Assinem: Campanha ‘Eu Defendo a Causa Indígena!’ é lançada em Brasília

Por Luana Luizy, de Brasília

A campanha Eu Defendo a Causa Indígena!, resultado de uma parceria entre o Cimi e a Associação de Juízes para a Democracia (AJD), foi lançada nesta quarta-feira, 13, no auditório Dom Helder Câmara da CNBB.

O movimento disponibilizou um manifesto na internet com o intuito de colher o maior número de assinaturas de pessoas favoráveis à causa indígena para mobilizar os três poderes. Os escritores e intelectuais Eduardo Galeano, Boaventura de Souza Santos e Frei Betto, além de atores como Wagner Moura e Letícia Sabatella, disseram: Eu Apoio a Causa Indígena! E você?

“A Associação dos Juízes para a Democracia é constituída por juízes que não se conformam com a lentidão do Judiciário brasileiro. Tivemos a oportunidade junto com o Cimi de visitar os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e ficamos bastante sensibilizados. Entendemos que como juízes precisávamos fazer alguma ação”, afirma Dora Martins, integrante da AJD.

A falta de reconhecimento do Estado brasileiro dos povos indígenas, sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, assim como o não cumprimento da Constituição Federal no que diz respeito à demarcação das terras indígenas, foram as razões principais que motivaram o lançamento da campanha, que já possui uma longa lista de apoiadores, entre personalidades e organizações sociais.

“A terra é o eixo vital para sobrevivência física e cultural de um povo e se referindo aos povos indígenas, identificam-se todas suas ações e a recuperação da sua identidade como povo, cultura, costume e tradição. Um povo a viver sem seu território tradicional é decretar seu genocídio”, diz Emília Altini, vice-presidente do Cimi.

Para apoiar a causa indígena, acesse o site: http://www.causaindigena.org/

Enviada por Pablo Matos Camargo.

Comments (2)

  1. sinto na mesma pois meu povo é discriminado tambem povo kaigang de sc sofremo por ser indios e de cor escura
    so por ser indio é vadio e nao faz nada.te olha de um jeitocomo se fose bandido

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.