Projeto Estações Brasileiras retrata estações ferroviárias de hoje e do passado

Raquel Rolnik

O Projeto Estações Brasileiras, idealizado e desenvolvido pelo designer Marcelo Tomaz, pretende retratar as mais de 5 mil estações ferroviárias do Brasil – em funcionamento ou não – a partir de expedições realizadas a cada uma delas.

As expedições de Marcelo começaram em agosto do ano passado. O primeiro post do site do projeto é sobre a visita à estação Macuco, de 1903, localizada no município de Pitangueiras, interior de São Paulo.

Para cada expedição, o designer produz um texto, um vídeo curto e uma série de imagens, que são postados no site. Em cada post ele fornece também dados gerais de cada estação e localização no mapa. Além disso, para cada estação ele seleciona uma imagem e produz um pôster, que fica disponível para download.

Até agora, Marcelo já disponibilizou informações sobre 48 estações, todas no Estado de São Paulo. Sem patrocínios, ele calcula que o projeto levará cerca de 20 anos para ser concluído no ritmo e nas condições atuais.

De acordo com o designer, o banco de dados que está sendo criado destina-se a “recompor na memória dos brasileiros a real importância deste meio de transporte, que já foi e ainda poderia ser um dos mais importantes do Brasil.”

Confira o site do projeto: www.estacoesbrasileiras.com.br.

Projeto Estações Brasileiras retrata estações ferroviárias de hoje e do passado

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.