Pescadores artesanais ganham subvenção do governo para comprar diesel a preço reduzido

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou hoje (9) as novas regras da subvenção econômica para pescadores artesanais. O incentivo possibilita que a categoria, responsável por 70% do pescado nacional, compre óleo diesel para suas embarcações a preços menores, estimulando o mercado interno.

“O que nós estamos fazendo é adaptar uma instrução normativa para que os pescadores artesanais possam ter o direito de comprar o óleo diesel para os motores de seus barcos a preços internacionais. Assim, nós não veremos nosso mercado sendo invadido por peixes vindos do exterior”, destacou o ministro.

A assinatura da concessão dos benefícios ocorreu na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, e contou com a presença de autoridades, especialistas no assunto e pescadores. Durante a cerimônia, o ministro deu posse ao novo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado, Antonio Emilio Santos.

O superintendente disse que o principal desafio é agregar o setor e colocar o estado como principal produtor de pescado em águas marinhas no país, atualmente liderado por Santa Catarina.

Marcelo Crivella também informou que, para aumentar a fiscalização e a segurança dos pescadores do Rio de Janeiro, duas lanchas estão à disposição deles na Baía de Guanabara. As embarcações podem ser acionadas por meio de um serviço telefônico gratuito exclusivo para categoria. As lanchas serão operadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão do governo do Rio,  em parceria com o governo federal.

Em junho deste ano, dois pescadores integrantes de uma associação que defende os interesses da categoria foram mortos na Baía de Guanabara. A polícia investiga o caso e, até o momento, nenhum suspeito pelo crime foi apresentado.

Edição: Davi Oliveira

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-08-09/pescadores-artesanais-ganham-subvencao-do-governo-para-comprar-diesel-preco-reduzido

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.