MG – Lançamento Estadual da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras

Letícia Rocha IDP/CPT

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Minas Gerais (MPP) convida a sociedade mineira para o Lançamento estadual da Campanha pela Regularização dos Territórios das Comunidades Pesqueiras.

O evento acontecerá nas barrancas do Rio São Francisco, dia 22 de setembro, às 13h00 em Ibiaí-MG.

O Lançamento Nacional da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras aconteceu nos dias 04 a 06 de junho de 2012, em Brasília.

Estiveram reunidos em Brasília dois mil pescadores e pescadoras artesanais de 16 Estados brasileiros. Com o lema Território Pesqueiro: Biodiversidade, Cultura e Soberania Alimentar do Povo Brasileiro, o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP deu início à coleta de assinaturas, para propor uma lei de iniciativa popular, regulamentando e garantindo o direito das comunidades pesqueiras sobre as terras e as águas.

O desafio está lançado. É preciso convocar a sociedade como um todo!

Pescadores e Pescadoras de vários estados do Brasil dos rios, açudes, estuários e do mar têm um único objetivo: poder viver, morar, preservar e trabalhar em suas comunidades, tendo na pesca artesanal sua fonte de sustento e prática cultural.

A pesca artesanal tem garantido a Segurança alimentar e nutricional de Milhares de comunidades pesqueiras no Brasil. Estima-se que quase 70% do pescado produzido no país é provenientes da pesca artesanal. Além da importância econômica, os trabalhadores e trabalhadoras da pesca artesanal desenvolveram ao longo da história uma série de saberes, fazeres e sabores que representa em síntese elementos culturais de matriz indígena e afro-brasileira.

A regularização do território das Comunidades Pesqueiras é um do importante passo a ser dados rumo a garantia da soberania alimentar, bem como preservação da riqueza e biodiversidade no Rio São Francisco!

São Francisco Vivo: Terra, Água, Rio e Povo!

No rio e no mar: pescadores na luta!

Nos açudes e barragens: pescando liberdade!

Hidronegócio: resistir!

Cerca nas águas: derrubar!

Enviada por Pablo Matos Camargo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.