EMENTA: Este seminário servirá como um pequeno panorama de uma amostragem de obras poéticas escritas e vividas por autores afro-americanos assim ilustrando suas experiências durante a trajetória da história estadunidense desde a última era da colonização britância até a atualidade.
Também é importante reconhecer que o sucesso deste seminário não se baseará somente nos textos e nas informações fornecidas pelo professor senão também nas discussões realizadas dentro da sala de aula.
**OBSERVAÇÃO: Embora o seminário seja em português, todos os textos são em inglês.
Portanto, é recomendado que o(a) aluno(a) tenha uma proficiência de nível pelo menos intermediário-avançado na interpretação de textos na língua inglesa.
** O(a) aluno(a) receberá um certificado de participação ao final do seminário, desde que tenha, no máximo, duas faltas.**
CALENDÁRIO
I. Introdução ao conteúdo e à leitura de poesia – 5a-feira, 17 de maio
II. Escravidão no final da colonização britânica e na nova república americana ? 2a -feira, 21 de maio
– An Evening Thought: Salvation by Christ, with Penitential Cries – Jupiter Hammon
– On being brought from Africa to America – Phillis Wheatley
– The Slave Auction ? Frances Ellen Watkins Harper
III. Escravidão, pre-Guerra Civil – 3a-feira, 22 de maio
– The Slave’s Complaint – George Moses Horton
– Go Down, Moses – Anonymous (Negro spiritual)
– Wade in the Water – Anonymous (Negro spiritual)
– Nat Turner – T. Thomas Fortune
IV. Reconstrução e Jim Crow – 4a-feira, 23 de maio
– We Wear The Mask – Paul Laurence Dunbar
– Sympathy – Paul Laurence Dunbar
– The Lynching – Claude McKay
– Strange Fruit – Abel Meeropol*
V. O início do século XX e o Renasicmento de Harlem
a.5a-feira, 24 de maio
– Dark Testament – Pauli Murray
– The Negro Speaks of Rivers – Langston Hughes- A Black Man Talks of Reaping – Arna Bontemps
– Lift Ev’ry Voice and Sing – James Weldon Johnson
b. 2a-feira, 28 de maio
– Sonnet to a Negro in Harlem – Helene Johnson
– Harlem Sweeties – Langston Hughes
– Black Magdalens – Countee Cullen
– I, Too – Langston Hughes
VI. Pós-Segunda Guerra Mundial e o auge do movimento dos direitos civis – 3a-feira, 29 de maio
– A Lover’s Question – James Baldwin
– We Real Cool – Gwendolyn Brooks
– Caged Bird – Maya Angelou
– Ballad of Birmingham – Dudley Randall
VII. O surgimento do feminismo negro
a. 4a-feira, 30 de maio
– The End of Silence – Elaine Brown
– Revolutionary Dreams – Nikki Giovanni
– I am a Black Woman – Mari Evans
– Phenomenal Woman – Maya Angelou
b. 5a-feira, 31 de maio
– Woman Work – Maya Angelou
– won’t you celebrate with me – Lucille Clifton
– Be Nobody’s Darling – Alice Walker
– Still I Rise – Maya Angelou
VIII. O novo escritor negro masculino – 2a-feira, 4 de junho
– only language can hold us together – E. Ethelbert Miller
– s’cuse me while i kiss the sky – E. Ethelbert Miller
– If His Name Were Mandingo – Essex Hemphill
IX. Hip hop, Spoken Word e a conclusão do seminário – 3a-feira, 5 de junho
– Liberty Needs Glasses – Tupac Shakur
– Coded Language – Saul Williams
– A Brave and Startling Truth – Maya Angelou
Serviço:
Professor: John A. Mundell, Pós-Afro, M.A.Ed
Quando: A partir do dia 17/05/12
Horário: 19h às 20h30
Onde: Ceao, Largo Dois de Julho (Centro)
http://www.ceao.ufba.br/IMG/programa_curso_JAMundell.pdf