Embaixada da África do Sul realiza debate em homenagem ao Dia de Nelson Mandela

Por Drielly Jardim

A Embaixada da África do Sul no Brasil realizará, na próxima terça-feira (07), às 10h, uma conversa sobre o Dia do Nelson Mandela. O evento será no Auditório do Bloco Central da Universidade Católica de Brasília.

O encontro tem como objetivo debater o significado do legado do Nelson Mandela para o Brasil e como o Brasil e a África podem cooperar, de maneira prática, para dar significado aos valores disseminados por ele.

O embaixador da África do Sul, Mphakama Mbete, realizará a abertura do debate, que contará também com uma palestra do professor Silvio Humberto dos Passos Cunha, diretor executivo do Instituto Cultural Steve Biko, responsável pelo desenvolvimento de diversas atividades políticas e educacionais para o combate as desigualdades raciais.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, prestigiará o evento e destaca que Mandela é uma referência não só para a população negra. “É uma referência mundial de luta pela igualdade de oportunidades, contra o racismo e pela paz. Festejá-lo é algo que nos enche de orgulho e nós descendentes de africanos  cumprimentamos e aplaudimos este grande líder”, ressalta.  

Nelson Mandela’s Day – Como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2010 o Dia Internacional de Nelson Mandela, que é comemorado todos os anos em 07 de julho, data de nascimento do líder e pacifista sul-africano.

Na data, além de homenagear o homem que mudou a realidade da África do Sul combatendo o Apartheid, a ONU convida a todos os cidadãos do mundo a dedicarem 70 minutos a causas sociais. O número de minutos corresponde a um por ano destinado pelo líder sul-africano à luta pela igualdade racial.

Confira abaixo a programação do debate:

10h – Diretor do Programa: Prof Wilson de Jesus Beserra de Almeida, PhD.

10h10 – Observações preliminares:     Prof Cicero Ivan Ferreira Gontijo, PhD, Reitor da Universidade Católica de Brasilia

10h15 – Discurso de abertura: Exmo. Sr. Embaixador Mphakama Mbete, embaixador da República da África do Sul no Brasil

10h30 – Palestrante convidado: Professor Silvio Humberto dos Passos Cunha, Universidade Estatual de Feira de Santana – Bahia e Diretor Executivo do Instituto Cultural Steve Biko.

11h – Perspectiva Governamental: Exmo. Sr. Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, Sub-Secretário Geral Político: África e Oriente Médio, Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

11h20 – Perguntas e Comentários

11h35 – Observações Finais: Professor Wilson de Jesus Beserra de Almeida, PhD.

11h45 – Coffee-Break e Encerramento

Serviço
O que: Conversa sobre o Dia do Nelson Mandela
Quando: 07 de agosto de 2012 às 10h
Onde: Auditório do Bloco Central da Universidade Católica de Brasília – térreo do Bloco Central. Campus I – QS 7 Lote 1 EPCT, Águas Claras – Taguatinga.

http://www.palmares.gov.br/2012/08/embaixada-da-africa-do-sul-realiza-debate-em-homenagem-ao-dia-de-nelson-mandela/. Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.