Correios homenageia Povo Ofaié

A agência dos Correios do município de Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, irá lançar no dia 20 de abril, sexta-feira, as 10 horas da manhã, um carimbo comemorativo ao Dia Municipal do Povo Indígena Ofaié Xavante.

O evento que ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina, torna oficial a iniciativa do vereador Vicente Lichoti que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, através da Lei 016/2011 e que instituiu o Dia Municipal do Povo Indígena Ofaié no município de Nova Andradina.

Com o lançamento do carimbo comemorativo consolida-se na história da região o reconhecimento da presença desses indígenas que sempre habitaram a margem direita do rio Paraná construindo seus aldeamentos nos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia.

Hoje, os últimos remanescentes desses indígenas de hábitos caçadores e coletores, onde ainda se encontram alguns falantes do idioma ofayé, do grupo macro Jê, vivem na Aldeia Enodi, no município de Brasilândia.

Durante o ato de lançamento, além das autoridades do poder Executivo e Legislativo do município, deverão estar presentes estudantes universitários locais e os representantes indígenas Ofaié, José de Souza Kói, cacique, Ataíde Francisco Xehitâ-ha, da associação indígena, e Silvano de Moraes Hâgu-Tahâk, professor da escola municipal Ofaié E-Iniecheki, que virão de Brasilândia acompanhados do professor Carlos Alberto Dutra, historiador e biógrafo dos Ofaié que pesquisa a trajetória desta etnia desde 1986.

Correios homenageia Povo Ofaié

Comments (1)

  1. Hola! Soy Eliana, estudiante de Comunicacion Social de la Universidad Nacional de Cordoba (Argentina), estoy preparando un trabajo referido a la comunidad ofaie y me gustaria poder contactarme con algunos de sus referentes o personas especializadas en la tematica. Desde ya muchas gracias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.