Garantia da segurança do povo indígena Paiter Suruí e da Terra Indígena Sete de Setembro!

Uma situação conflituosa e de grande tensão tem ocorrido na Terra Indígena (TI) Sete de Setembro: madeireiros tem invadido e ocupado o território indígena, extraindo madeira e ameaçando a vida dos indígenas que se opõem à presença e às ações deles.

A presença e as atitudes dos invasores tem levado a conflitos com os indígenas, e alguns líderes indígenas do povo Paiter Suruí estão sendo ameaçados de morte pelos madeireiros.

Esta situação não pode mais continuar assim. FUNAI, Polícia Federal e Ministério da Justiça já tem consciência da situação e da presença (ilegal) de madeireiros na Terra Indígena Sete de Setembro, mas precisam agir para garantir a segurança desta e do povo indígena Paiter Suruí (especialmente daqueles que estão sendo ameaçados de morte).

É inaceitável aceitarmos que outros líderes de populações tradicionais sejam assassinados por madeireiros, simplesmente por defenderem o uso sustentável de suas terras e a possibilidade de viverem dignamente nelas, como é o caso do Zé Cláudio e da Maria, que morreram no Pará no ano passado.

Como brasileiros, não podemos deixar isso acontecer dentro do nosso território.

Assim, em face da ameaça à sustentabilidade da vida do povo indígena Paiter Suruí, representada pelas constantes ameaças de morte que seus líderes vem sofrendo e pela devastação e invasão da TI Sete de Setembro, causados pela falta de fiscalização e controle de suas fronteiras e pela impunidade perante os invasores, pedimos ao Exmo. Ministro da Justiça, à Ilma. Presidente da FUNAI e à diretoria geral da Polícia Federal as garantias abaixo explicitadas em nossa petição.

Para assinar clique AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.