Conga não passará: manifestações contra mineradora peruana chegam a Paris

Manifestação do Comitê de Solidariedade a Cajamarca em Paris, no último dia 3 de junho. Conga no va! (foto: divulgação)

Já falamos por aqui sobre uma questão que tem mobilizado bastante a sociedade civil peruana: o projeto de mineração Conga, da multinacional Yanacocha, que coloca em risco o abastecimento hídrico de toda a região de Cajamarca, no noroeste do país. Aprovado sem consulta efetiva das populações que habitam a região (entre elas, povos indígenas), o projeto Conga tem gerado conflitos e manifestações contrárias à sua realização em todo o mundo, desde novembro de 2011. A campanha contra o projeto tem um lema que se espalhou pelo globo: “Conga no va”.

A luta contra Conga e contra o que o projeto representa inspirou a criação do Comitê de Solidariedade a Cajamarca, que realizou uma manifestação “Conga no va” no último dia 2 de junho nas ruas de Paris (França). Segundo Marcos Rodriguez, integrante do comitê, o objetivo do coletivo é:

  • Solidarizar-se com a luta do povo de Cajamarca;
  • Informar e sensibilizar a opinião pública francesa sobre a natureza da luta de Cajamarca, no Peru;
  • Conseguir a solidariedade do povo francês e de suas instituições;
  • Denunciar, por meio de diferentes ações e meios, a repressão e perseguição sofridas pelos líderes sociais e autoridades locais e regionais do Peru.

A Cúpula dos Povos também se solidariza com os indígenas e outros povos de Cajamarca na resistência à implantação de Conga. Estamos juntos nesta luta!

http://feedproxy.google.com/~r/CupulaDosPovosNaRio20/~3/e5ad-nCc6Yw/?utm_source=feedburner&utm_medium=email

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.