Seminário ‘Na Rota da Superação do Racismo’ em São Luís

O evento ocorre nesta quarta e quinta, das 16 às 21h, no Teatro João do Vale (Praia Grande)

SÃO LUÍS – O seminário Na Rota de Superação do Racismo, promovido pelo grupo Okun de Cultura Afro-brasileira em parceria com as Secretarias de Estado da Igualdade Racial (Seir) e da Cultura (Secma), será realizado nesta quarta (23) e quinta-feira (24), das 16h às 21h, no Teatro João do Vale (Praia Grande).

A abertura será marcada pelo Painel “Avanços da Política de Promoção da Igualdade Racial”. Os interessados podem se inscrever durante o seminário.

Nos dois dias, temas como a Política da Igualdade Racial e a Lei nº 12. 288 serão discutidos com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre as estratégias de combate ao racismo e às discriminações correlatas como, por exemplo, a intolerância religiosa e o racismo institucional.

A programação destaca, no período da tarde, painéis e apresentação de vídeos. À noite, acontecerão as atividades culturais na “Hora da Arte e da Cultura”, com apresentação de espetáculos de teatro e dança, intervenções artísticas e shows.

O painel de abertura terá participação de Maria da Guia Viana, integrante da equipe da Secretária de Estado da Educação e membro do Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão (Ceirma); Valdecy Vale, orientadora pedagógica do Grupo Officina Affro; e de representante da Seir. Em seguida, haverá exibição do vídeo “Aspectos da Cultura Quilombola do Maranhão”. À noite, a partir das 19h, acontecerá intervenção artística e cantata de tambor de crioula.

O segundo painel do evento, “Igualdade Racial é pra Valer: O Estatuto da Igualdade Racial”, será realizado na quinta-feira (24), das 16h às 18h. Serão discutidos os temas “A luta contra o racismo”, pelo representante do Movimento Negro Unificado do Maranhão, Adomair O. Ogunbiyi; “Racismo Institucional”, pelo secretário adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Amorim; “Intolerância Religiosa”, pelo coordenador do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (Ferma), Neto de Azile; e “Implantação do Estatuto”, pela gestora de Ações Afirmativas da Seir, Jacinta Maria.

Na programação cultural da noite haverá apresentação do espetáculo “Casa das Tulhas” e show com o grupo Afro Samba, homenageando o compositor Baden Powell. Nos dois dias do evento haverá ainda exposição fotográfica. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9958.

Serviço

O quê: Seminário Na Rota de Superação do Racismo

Quando: Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), das 16h às 21h

Onde: Teatro João do Vale (Rua da Estrela, Praia Grande)

Outras informações: 3218-9958

Programação

QUARTA-FEIRA, DIA 23

16h – Painel: Avanços da Política de Promoção da Igualdade Racial

18h30 – Vídeo: Aspectos da Cultural Quilombola do Maranhão

19h – A Hora da Arte e da Cultura (intervenção artística com Conta e Cantata de Tambor de Crioula)

QUINTA-FEIRA, DIA 24

16h às 18h – Painel: Igualdade Racial é pra Valer o Estatuto é Lei

Temáticas: A luta contra o racismo – Adomair O. Ogunbiyi; Racismo Institucional – Marcelo Amorim; Intolerância Religiosa – Neto de Azile; Implantação do Estatuto – Jacinta Maria, da Seir

19h às 21h – A Hora da Arte e da Cultura (espetáculo “Casa das Tulhas” e show com Afro Samba, uma homenagem a Baden Powell)

Durante o Seminário haverá exposição de fotos

http://imirante.globo.com/noticias/2012/05/22/pagina309029.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.