Mídia e Favela: dia 17, às 14h, no campus da Praia Vermelha

Mídia das favelas. Este será o tema da atividade autogestionada do Observatório de Favelas no II Fórum Mundial de Mídias Livres. O encontro acontece neste domingo (17), às 14h, na sala 108 do Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha. No evento, os comunicadores populares do Observatório apresentarão os resultados de um levantamento, apoiado pela Fundação Ford, sobre veículos de comunicação alternativa em espaços populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O levantamento é um produto do projeto Mídia e Favela, desenvolvido durante o ano de 2011. A iniciativa se deu em duas etapas: 1) levantamento de veículos de comunicação alternativa em favelas e espaços populares e produção de um diagnóstico sobre tais iniciativas; e 2) criação de um Observatório de Mídia, com produção de análises acerca das representações dos territórios populares em três impressos da mídia coorporativa.

O levantamento identificou 104 veículos de comunicação presentes em favelas e espaços populares, 73 deles responderam a um instrumento que permitiu construir um panorama sobre diferentes aspectos comuns a estes tipos de iniciativas. Uma das principais conclusões deste trabalho deu conta de que a maior parte dos veículos tem grandes dificuldades em garantir sua sustentabilidade devido ao subfinanciamento — seja público, privado, ou de organismos internacionais — e a falta de políticas públicas que visem impactar o campo do direito à comunicação.

Em paralelo, o Observatório de Mídia selecionou conteúdo jornalístico dos três noticiosos citados, que tivesse como temas centrais ou transversais questões relacionadas às favelas e espaços populares. O material foi objeto de um balanço sobre como estes territórios são representados por veículos de grande circulação. O acompanhamento durou seis meses e através dele foram selecionadas 640 matérias. Os dados revelam que 57% de todo o conteúdo jornalístico, sobre favelas e periferias, tinham como tema violência, drogas e criminalidade.

Além de debates e propostas no âmbito das políticas públicas de comunicação a partir dos dados produzidos pelo projeto Mídia e Favela, o objetivo da atividade é reunir pessoas e instituições que trabalhem com comunicação alternativa dentro e fora das favelas com a perspectiva de articular ações de controle social com a contribuição dos espaços populares.

Serviço: “Mídia e Favela: comunicação e democracia da perspectiva dos espaços populares urbanos” – 17 de junho, às 14h, na sala 108 do Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.

http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/noticias/mostraNoticia.php?id_content=1207

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.