RJ – “Grupo Homens do Mar da Baía de Guanabara”: um pescador executado e outro desaparecido

Tania Pacheco

Foi Alexandre Anderson, incansável lutador, que repassou as notícias revoltantes, no final da noite de ontem, domingo. Na primeira, informava que dois pescadores e lideranças do Grupo Homens do Mar estavam desaparecidos desde a noite de sexta-feira, quando haviam saído para pescar:  Almir, fundador e liderança local da AHOMAR, e Pituca, também um dos fundadores, líder e único articulador da resistência na Ilha de Paquetá. Alexandre Anderson escrevia ainda que estava indo para a praia, “organizar as buscas da noite”, e que faria novos contatos.

O novo contato chegou pouco tempo depois, e nele Alexandre soltava sua revolta: Almir havia sido encontrado morto, com as mãos amarradas nas costas e marcas claras de execução. Não poderia haver dúvida quanto ao assassinato. Pituca continuava desaparecido.

Com as notícias, a mensagem desesperada: “Nos ajude! Estão matando nossos amigos! Nosso sonho! O pior é que não tem polícia em Mauá, onde que moro!”

Alexandre Anderson faz parte, a duras penas, do Programa de Defensores dos Direitos Humanos, depois de muitas ameaças e alguns atentados. Mal ou bem, Almir e (provavelmente) Pituca não tiveram essa “sorte”.

Nossa solidariedade para as famílias e amigos de Almir e Pituca. Que ele, pelo menos, apareça vivo, é o que desejamos. Mas é inadmissível que essa situação continue! É urgente que se faça Justiça!

Comments (4)

  1. Que Deus abençoe os familiares e amigos! Que dor! Que horror!

    Nunca deixe morrer o sonho de uma humanidade melhor. ( Leonardo Boff)

  2. Chegará a hora inevitável do confronto de defesa. Teremos, mais cedo ou mais tarde que aprender a fazê-lo, pois os bravos militantes, desarmados, estão sendo dizimados em todo o país (há séculos). Trata-se de um genocídio e a impunidade dos matadores, armados até os dentes, alimenta essa tortura e essa matança. Torturadores assassinos da nossa história recente ainda vivem tranquilamente – alguns em sítios ou fazendas – sem serem incomodados, que dirá julgados. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos de Almir e Pituca nessa hora de dor e angústia. A revolta que sinto é do tamanho do mundo… Que Ogum nos defenda nessa demanda!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.