com  que tudo aconteça”. De acordo com o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Filho, “este é um momento importante para a cultura da região, tendo em vista que o Recôncavo é um território de tradições afro-brasileiras marcantes”.

A coordenação do projeto pretende lançar o Mapeamento no Território do Baixo Sul até o final de fevereiro, nas cidades Camamu, Igrapiúna, Pirái do Norte, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Valença, Jaguaripe, Aratuípe, Valença, Cairu, Tapeorá, Nilo Peçanha, Ituberá.

http://www.sepromi.ba.gov.br/modules/noticias/item.php?itemid=38

Para quem desejar mais detalhes sobre os prazos mencionados para o projeto (os grifos são nossos), a matéria traz as indicações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Promoção: [email protected]. Fones: (71) 3115-5142 / 3115-5132 / 9983 9721.

Comments (2)

  1. FORAM FEITOS OUTROS QUESTIONAMENTOS, POR EXEMPLO COMO UM TRABALHO TÃO IMPORTANTE COMO ESSE, SERA APENAS APRESENTADOS E DISPONIBILIZADOS AOS TERREIROS IDENTIFICADOS COMO DITO NA RESPOSTA DA SEPROMI?

  2. Agradeço pelo compromisso
    Socializando.
    Logo apos ter questionado em rede social apesar em caráter não oficial,no dia 29/06/2012 como verificado https://www.facebook.com/photo.php?fbid=399335486770598&set=a.273648239339324.57366.100000824493986&type=1&theatermas fiz de forma legítima meus questionamentos,convocando a interação da sociedade como todo diante do assunto supracitado,sem ter tido nenhum avanço em rede, imediatamente, requeri em caráter Formal ATRAVÉS DA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA SOLICITAÇÃO OFICIALIZANDO.
    Irei socializar os encaminhamento para todos acreditando que o direito do acesso a informação é princípios básicos da democracia,para justiça social,o documento as seguir não sobre cai as fatos sigilosos e particulares portanto.

    Manifestação N•520651
    SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS DE ONDE ENCONTRAMOS O MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA DOS MUNICÍPIOS BAIANOS, DENTRE OUTRAS SOLICITAÇÕES POR EXEMPLO DE TER ACESSO AO CONVÊNIOS DESSE PROGRAMA E DA JUSTIFICATIVA INFORMANDO O POR QUE DA NÃO EXECUÇÃO DA PROGRAMA ATE AGORA.
    VEJA A RESPOSTA;
    1º menssagem
    =========================================================
    NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL. SUA RESPOSTA NÃO SERÁ RECEBIDA.
    =========================================================

    Prezado Sr,

    Informamos que, de acordo com informações prestadas pela Coordenadora Executiva da Coordenação de Políticas de Igualdade Racial desta Sepromi, os convênios 05/08 e 09/08, firmados com a PR/SEPPIR, para mapeamento dos terreiros do Baixo Sul e do Recôncavo Baiano encontram-se em fase final de execução, em fase de produção do material que se configura como produtos dos respectivos convênios.

    O lançamento dessas publicações está programada para ocorrer no mês de agosto/2012. Exemplares da publicação serão encaminhados para os terreiros identificados.

    Joubert F. da Silva Neto
    Ouvidor Adjunto da Sepromi

    Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e acredita-se estar livre de perigo.

    2º RESPOTA;

    Resposta da sua manifestação junto à Ouvidoria do(a) SEPROMI?
    04/08/2012
    Ouvidoria Geral do Estado da Bahia
    Adicionar a contatos

    =========================================================
    NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL. SUA RESPOSTA NÃO SERÁ RECEBIDA.
    =========================================================

    A publicação do Mapeamento dos Terreiros está previsto para ocorrer em agosto/2012.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.