Rio+20: Google Earth lança “mapa cultural” de indígenas da Amazônia

Participaram do lançamento a engenheira do Google Earth, Rebeca Moore, e membros da tribo Suruí, incluindo o cacique Almir (abaixo, à esquerda). Foto: Vanderlei Almeida/AFP

O Google colocou em seu serviço de mapas a etnia indígena Suruí, que habita no coração da Amazônia brasileira, e lançou neste sábado uma plataforma que mostra os traços culturais desta comunidade ameaçada pelo desmatamento. Representantes do Google e indígenas suruí apresentaram o projeto – o primeiro desse tipo – durante o fórum empresarial paralelo à conferência Rio+20.

“Isso é algo único, representa toda uma nova etapa para o Google”, explicou à imprensa Rebeca Moore, engenheira do Google Earth e líder do projeto. “É uma grande emoção mostrar nossa cultura ao mundo”, celebrou cacique Almir, chefe dos Suruís.

Na imagem animada do Google Earth, é possível ver um pequeno ponto no território brasileiro: é a tribo Suruí, que habita uma extensão de 240 mil hectares no Estado amazônico de Rondônia (noroeste), com 1,3 mil integrantes.

O aplicativo contém imagem em 3D da selva onde vivem, assim como narrações animadas de suas tradições e costumes. O território Suruí está cercado por uma área bastante desmatada e, segundo o Chefe Almir, suas terras são ameaçadas por madeireiros ilegais. Por isso, em 2007, viajou para a Califórnia, onde estabeleceu uma associação com o Google para registrar a realidade da zona.

“É uma ferramenta de trabalho que estamos utilizando para fazer denúncias. Temos uma equipe de monitoração”, explicou. Esta equipe é formada por jovens indígenas, que com seus smartphones, registram a região.

O aplicativo está disponível no Google Earth, apesar de ainda não estar integrado à plataforma. Segundo Moore, a empresa espera repetir a experiência com outras duas etnias vizinhas ao Suruí, assim como com outras populações aborígenes do Canadá e Nova Zelândia.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5840748-EI294,00-Rio+Google+Earth+lanca+mapa+cultural+de+indigenas+da+Amazonia.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.