Morre mais uma criança indígena da Aldeia Marãiwatsédé

Morreu na tarde desta segunda-feira (02/07), mais uma criança da Aldeia Marãiwatsedé no leste de Mato Grosso. A aldeia dista cerca de 300 km de Água Boa e devido à gravidade do quadro de saúde apesar do esforço dos funcionários que prestam serviço para a SESAI – Secretaria de Saúde Indígena, (técnica de enfermagem e motorista), a criança veio a óbito ainda durante a viagem pela rodovia BR 158 antes de chegar ao Hospital Regional onde seria atendida.

A reportagem não teve acesso através dos órgãos oficiais, mais segundo informações obtidas através de familiares, à causa da morte, poderá ser devido à desnutrição.

Durante ao bloqueio da Br. 158 realizada na semana passada, os funcionários da saúde foram retirados da Aldeia por medida de segurança e quando retornaram ao trabalho encontraram a criança já em estado grave de saúde.

Já é a terceira morte em apenas dois meses. As crianças, junto com os idosos, são os mais vulneráveis às deficiências na atenção à saúde indígena.

Há anos o povo Xavante de Marãiwatsédé reivindica melhorias na assistência dos serviços públicos. “As crianças sofrem com diarreia, vômito e pneumonia porque consumimos água de córregos poluídos”, reclama o cacique Damião Paridzané.

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=211191&codDep=3

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.