Caetité: Ambientalista garante que saúde da população está sendo afetada pela exploração de urânio

A ambientalista Zoraide Villas-Boas alerta para os riscos dos efeitos da radiação (Foto: Daniel Simurro)

Daniel Simurro

O 97NEWS esteve nesta quarta-feira (16) no município de Caetité, participando de um importante seminário no campus da Uneb, no qual estava sendo debatido a temática dos efeitos da radiação no ser humano.

A ambientalista e coordenadora de comunicação do Movimento Paulo Jackson, Zoraide Villas-Boas, foi ouvida pelo 97NEWS e iniciou citando que “foi coincidente no ano 2.000, quando o deputado Paulo Jackson faleceu em um acidente automobilístico, que Caetité recebeu as Indústrias Nucleares do Brasil. Desde o início sabíamos que iríamos ter inúmeros problemas, como alteração da qualidade do ar, alteração da flora, da fauna e do meio ambiente, além das sérias consequências à saúde da população, que está sendo a principal prejudicada”.

Ela ainda fez questão de salientar que “a questão da exploração de urânio em Caetité ainda está fechada sob uma redoma do mistério, por isso, conseguimos tirar esse problema do nível local e conseguimos que, em 2010, viesse ao município em 2010 técnicos da Plataforma Dhesca que comprovou que existe mesmo violação dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente”.

Ela sobe o tom e afirma que “a fama hoje de Caetité em toda a região é de uma cidade contaminada pelo urânio, tanto que os produtos agrícolas advindos da região onde se extrai o urânio são rejeitados nas feiras livres”.

Questionada se existem estudos sobre a relação direta com o crescimento de óbitos por neoplasias na região. “Nós temos por base o relatório da Plataforma Dhesca, o qual, de forma muito clara, aponta que os efeitos da radiação ionizante podem mesmo causar o câncer, então não é nenhum exagero fazer essa afirmação de que se existe um nexo causal com essa situação do aumento das neoplasias não só em Caetité, mas em toda a região”.

http://www.97news.com.br/noticias_abrir.php?ct=18&id=8071

Enviada por Ney Didan.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.