Kariris Xocós ministram hoje, 13, oficinas de artesanato e pintura no Cenarte

Por Agência Alagoas

Levando um pouco da cultura indígena às crianças da cidade, índios da tribo Kariri Xocó estão na capital alagoana durante esta semana para a realização de oficinas artísticas. As atividades, iniciadas nesta quinta-feira (12), englobam artesanato e pinturas. As aulas ainda seguem hoje, sexta (13), no Cenarte, e serão encerradas com uma apresentação de toré – dança típica indígena.

As oficinas, alusivas ao Dia do Índio (19 de abril), são promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem como objetivo valorizar as tradições dos povos que deram origem à população brasileira. Os ensinamentos estão sendo repassados por 28 indígenas do grupo Dzubucua, vindo do município de Porto Real do Colégio.

O líder do grupo, Yachykoram Kariri Xocó, falou sobre a importância do momento. “Muitas crianças veem os índios apenas pelos jornais e TV, não conhecem nossa cultura. É uma oportunidade de mostrar nossa cultura e ainda fazer um intercâmbio com a sociedade. Repassar esses ensinamentos é muito importante e esperamos que aconteça sempre”, disse ele.

Durante as atividades, os alunos – de todas as idades – aprenderam a confeccionar colares e cocares, além de pintura em tecido e corporal. Quem participou, gostou da iniciativa. “Achei muito legal conhecer tudo isso. Se as pessoas conhecerem, não vão mais criticá-los, como muita gente ainda faz. Adorei aprender essa pintura”, expôs Larissa Paulino, de nove anos.

Abertas ao público, as aulas serão encerradas nesta sexta, com uma apresentação de toré feita pelos índios e estudantes. “Ainda não repassamos nenhum passo da dança para eles; vai ser tudo na hora. Vamos primeiro dançar e, depois, eles entram na apresentação com a gente. Os passos são fáceis”, acrescentou Yachykoram Kariri Xocó.

Ainda em comemoração ao Dia do Índio, os Dzubucua percorrem, durante a próxima semana, diversas escolas da capital para levar palestras de conscientização. A ação, que vai abordar temas como a proteção da natureza e o dia a dia dos indígenas na tribo, acontece em unidades escolares das redes estadual e municipal e também nas particulares.

http://aquiacontece.com.br/noticia/2012/04/13/kariris-xocos-ministram-oficinas-de-artesanato-e-pintura

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.