MG – Vítimas de racismo vão receber R$ 12 mil

Duas mulheres vítimas de ofensa racial na sede do clube Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Belo Horizonte serão indenizadas em R$ 12 mil por um comerciário, conforme decisão da juíza Raquel Bhering Nogueira Miranda, da 18ª Vara Cível da capital. O valor será dividido entre as duas mulheres igualmente.

A ofensa ocorreu em fevereiro de 2003, quando as duas mulheres foram ao clube participar de um churrasco de confraternização de universitários. Na ação, consta que a dupla se sentou em um banco perto das piscinas e foi agredida pelo comerciário verbalmente, ao serem chamadas de “crioulas”, e foi alvo de insinuações quanto ao excesso de peso, entre outras ofensas.

Na defesa que apresentou, o homem disse que elas tomaram o lugar que ele havia ocupado anteriormente e que foi deixado vazio por alguns minutos. O comerciário afirmou que, ao informar às mulheres que ele já tinha ocupado o lugar, elas não quiseram sair, e a discussão começou.

O réu ainda argumentou que, quando as mulheres decidiram deixar a mesa, uma pessoa que as acompanhava o chutou nas costas.

Decisão

Anterior. Em outubro de 2009, em consequência do mesmo incidente, o réu já tinha sido condenado à pena de um ano de prestação de serviço comunitário pelo crime de injúria contra as duas mulheres.

Enviada por José Carlos.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=207090,OTE&busca=v%EDtimas%20de%20racismo%20vao%20receber%20R%2412%20mil&pagina=1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.