Reintegração de posse em Tocantins desabrigará mais de 1000 famílias

Por Vanessa Ramos, Da página do MST

O Governo de Tocantins pretende despejar mais de 1000 famílias do acampamento Sebastião Bezerra, localizado na Fazenda Dom Augusto, município de Porto Nacional, próximo à cidade de Palmas, capital do Rstado. Entre os futuros desabrigados estão 300 crianças.

O pedido de reintegração de posse foi entregue às famílias no dia 4 de abril e determina que a área seja desocupada em 15 dias. Além disso, grande parte das famílias não tem para onde ir. As crianças já estudam em escolas próximas ao acampamento e, caso elas sejam despejadas, também ficarão sem uma instituição para estudar.

Segundo Antônio Marcos, da Direção Nacional do MST em Tocantins, os camponeses estão assustados com a determinação da Justiça e temem pela própria segurança. “O meu medo é que a violência praticada em Pinheirinho (região de São José dos Campos, SP) se repita aqui”, desabafou. As famílias aguardam recurso judicial que pode derrubar a liminar conseguida pelo Estado.

A Fazenda Dom Augusto pertence a um grupo de ruralistas conhecido como “Rabisquini” que, atualmente, moram em Santa Catarina. As terras da fazenda estavam alugadas para o monocultivo de soja e criação de boi de corte (bois para comercialização de carnes) quando as famílias, em abril de 2011, ocuparam a área. A fazenda também tem histórico de trabalho escravo, grilagem e crimes ambientais.

http://www.mst.org.br/Reintegracao-de-posse-em-Tocantins-desabrigara-mais-de-1000-familias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.