Obra é paralisada pelo Iphan após descoberta de túneis em Minas Gerais

Escavação pode ter revelado túneis do ciclo do ouro (Foto: Reprodução/TV Globo)

Durante construção de estrada, túneis foram revelados em Congonhas. Suspeita é de que caminhos tenham sido feitos por escravos no século XVII

G1 MG

A obra de duplicação de uma estrada de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, pode ter revelado túneis usados por escravos na exploração do ouro no estado no século XVII. A descoberta aconteceu na semana passada, depois que a empresa responsável pela obra precisou tirar 12 metros de terra para a abertura de uma via. No caminho, as máquinas se depararam com os túneis que podem ter sido feitos do período colonial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico da cidade, a área pode ser considerada um sítio arqueológico. Os trabalhos foram paralisados por decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na quinta-feira passada (17), técnicos da secretaria foram ao local para avaliar a situação, mas na sexta-feira (18), quando voltaram para interditar a obra, a empresa havia coberto os túneis. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais, os trabalhos no local não foram interrompidos porque o licenciamento ambiental está regular.

O órgão também explicou que é nesta etapa que os estudos arqueológicos devem ser cobrados, além disso, a empresa não sabia que os túneis poderiam se tratar de um patrimônio histórico.

De acordo com Alexandre Delford, arqueólogo do Iphan, a obra ficará embargada até que um estudo mais abrangente seja realizado. O instituto explicou que não tem previsão para a conclusão dos estudos que irão apontar se o local pode ser considerado um sítio arqueológico.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/05/obra-e-paralisada-pelo-iphan-apos-descoberta-de-tuneis-em-minas-gerais.html

Enviada por Alenice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.