Índios Munduruku recebem tropa da Polícia Militar pacificamente em Jacareacanga

Militares e lideranças indígenas tiveram uma primeira conversa tranquila na chegada a Jacareacanga

Cora Coralina – SECOM

Os militares que seguiram de Itaituba na madrugada desta sexta-feira (06) rumo ao município de Jacareacanga chegaram às 14h no seu destino. Depois de dez horas de viagem pela transamazônica, as principais lideranças indígenas, acompanhadas de esposas e crianças, já os esperavam. O encontro aconteceu no trevo que dá início a cidade e como se esperava, foi ameno e o diálogo amigável.

O sub comandante geral da Polícia Militar, coronel Walci Queiroz, foi quem comandou a operação denominada “cabeça de jacaré“, representação que significa em tupi-guaraní o nome da cidade. Juntamente com o sub comandante de Operações Especiais, Luiz Carlos Rayol, apresentou a tropa às lideranças presentes e avaliou o encontro. “A chegada foi bastante tranqüila e os acordos foram cumpridos. Nossa tropa veio em sinal de paz e de forma pacífica, e foi da mesma maneira que fomos recebidos no trevo”, frisou o coronel.

Os representantes do estado e três  dos líderes Muduruku visitaram o lugar onde dialogarão com o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes. O chefe Valdenir Munduruku foi uma das lideranças que recepcionou a cúpula de segurança do governo. “Quando estávamos aqui e conversamos com os policiais dissemos que nossa conversa ia ser pacifica, então, cumprimos nossa fala. Mas queremos conversar pessoalmente com o secretário e dizer para ele nossos principais problemas”, frisou o indígena.

A reunião será na praça central da cidade, onde a comitiva da Secretaria de Segurança Pública (Segup), lideranças indígenas, representantes do Ministério Público, prefeitura municipal e câmera municipal deverão, antes do anoitecer, encontrar uma solução para Jacareacanga. As tropas  policiais e a imprensa local receberam o apoio da Empresa Brasileira de Estrutura Aeroportuária (Infraero). Neste momento, aguardam o Secretário, Luiz Fernandes, juntamente com a comitiva da Segup no aeroporto da cidade.

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=103140

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.