MS – Comunidade indígena comemora nova Unidade de Saúde

Carolina Acosta

Recebido com festa, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) acompanhado por inúmeras famílias indígenas inaugurou, no último sábado (5), a unidade de saúde do Buritizinho que leva o nome de “Lauro Lino Peixoto”.

Mãe de dois filhos pequenos, Jacira Tibério comentou a dificuldade na locomoção até o atendimento mais próximo – a dois quilômetros na aldeia Limão Verde. “É um privilégio ter uma unidade de saúde dentro da nossa comunidade com local adequado e acompanhamento médico. Antes era preciso caminhar na chuva ou no sol para conseguir atendimento”, disse.

A unidade de saúde conta com sala de atendimento médico geral, sala de odontologia, curativos, sanitários e sala de espera. Todas as salas de atendimento médico são com ar condicionado. No total, foram investidos recursos na ordem de 78 mil reais e mais 42.200 mil para aquisição dos equipamentos.

Para a idosa Maria Lino Peixoto, a unidade de saúde concretiza um sonho e beneficia toda a comunidade e região. “Graças a Deus temos um prefeito que olha por nós”.

Mediana Estevão, mãe de sete filhos, comemorou a inauguração da unidade de saúde. “Era difícil levar as crianças no médico, o posto fica longe e temos que ir andando. Agora não mais, o atendimento está perto de nós”.

Além da unidade de saúde, foram entregues duas ambulâncias Fiorino e um veículo Uno, todos para servirem à saúde indígena das aldeias de Aquidauana, além de equipamentos para serem utilizados na nova unidade de saúde do Buritizinho, que funcionará sob a coordenação de uma equipe da SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena, de acordo com determinação de decreto federal.

O prefeito Fauzi chegou ao Buritizinho acompanhado pela primeira dama Selma Suleiman, de sua mãe, Zakiha Suleiman, dos vereadores Cipriano Mendes, Corrêa Filho e Antônio da Coeso, do gerente municipal de Saúde, Roberto Rossi, do ex-gerente de Saúde, Paulo Reis, demais gerentes, assessores e lideranças indígenas das aldeias da região de Taunay e de representantes do Conselho Municipal e Distrital de Saúde Indígena.

http://www.aquidauananews.com/0,0,00,1066-198912-COMUNIDADE+INDIGENA+COMEMORA+NOVA+UNIDADE+DE+SAUDE.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.