Documento alerta o uso de mercúrio nos garimpos do AM

Mercúrio é nocivo ao meio ambiente e à saúde (Clóvis Miranda - 01.2007)

Na tentativa de regularizar os garimpos do Amazonas, resolução da CEMAA, acaba por permitir que metal pesado e nocivo à saúde seja despejado nos rios

A liberação do uso de mercúrio nos garimpos do Amazonas, conforme autoriza a resolução nº 11/12, do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (CEMAA), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), no último dia 15 de junho, resultou em um alerta, por meio de uma carta aberta ao governador Omar Aziz, elaborada pelo Museu da Amazônia (Musa).

O documento chama a atenção para o fato de que apesar da resolução ter por finalidade regularizar a atividade garimpeira no Estado, para tirá-la da clandestinidade, em contrapartida acaba prejudicando o meio ambiente, em especial os rios, uma vez que o mercúrio é um metal nocivo à saúde.

“Ao ensejar a contaminação de alimentos que não são controlados diariamente, o Estado obriga o cidadão a ingeri-los, sem opção de recusá-los. Por outro lado, a opção de não mais consumir peixe prejudicará, não só o sistema de segurança alimentar do Estado e a comunidade dos pescadores, como também a economia local”, cita a carta.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonia-Amazonas-SDS-resolucao_11-12-Museu_da_Amazoina-Documento-alerta-mercurio-garimpos-AM_0_730726985.html#.T_Y56Iegv4s.gmail

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.