Amanhã, às 13h, no TJ do Rio: Martins de Sá, Paraty, precisa continuar nas mãos d@s Caiçaras

Sr Maneco e sua mãe, D. Capitulina, com 104 anos - são 4 gerações vivendo no Martins de Sá

Amanhã, 05/06/2012, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, às 13 horas, a luta dos POVOS TRADICIONAIS pela terra travará uma de suas mais importantes batalhas. Vamos pedir que os Desembargadores reconheçam o direito de permanência do Sr. Maneco, em Martins de Sá!!

Após 14 anos de luta judicial, será julgado pelo Tribunal de Justiça do Rio o direito de uma família Caiçara permanecer na Praia de Martins de Sá, na Reserva Ecológica da Juatinga, em Paraty. Primeira Reserva Ecológica do Brasil criada para a proteção cultural e ambiental, hoje os pescadores Caiçaras que nela resistiram se vêem seriamente ameaçados pela especulação imobiliária.

Não podemos permitir a expulsão dos únicos responsáveis pela preservação desse lugar paradisíaco, representantes do patrimônio cultural imaterial brasileiro, protegidos pela Constituição da República, acordos internacionais e leis federais, mas abandonados pelo Estado à própria sorte…

De um lado uma família rica proprietária de terras, do outro um Caiçara nascido e criado no local, sem luz elétrica, nem qualquer outro serviço público…

Estamos preparando um manifesto a ser entregue aos Desembargadores no Dia do Julgamento, e convidamos a todos que o assinem, divulguem e compareçam para uma manifestação de Paz, uma antecipação da Cúpula dos Povos da Rio + 20.

Pedimos que os Desembargadores NÃO nos dêem mais um motivo de vergonha na Rio + 20.

E os convidamos a entrar para a história, fazendo prevalecer princípios éticos, morais, ambientais, culturais e sociais na tomada de uma decisão dessa importância, apesar de tâo cruel desigualdade – de poder e econômico – entre as partes.

Pedimos, principalmente, que nos dêem uma esperança de que ainda há Justiça nesse país.

E acima de tudo, vamos lembrá-los que tem muita gente prestando atenção nesta decisão.

Para aderir ao manifesto:

1) confirme sua presença no evento (mesmo que não possa estar lá no dia e local combinado).
2) Copie e assine essa carta, enviando para o email [email protected].

Os povos tradicionais e as futuras gerações agradecem!

Divulguem e compareçam na audiência no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Av. Erasmo Braga 115, Centro, Rio de Janeiro).

http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/06/martins-de-sa-paraty-rj-precisa.html. Encaminhado por Rafael Ribeiro (Sapé).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.