Personalidades: Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira. Veja algumas dessas mulheres lutadoras.

Luislinda Valois: Primeira juíza negra do Brasil a ser nomeada desembargadora

Mãe Stella de Oxóssi: Em 2009, ao completar setenta anos de iniciação no Candomblé, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia. É detentora da comenda Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e da comenda do Ministério da Cultura.

 

Rainha Ginga, Quelé - Duas maneiras de chamar Clementina de Jesus, com a imponência do título de realeza e com a corruptela carinhosa de seu nome. Com seu timbre de voz inconfundível, evocava sentimentos aparentemente contraditórios: a ternura e o profundo respeito.

 

Mãe Menininha do Gantois, neta de escravos africanos da tribo Kekeré, da Nigéria foi a mais respeitável ialorixá da Bahia.

 

 http://raizafricana.wordpress.com/2012/07/25/dia-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha/#comment-842

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.