Comunidade quilombola Luízes (MG) tem o RTID publicado

O relatório técnico de identificação e delimitação (RTID) da comunidade quilombola Luízes, situada em uma área nobre de Belo Horizonte (MG), foi publicado no Diário Oficial da União ontem, dia 14 de Junho de 2012, e republicado hoje, dia 15 de Junho de 2012. A comunidade esperou sete anos pela publicação, o processo de regularização fundiária da comunidade foi aberto em 2005 no Incra. O quilombo de Luízes enfrenta problemas com o mercado imobiliário já a algum tempo. Dona Luiza, uma das líderas da comunidade, em 1998 chamava a atenção para a pressão que sofriam para sair de sua área, mesmo sendo proprietários de suas terras, e para o preconceito dos outros moradores da região. Em 2010 os quilombolas de Luízes publicaram uma carta no site do Cedefes, alertando para a demora do processo regulatório de suas terras, e que devido a especulação imboliária 60% da terra se perdeu.

Este é somente o quarto RTID publicado neste ano, e o primeiro do estado de Minas Gerais em 3 anos. O último RTID, de Mumbuca, havia saído em 2009. Minas Gerais tem 128 processos abertos no Incra, o segundo maior atrás do Maranhão, mas só conta com 8 RTIDs e uma Portaria, de Brejo dos Crioulos, publicada em 2011. Levando-se em conta somente os processos em andamento, foram publicados até agora 141 relatórios.

Conheça mais sobre as comunidades quilombolas de Minas Gerais aqui.

Você sabe como se titula uma terra quilombola? Veja aqui.

Enviada por Pablo Matos Camargo.

http://www.cpisp.org.br/terras/html/noticia.aspx?NoticiaID=111&Noticia=Comunidade%20quilombola%20Lu%EDzes%20(MG)%20tem%20o%20RTID%20publicado

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.