Secretarias discutem obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira na rede pública

Para a técnica do Núcleo de Educação da Seafro, Cristina Bernardo, o currículo deve conter aspectos da cultura local dos alunos

Fonte: Diário do Amapá (AP)

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 7, reunião entre as secretarias de Estado de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e de educação (Seed). Na pauta principal a execução, no Amapá, da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio e inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

Os professores Sivaney Rubens, do Núcleo de educação Étnico-racial (Neer), e Jean Paulo Gomes, coordenador de Ensino Específico da Seed, foram recebidos pela secretária Marilda Leite, pelo chefe de Gabinete, Carlos Souza, e pelo corpo técnico da Seafro. Um dos pontos mais debatidos foi quanto ao Censo escolar, no qual muitas escolas deixaram de ser declaradas como quilombolas.

“Essas escolas constam apenas como rurais no Censo. Assim, dei-xam de receber políticas públicas específicas para escolas quilombolas. Nas últimas estatísticas, o Amapá teve uma diminuição no número de escolas quilombolas, apesar das várias comunidades mapeadas”, informa Silvaney Rubens.

Para a técnica do Núcleo de educação da Seafro, Cristina Bernardo, o currículo deve conter aspectos da cultura local dos alunos. “O Marabaixo e a própria história afrobrasileira ainda são trabalhados de forma bastante pontual. Com a execução da lei, deverão, sobremaneira, fazer parte dessa matriz curricular”, argumenta.

O técnico João Ataíde relatou o alto índice de analfabetismo entre adultos nas comunidades negras e quilombolas do Amapá, num diagnóstico feito com o projeto “Seafro Presente com Você”. O professor Silvaney lembrou que elas podem ser atendidas pelo programa Brasil Alfabetizado, do governo federal.

http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/22662/secretarias-discutem-obrigatoriedade-do-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-na-rede-publica/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.