Dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro promoveu ontem à noite, no centro do Rio, o lançamento do dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação da relatora da ONU para direito à moradia, Raquel Rolnik, com o presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo, Altair Antunes Guimarães, e com o professor Orlando Santos Junior, representante do Comitê Popular da Copa e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ.

O dossiê é uma publicação de cerca de 90 páginas produzida coletivamente por entidades e movimentos sociais que compõem o Comitê Popular da Copa. O documento traz dados sobre os gastos públicos efetuados e análises sobre a falta de informação e participação das pessoas afetadas nos projetos de urbanização, destacando arbitrariedades, irregularidades e ilegalidades nos processos de remoção de milhares de famílias para a construção de grandes obras e reformas no sistema de transportes.

Um dos debatedores, Altair, de 57 anos, está ameaçado de passar por seu terceiro processo de remoção forçada em quatro décadas: após ser expulso aos 14 anos com a família da Ilha dos Caiçaras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, foi despejado no fim dos anos 90 da Cidade de Deus para a construção da Linha Amarela, indo finalmente residir na Vila Autódromo.

O material expõe, ainda, a política de transferência das terras públicas para o setor privado através das operações urbanas consorciadas e das Parcerias Público-Privadas (PPP), e mostra condições de trabalho precárias em obras de grande porte, como na reforma do Maracanã. Questões como a elitização do futebol e a atuação do BNDES como protagonista no financiamento das obras da Copa no Rio de Janeiro também são abordadas, bem como outros temas.

Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro reúne movimentos sociais, organizações, representantes de comunidades, membros da academia e outras entidades e pessoas críticas à forma como estão sendo geridos os recursos e como estão sendo feitas as transformações urbanas para a Copa e as Olimpíadas na cidade.

Para baixar o dossiê, clique aqui.

http://comitepopulario.wordpress.com/

Comments (2)

  1. Guilherme,
    o vídeo está congelando a imagem aos 12 minutos e meio, mais ou menos. Deve ter havido um problema de upload. Por favor, verifique e informe quando estiver ok, pois temos interesse em postá-lo.
    Obrigada,
    Tania.

  2. Olá,
    já assistiram ao programa que a TV Câmara preparou sobre a organização dos moradores ameaçados de remoção pelos grandes eventos esportivos?
    É o segundo programa da série Lance Legal e está disponível no endereço youtube para visualização.
    Lance Legal – remoção de moradores e Lei Geral da Copa:
    http://www.youtube.com/watch?v=3pTRzF8d6-k&list=PLD82ACCDA82952671&index=2&feature=plpp_video

    Os outros programas da série podem ser visualizados aqui: http://www.youtube.com/playlist?list=PLD82ACCDA82952671&feature=plcp

    O programa também está disponível para download no site da TV Câmara.

    Abç,
    G.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.