Tendas Temáticas: Ary Para-raios

Ary Papa-raios

As tendas que ocuparão o Parque (Aterro) do Flamengo durante a Cúpula dos Povos para as atividades autogestionadas e plenárias receberam nomes de figuras importantes na luta pela igualdade e nas reivindicações por transformações sociais em todas as esferas.

Nós decidimos, então, aproveitar o espaço para tentar contar para vocês como cada uma destas pessoas contribuiu para a sociedade. Desta vez, apresentamos o artista brasileiro Ary Para-raios. Na tenda Ary Para-raios, serão realizadas atividades autogestionadas de articulação.

Serão montadas, no total, cinco plenárias, 36 tendas de atividades autogestionadas e 14 tendas financiadas por entidades específicas (CUT, FBOMS, Rebea etc.). Para conhecer o mapa da Cúpula dos Povos e saber onde ficará a tenda Ary Para-raios, clique aqui.

Ary José de Oliveira, nasceu no Paraná, filho de sapateiro e dona-de-casa. Mudou-se para Brasília em 1975 e, no ano seguinte, fundou o grupo de teatro de rua Esquadrão da Vida, em alusão e repúdio ao Esquadrão da Morte, da época da ditadura militar.

Ary produziu peças teatrais importantes como o “Bicho Homem e Outros Bichos”, que foi encenada em 58 cidades brasileiras e assistida por mais de 200 mil pessoas. ”Folia Real” foi seu último espetáculo mambembe em Brasília. A peça foi encenada nas ruas, na rodoviária da cidade, nas quadras residenciais, na torre de TV, no zoológico e em outros lugares públicos. No texto da peça, havia trechos de poetas consagrados como Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto.

Ary Para-raios morreu de câncer, aos 63 anos, deixando seu legado: o teatro de rua, que fala diretamente com o povo.

http://feedproxy.google.com/~r/CupulaDosPovosNaRio20/~3/tD2C5arlfLc/?utm_source=feedburner&utm_medium=email

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.