“Tempo em Curso” está disponível com as edições de março, abril, maio, junho e julho de 2012

Com satisfação, informo que já se encontra disponível as edições de março, abril, maio, junho e julho de 2012 do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório.

Durante o primeiro semestre desse ano, sofremos com o problema da pane de nosso portal. Temos a expectativa de sua volta ao ar dentro do mês de agosto, com isso disponibilizando acesso público ao conjunto de pesquisas e publicações do LAESER.

Decorrente desse problema, talvez alguns de nossos leitores e leitoras possam ter ficado com dificuldade para acessar a série do boletim eletrônico “Tempo em Curso”.

Nesse ínterim o “Tempo em Curso” foi reformatado, porém sem perder sua série mensal.

Nessa reformatação, mantivemos o comentário mensal sobre a evolução do rendimento habitual médio do trabalho principal e da taxa de desemprego aberto da PEA residente nas seis maiores Regiões Metropolitanas (RM) brasileiras.

Entretanto, foram incluídos temas e indicadores especiais que passaram a ser comentados dentro de cada edição. Isso além da introdução de um anexo estatístico contendo 23 tabelas (que passarão a ser 25, com a futura inclusão dos indicadores do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego).

Abaixo, enviamos a lista de temas e indicadores especiais contidos nas edições publicadas, referentes ao intervalo entre os meses março e julho de 2012, debatidos no boletim eletrônico. 

Março (mês de referência dos dados da PME: janeiro de 2012)

Tema especial do mês: Análise de conjuntura do primeiro ano do Governo Dilma (variação do PIB em 2011, comparação com os anos anteriores – desde 2000, participação de cada setor no crescimento de 2011 e comparação internacional). Participação especial de João Saboia, Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ.

Indicador especial do mês: Rendimento habitual médio do trabalho principal da PEA residente em cada uma das seis maiores RMs brasileiras. Desigualdades do indicador por grupos de cor ou raça e gênero.

Abril (mês de referência dos dados da PME: fevereiro de 2012)

Tema especial do mês: Indicadores selecionados sobre desigualdades de cor ou raça no Censo Demográfico 2010 – Parte I (Evolução do rendimento médio do trabalho principal nos Censos Demográficos de 2000 e 2010 e Distribuição da PEA ocupada por faixa de salário mínimo de acordo com o Censo 2010).

Indicador especial do mês: Taxa de desemprego aberto da PEA residente em cada uma das seis maiores RMs brasileiras.

Maio (mês de referência dos dados da PME: março de 2012)

Tema especial do mês: Indicadores selecionados sobre desigualdades de cor ou raça no Censo Demográfico 2010 – Parte II (composição e distribuição da PEA ocupada por posição na ocupação – comparação 2000 e 2010).

Indicador especial do mês: Rendimento habitual médio do trabalho principal da PEA residente das seis maiores RMs brasileiras de acordo com nível de escolaridade.

Junho (mês de referência dos dados da PME: abril de 2012)

Tema especial do mês: Resultado das contas nacionais (evolução do PIB brasileiro) no primeiro trimestre de 2012. Participação especial de João Saboia, Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ.

Indicador especial do mês: Massa de rendimentos de todos os trabalhos, evolução entre 2011 e 2012 e modo de sua repartição entre os grupos de cor ou raça e gênero.

Julho (mês de referência dos dados da PME: maio de 2012)

Tema especial do mês: Ações afirmativas no Ensino Superior Brasileiro – parte I (% de vagas nas instituições públicas de ensino superior ocupadas através da reserva de vagas).

Indicador especial do mês: Rendimento habitual médio do trabalho principal da PEA residente das seis maiores RMs brasileiras pelos ramos de atividade econômica.

Recomendamos que os leitores que ainda não acessaram e leram o boletim, assim o façam. Pois a análise de conjuntura nele contida, bem como os temas e indicadores especiais comentados seguiram sendo de extrema importância para o estudo das perspectivas da igualdade de cor ou raça em nosso país.

Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.