Caetité: Seminário debate os perigos da radiação (com vídeo ao final)

O goianiense Odesson Alves Ferreira, vítima do maior acidente radioativo do Brasil relata os perigos da radiação (Foto: Luciano Santos)

Daniel Simurro

A equipe do 97NEWS realizou um série de reportagens sobre os perigos da exploração do urânio em Caetité, as quais culminaram com a realização de um seminário promovido pelo Centro Pastoral da Diocese e a UNEB, no qual foram debatidos, a exaustão, os perigos da radioatividade.

No referido seminário estiveram presentes figuras emblemáticas na luta para conscientização dos perigos da radiação, como uma das principais vítimas do maior episódio de contaminação radioativa no Brasil, o qual ficou mundialmente famoso, o cidadão goianiense Odesson Alves Ferreira, que descreveu um pouco da sua experiência e também da sua família que foi afetada pela tragédia provocada pela radiação em 1997 na capital de Goiás, onde passados 25 anos, uma centena de pessoas vieram a óbito, vítimas do efeito da exposião à radioatividade.

O 97NEWS esteve, com exclusividade, presente ao seminário realizado na sede da Uneb de Caetité e ouviu vários participantes, os quais são emblemáticos na luta contra os efeitos da radiação no município.

Os depoimentos são contundentes e, segundo eles, existe mesmo a contaminação radiativa nas famílias que residem próximas à região onde o urânio é extraído e beneficiado e, além disso, essa contaminação pode ser estendida, em menor escala, às cidades da região.

A equipe do 97NEWS produziu uma videorreportagem sobre o evento, o qual vale a pena ser conferido pelos internautas, pois mostra os riscos dos efeitos da radiação no ser humano:

http://www.97news.com.br/noticias_abrir.php?ct=18&id=8094

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.