Estatística de crimes revela insegurança em Minas

Vinícius D’Oliveira

Dez assassinatos por dia em Minas Gerais. Os dados contabilizados no mês de maio e divulgados nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mais uma vez revelam a insegurança no Estado. Só no mês passado, 315 pessoas foram mortas violentamente em terras mineiras.

A estatística não para por aí. Quando o assunto são os crimes violentos, os índices também assustam. No quinto mês do ano, as forças policiais registram 5.998 casos de roubo, sequestro e extorsão mediante sequestro, além de homicídios e estupros tentados e consumados no Estado.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, 1.612 pessoas morreram em ações criminosas. No mesmo período, foram registradas 29.518 ocorrências de natureza violenta.

Apesar da estatística aterrorizante, para a Seds os números apontam melhorias na comparação entre os meses de abril e maio. No quarto mês do ano, foram registrados 338 homicídios e 6.244 crimes violentos. Os índices, segundo o último levantamento mensal da Secretaria, teriam caído 6,8% e 3,94%, respectivamente.

Pelo terceiro mês consecutivo, a Seds divulga os dados integrados das Polícias Militar e Civil. E pelo segundo mês seguido, apesar de alarmantes, os números da criminalidade violenta são encarados com otimismo pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz. “Entendemos que o início dos trabalhos realizados pelo Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Repressão aos Crimes Violentos, com a participação direta da cúpula Seds, comandos das polícias Militar e Civil e do Ministério Público, possibilitaram a queda dos números entre abril e maio”, observou o secretário em nota divulgada pela Seds.

Vale lembrar que os índices dos cinco primeiros meses de 2011, ou seja, mesmo período da estatística atual, não foram divulgados para efeito de comparação da violência em 2012 com os anos anteriores.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=354358

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.