Quilombo Forever! Quilombo Sacopã Área Especial de Interesse Cultural: Vereadores do Rio derrubam veto ao PL 1092

Aos leitores e leitoras deste Blog: 

Recebemos a matéria abaixo e, ao nos dirigirmos ao saite indicado para copiá-la, entendemos ser ela de autoria de Oluandejinkosi, a quem coerentemente a atribuímos, como pode ser ainda visto sob o vídeo e entre parênteses. Para nossa surpresa, acabamos de receber um comentário do Senhor Marcos Romão, responsável pelo blog Mamapress (citado como fonte na publicação de Oluandejinkosi e por nós mantido), cientificando-nos de que o autor do texto em questão é o jornalista Filipe Romão Juliano (embora seu nome não apareça na publicação original, que até agora desconhecíamos). A correção está feita, e a explicação, dada. Para quem tiver interesse, o comentário do Senhor Marcos Romão e minha resposta podem ser lidos ao final da matéria. Tania Pacheco.

(Por oluandejinkosi)

Na tarde de 07/08, os vereadores do Rio reafirmaram a importância do Quilombo Sacopã para a cidade. A matéria em questão dizia respeito ao Projeto de Lei nº 1092, de autoria do vereador Eliomar Coelho (PSol), que transforma o Quilombo em Área Especial de Interesse Cultural, e que havia sido vetado no início de junho pelo prefeito Eduardo Paes. Após forte pressão de cidadãs e cidadãos indignados com o Veto do prefeito Eduardo Paes em tornar o Quilombo Sacopã uma AEIC, os representantes em maioria absoluta optaram por contrariar a decisão do Executivo Municipal. A larga maioria de vereadores — o placar foi de 28 votos a favor do Quilombo e 5 contrários — demonstra que há luz no fim do túnel e os cariocas poderão novamente ter o Direito à Cidade respeitado.

A decisão agora dependerá de recurso da prefeitura, risco que não está completamente afastado dada a ganância e capacidade de mobilização dos especuladores imobiliários.

Esta importante vitória do Quilombo Sacopã, da comunidade negra, e de toda a cidade é uma etapa em direção ao respeito pleno aos quilombolas.

Estamos atentos, e em breve divulgaremos mais notícias!

Fonte: Mamapress

http://religioesafroentrevistas.wordpress.com/2012/08/08/quilombo-forever-quilombo-sacopa-area-especial-de-interesse-cultural-vereadores-do-rio-derrubam-veto-ao-pl-1092/

Comments (7)

  1. Ela é recíproca, Marcos Romão. Tanto que respondi, às 13:27:

    “Prezado Marcos Romão,
    fico muito feliz que as coisas se resolvam de forma a podermos “somar” numa luta que em muito nos transcende.
    Saudações fraternas para você também.
    Tania”.

    Vamos, pois, dar por encerrado este episódio de desencontro e seguir adiante, colaborando mutuamente e somando.
    Cordialmente,
    Tania.

  2. Cara Srª Tania Pacheco,

    Agradeço a postura ética de vocês.

    E, para que fiquemos todos bem, acalmados os ânimos, gostaria somente de esclarecer que se não tinha refenciado o autor ( o que gerou os desentendidos), deve-se ao fato de ser do Editorial da Mamapress, do qual o sociólogo Filipe Romão Juliano, faz parte.

    Informo o link original da matéria

    http://mamapress.wordpress.com/2012/08/07/quilombo-forever-quilombo-sacopa-area-especial-de-interesse-cultural-vereadores-do-rio-derrubam-veto-ao-pl-1092/

    Bem como, informo a nossa vontade de continuar somando com vocês na construção de nossas lutas políticas e gostaria muito que reconsiderasse, e que essa vontade fosse recíproca.

    Atenciosamente
    Marcos Romão

  3. Prezado Marcos Romão,
    fico muito feliz que as coisas se resolvam de forma a podermos “somar” numa luta que em muito nos transcende.
    Saudações fraternas para você também.
    Tania.

  4. Agradeço à postura do blog ” Combate ao Racismo Ambiental”. A Em nosssos anos de trabalho da Mamapress, foi a primeira vez que nos deparamos com este tipode caso:”reblogamento”, com acréscimo de autor.
    Já alertei o blog causador deste transtorno em mais de um texto postado pela nossa equipe.
    Creio que os autores da incorreção confundiram o termo “fonte” com “autoria”.
    De nossa parte, passaremos a colocar os autores/as de nossos textos para evitar confusões como esta.
    Tenho um respeito profundo pelo trabalho desenvolvido por vosso blog “Combate ao Racismo Ambiental”. Desculpem-nos a complicação pois estamos nesta luta para resolver. Nossos textos estão à vossa disposição sempre que os acharem importantes, pois consideramos vosso blog como um farol contra o racismo que aparece em todo canto e quando nós menos esperamos.
    Saudações fraternais,
    Marcos Romão

  5. Senhor Marcos Romão,
    Desnecessário exigir tanto! Estão escritos claramente neste blog o endereço da matéria que nos foi enviada, o nome da pessoa que a postou e a menção – que mantivemos – à Mamapress como “Fonte”. Corto e colo, abaixo, o que pode ser lido ao final da informação postada neste Blog, exatamente como a recebemos:

    “Fonte: Mamapress

    http://religioesafroentrevistas.wordpress.com/2012/08/08/quilombo-forever-quilombo-sacopa-area-especial-de-interesse-cultural-vereadores-do-rio-derrubam-veto-ao-pl-1092/“.

    Sei perfeitamente e por experiência própria – e tive diversas esta semana mesma – como é revoltante ver algo que escrevemos atribuído a outrem ou simplesmente publicado sem o registro da autoria. Em nenhum momento foi essa a nossa intenção e acredito firmemente não tenha sido também a de Oluandejinkosi1, a quem não conheço exceto pelo envio ocasional de informações, mas me parece ser uma pessoa séria e bem intencionada, que mantém um blog por militância, como é o meu caso.
    Penso que, como a matéria não está assinada no Mamapress, ele fez o que considerou correto: postou-a citando a Fonte Mamapress, infelizmente sem o link completo, como muitos blogs fazem no Brasil. E, como escreveu no início seu próprio nome como responsável pela postagem, induziu-nos inadvertidamente ao erro de considerá-lo seu autor, ou teríamos escrito, como é nossa prática, “enviada por …”.
    No que me diz respeito, acabo de dar uma busca no Combate ao Racismo Ambiental e encontrei outra matéria da Mamapress, essa assinada e de sua autoria, com seu nome devidamente registrado, assim como o link integral. Pode vê-la em http://racismoambiental.net.br/2012/08/quilombo-no-sacopa-que-e-zona-nobre-nao-pode-desembargadora-embarga-cultura-negra/, publicação de anteontem, dia 16.
    Há ainda umas outras quatro, das quais uma com a indicação de quem a enviou e as demais – como a de sua autoria – sem indicação, o que significa que chegaram via Alerta do Google. Em todas está o link completo, faltando o nome do autor quando não constante da publicação original.
    Não sei qual a intenção de sua frase inicial, uma vez que ela não foi completada. De minha parte, colocarei agora uma observação no início da matéria em questão, coisa que me parece mais correta que meramente retirá-la, o que também poderia fazer.
    Não sei quais “trâmites legais” o Senhor deseja tomar e contra quem.
    Da minha parte, posso informar antecipadamente que, embora não seja essa a minha forma de “somar” na luta política, tomarei o cuidado de evitar republicar matérias da Mamapress.
    Atenciosamente,
    Tania Pacheco.

  6. Gostaria de informar que,
    Porisso exigimos que:
    O responsável desta página nos identificasse o autor do abuso de direito autoral da Mamapress.
    Motivo: uso e abuso de direito autoral.
    Fato o artigo acima é de um de nossos autores, nominalmente Filipe Romão Juliano. A página Racismo Ambiental publicou o artigo publicado pela Mamapress, do qual eu sou o responsável dando como autor- oluandejinkosi1-
    Solicitamos a esta página, por abuso de direitos autorais o nome do contraventor da lei.
    Socilitação independente de outros trâmites legais,
    Atenciosamente
    Marcos Romão

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.