FIOCRUZ Brasília planeja ações para o Programa Brasil Sem Miséria

Membro do Comitê de Integração Estratégica da Fiocruz, pesquisadores e técnicos da FIOCRUZ Brasília se reuniram para discutir a inserção da instituição no Programa do Governo Federal

A inserção da FIOCRUZ Brasília nas ações da Fiocruz para o programa do Governo Federal, Brasil Sem Miséria (BSM), como a realização de um projeto piloto na comunidade de Sobradinho, foi tema de um encontro realizado no dia 3 de maio, que reuniu a Direção da FIOCRUZ Brasília, membro da Secretaria Executiva do Comitê de Integração da Fiocruz para o BSM, além do grupo de técnicos e pesquisadores da instituição.

A FIOCRUZ Brasília já iniciou algumas ações em Sobradinho, a partir da identificação das necessidades do território que se relacionam ao Plano Brasil Sem Miséria. O Núcleo FIOCRUZ Brasília pelo Brasil Sem Miséria pretende fazer o alinhamento das demandas da comunidade com as propostas do BSM e com as áreas por meio das quais a instituição pode contribuir. “A experiência na Rede Social de Sobradinho vai ser fundamental para a formatação da inserção da Fiocruz no Brasil sem Miséria. A adesão de todos é importante para ajudar nesse processo”, ressaltou o membro da Secretaria Executiva do Comitê da Fiocruz e coordenador de Gestão e Integração Estratégica da FIOCRUZ Brasília, Wagner Martins.

“O nosso desafio agora é maior que trabalhar no que já temos feito. Todos nós temos muito a colaborar, precisamos aproveitar o conhecimento acumulado de cada um, integrar as áreas e realizar uma atuação conjunta”, afirmou o diretor Gerson Penna.

O pesquisador e assessor do Gabinete da Direção do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Paulo D’Andrea, também esteve presente na reunião, e falou sobre a experiência do IOC na organização do projeto Expedições, que este ano levou cerca de 30 pesquisadores de diferentes unidades da Fiocruz ao município de Paudalho, em Pernambuco.

Durante o encontro, Wagner Martins falou sobre o programa do Governo Federal e sobre o Comitê de Integração Estratégica da Fiocruz no BSM, além do convênio assinado entre a Fiocruz e a Capes, que disponibilizará 100 bolsas de estudos dentro do Programa de Indução de Teses de Pós-Graduação que contribuam para o Brasil Sem Miséria. A atuação da Fiocruz no BSM consiste na qualificação de pessoas e projetos de pesquisa para a criação de um núcleo de apoio e de identificação de problemas que afetam a segurança epidemiológica local.

Participaram da reunião, além do diretor e do membro da Secretaria Executiva do Comitê, o coordenador do Núcleo FIOCRUZ Brasília pelo Brasil Sem Miséria, José Cerbino, e o grupo de pesquisadores e técnicos da Coordenação de Programas e Projetos (CPP), da Gestão, do Gabinete, Assessoria e Comunicação, e da Escola de Governo em Saúde (EGS).

http://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.