“marxismo21”: um novo blog democrático, não-sectário e pluralista na luta contra o capital e pelo socialismo

Tania Pacheco – Combate ao Racismo Ambiental

marxismo 21” (assim mesmo, com minúsculas) é um novo espaço de debates que surge na internet, sob a responsabilidade editorial de Caio N. de Toledo, Danilo E. Martuscelli, Fernando P. de Souza, Luciano Martorano, Muniz Ferreira, Ricardo F. de Castro e Sofia Manzano. Sua proposta é “divulgar a produção teórica marxista no Brasil contemporâneo”, com o objetivo de rever a atual crise estrutural do capitalismo e buscar caminhos para sua superação radical a partir da confrontação do marxismo com o cenário que nos cerca, inclusive “atualizando” suas possibilidades de ação com o auxílio dos novos instrumentos e mídias digitais.

O blog se compromete com uma “orientação democrática, não-sectária e pluralista”, sem privilegiar qualquer tradição teórica ou se filiar a correntes político-partidárias atuantes na cultura política brasileira. Está aberto a colaborações diversas, de sua construção a seu funcionamento, a partir de uma premissa óbvia: o compromisso com as lutas sociais, contra o capitalismo e pelo socialismo. Nele é possível encontrar, já, extenso material, como links para outros saites de orientação socialista, artigos, textos, trabalhos acadêmicos, notícias etc.

Do conselho consultivo fazem parte Adriano Nascimento, UFAL; Angélica Lovatto, Unesp; David Maciel, UFG; Diorge Konrad, UFSM; Eliel Machado, UEL; Eurelino Coelho, UEFS; Flávio de Castro, sociólogo; Gilberto Calil, Unioeste; Joana Coutinho, UFMA; José Claudinei Lombardi, Unicamp; José Roberto Cabrera, sociólogo; Leandro Galastri, UNIFAL; Lincoln Secco, USP; Luiz Martins, USP; Marcelo Carcanholo, UFF; Márcio Naves, Unicamp; Marcos Del Roio, Unesp; Marcos Tavares Soares, UESB; Maria Orlanda Pinassi, Unesp; Mário Maestri, UPF; Maurício Vieira, UFF; Mauro Iasi, UFRJ; Milton Pinheiro, UESB; Patrícia Trópia, UFU; Plínio Sampaio Jr., Unicamp; Ronaldo Rosas, UFF; Sérgio Braga, UFPR; e Virgínia Fontes, UFF.

Abaixo, a proposta editorial de “marxismo 21“: 

“Tantas vezes anunciada como superada ao longo de mais de um século, a teoria marxista tem despertado um significativo e abrangente interesse em todo o mundo. Para nós, isso decorre de sua natureza científica e de sua dimensão crítica, decisivas não apenas para a análise e diagnóstico da crise estrutural do capitalismo como também para a radical superação desta forma de sociabilidade, sobretudo a partir da mais recente crise da economia capitalista.

Entendemos também que o marxismo apenas conseguirá responder aos desafios do século 21 caso se mantenha aberto à confrontação permanente com os novos fenômenos da atualidade, seja na economia, seja na política, na cultura, etc., testando sempre a validade de suas hipóteses. Por sua vez, a afirmação teórica do marxismo nunca será um ato gratuito, implicando sempre um compromisso com as lutas sociais e políticas contra o capitalismo e pelo socialismo.

Com características inéditas no Brasil, marxismo21 visa responder às necessidades intelectuais não apenas de estudantes e pesquisadores, mas também de militantes sociais e partidários, professores e estudantes do ensino médio, informando-os sobre as programações, os eventos e as distintas produções teóricas comprometidas com as obras teóricas de Marx e Engels.

Convencidos de que a riqueza e a complexidade da teoria marxista se manifestam pelo seu pluralismo e diversidade, os editores se empenharão em divulgar as diferentes interpretações sobre a obra de Marx. Comprometido com uma orientação democrática, não-sectária e pluralista, marxismo21 não privilegiará nenhuma tradição teórica nem se filiará a qualquer corrente político-partidária atuante na cultura política brasileira. Além disso, pretende ser um espaço de articulação da pesquisa marxista buscando conferir-lhe um caráter mais articulado e coletivo num país de dimensões continentais como é o Brasil.

blog pretende ser, sobretudo, um instrumento útil e valioso na luta teórica, política e ideológica pela difusão do pensamento marxista, crítico e transformador. Esta expectativa funda-se na convicção de que as ferramentas oferecidas pelos novos suportes e mídias digitais, bem como os temas relativos à sua democratização e socialização, devem ser questões e desafios enfrentados pelo marxismo no século 21.

Iniciativa de pesquisadores marxistas, marxismo21 se consolidará e será bem sucedido desde que tenha a solidariedade ativa das entidades de pesquisa e estudos, dos editores, dos autores e dos movimentos sociais e políticos de esquerda do país.

marxismo21 não é propriedade intelectual de seus atuais criadores, mas um compromisso de todos os marxistas que se dispuserem a participar de sua construção, produção e funcionamento.

Compartilhado por Sonia Mariza Martuscelli.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.