MT – Produtores rurais recorrerão de decisão sobre área indígena no Estado

Produtores rurais que têm propriedades em uma área de 165 mil hectares entre os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia vão recorrer da decisão da Justiça que deu ganho de causa à Fundação Nacional do Índio (Funai) e que determina a retirada dos produtores da área. A terra, segundo decisão da Justiça Federal de Mato Grosso, faz parte da reserva indígena Marãiwatsédé, da etnia Xavante, mas os proprietários afirmam que os laudos apresentados pela Funai durante o processo são tendenciosos. Cerca de sete mil pessoas vivem na área.

A Justiça deu um prazo de 10 dias para que a Funai apresente um plano para a retirada de todas as pessoas que não são indígenas que ocupam os limites da Terra Indígena Marãiwatsédé. Segundo a decisão, assim que o órgão apresentar o plano, o mandado de desocupação da área em litígio deve ser expedido de imediato, estipulando prazo de 30 dias para a saída dos não índios da terra.

De acordo com o proprietário Sebastião Prado, os laudos antropológicos não mostram a realidade. “Estes laudos apresentados pela Funai são tendenciosos. Nunca sequer um técnico esteve na área para nos ouvir e fazer os estudos in loco”. Ele confirma ainda que os produtores vão recorrer da decisão. “A justiça não reconheceu os nossos documentos, que foram registrados em cartório. Cerca de 500 xavantes assinaram escritura pública em cartório declarando que a reserva foi deslocada e não é na área pretendida pela Funai. Nunca demos dinheiro aos índios. Eles nos apoiam, pois sabem da ilegalidade da causa”.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, afirma que a entidade respeita todas as etnias, porém reitera que os produtores rurais da região não estão sendo respeitados pela justiça. “Queremos ser ouvidos, nos manifestar sobre o assunto. Não estamos sendo respeitados como cidadãos”. Prado comenta ainda que a federação se reuniu com o senador Pedro Taques para tratar do assunto. “O senador Pedro Taques se sensibilizou com a questão e se comprometeu a nos ajudar”.

http://www.sonoticias.com.br/noticias/7/155501/produtores-rurais-recorrerao-de-decisao-sobre-area-indigena-no-estado

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.