Inesc lança boletim sobre Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais

Inesc lança boletim sobre Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais Publicação trata dos riscos que as hidrelétricas, as hidrovias e as ferrovias em construção e planejadas no Brasil trazem para vários povos indígenas e comunidades quilombolas e tradicionais.

A publicação retoma a análise dos Planos de Investimento do Brasil e da América do Sul que se materializam por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano de Ação Estratégico (PAE) do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). Trata-se de investimen­tos em infraestrutura e geração de energia considerados estratégicos pelo governo brasileiro para manter e potencializar um ritmo e um padrão de crescimento baseado fortemente na exploração de recursos naturais.

O Boletim aborda também a questão dos riscos que hidrelétricas, hidrovias, ferrovias em construção e planejadas no Brasil trazem para vários povos indígenas e comunidades quilombolas e tradicionais. Além de demonstrar a resistência do gover­no federal à efetivação dos Direitos Humanos desses povos e comunidades.

Por último, o informativo apresenta como um dos muitos desafios à constituição das condições que possibilitem o estabelecimento de um mecanismo de Consulta Prévia aos povos indígenas e às comunidades quilombola e tradicionais. Isso não somente em âmbito nacional, mas também nas esferas de decisão em nível regional, da UNASUL e do COSIPLAN.

http://www.inesc.org.br/biblioteca/inesc-noticia/edicao-no28-19-07-2012/inesc-lanca-boletim-sobre-povos-indigenas-e-comunidades-tradicionais

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.