Lugo e ex-ministros montam gabinete de governo “paralelo” e reúnem-se hoje

Guilherme Balza
Do UOL, em Assunción

O ex-presidente deposto do Paraguai Fernando Lugo se reúne nesta segunda-feira (25), a partir de 6h, com ex-ministros que integravam seu governo em uma espécie de “gabinete paralelo”. A reunião será na sede do Partido País Solidário (PPS), que integra a Frente Guasú –organização que reúne siglas e movimentos que apoiam do ex-ministro.

Segundo Ricardo Canese, presidente da Frente, a reunião terá caráter deliberativo e tratará de questões do âmbito do governo paraguaio. “Só existe um presidente no Paraguai, e ele chama-se Fernando Lugo. O nosso gabinete de governo é constitucional”, afirmou.

O senador Carlos Filizolla, um dos quatro que foram contra a destituição de Lugo, afirmou que a Corte Suprema paraguaia e a Corte Interamericana dos Direitos Humanos serão acionadas para que o ex-mandatário volte ao poder. “Nosso objetivo é restaurar a ordem democrática. E isso significa Lugo voltar à presidência.”

Às 17h, será a vez da Frente em Defesa da Democracia, composta pela Frente Guasú, outras legendas e organizações de esquerda, além de setores dos partidos Liberal Radical Autêntico –sigla de Franco– e Colorado –ambos defenderam a deposição de Lugo.

Após deixar a presidência, Lugo afirmou que, embora não concordasse com sua deposição, aceitaria o novo governo. Nos últimos dias, entretanto, o ex-mandatário endureceu a postura contra seus opositores e passou a não mais reconhecer o governo de Federico Franco.

A criação do gabinete paralelo ocorre em um momento no qual as pressões externas ao Paraguai se intensificam. Argentina, Equador e Venezuela retiraram seus embaixadores do país; Brasil, Uruguai, Chile e Colômbia convocaram os seus representantes no Paraguai para consultas.

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/06/25/lugo-e-ex-ministros-montam-gabinete-de-governo-paralelo-e-reunem-se-hoje.htm?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.