Inscrições abertas para Congresso Virtual sobre agricultura familiar e inclusão socioprodutiva

Pessoas de todo mundo poderão participar, junto com especialistas e gestores públicos, do Congresso Virtual Internacional “Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da Agricultura Familiar”.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), o evento acontece de 9 a 30 de abril, e tem inscrições abertas no site: http://www.congressorio20.org.br/sitio/

O Congresso abordará temas que serão inseridos na agenda da Conferência Rio+20, buscando estimular o debate e a reflexão sobre temáticas como segurança alimentar, mudanças climáticas, desenvolvimento rural sustentável e consumo sustentável. Os resultados serão levados ao evento oficial, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

A Rio+20 começa antes no mundo virtual

O congresso, que é uma atividade preparatória para a Rio+20, vai acontecer integralmente na Internet em plataforma online. A opção sustenta-se na necessidade de superar as barreiras do tempo e espaço de forma a realizar um evento internacional, participativo e interativo.

De qualquer lugar, a qualquer hora, sem custo de transporte e hospedagem, pessoas de todo o continente poderão participar e trocar opiniões, assistir às palestras nos dias marcados, fazer perguntas aos palestrantes e compartilhar conhecimento. A participação é livre e gratuita, basta apenas que se tenha uma conexão com a Internet e um endereço de e-mail. Haverá espaços para discussões abertas e acesso às conferências em vídeo durante o período do congresso.

Adicionalmente, os participantes podem enviar documentos e recursos web sobre os temas do congresso, assim como sobre experiências exitosas relacionadas. A equipe técnica do congresso receberá estes aportes e os selecionará para sua divulgação na web.

Eixos de debate
Os temas Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva são destaques na programação com duas conferências magnas. Serão também realizados fóruns com foco nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento Rural Sustentável; Recursos Naturais e Soberania Alimentar; e Produção e Consumo sustentável.

Cada eixo terá rodadas de debates virtuais, com duração de uma semana, e contará com a participação de palestrantes e comentaristas que possuem vasta experiência de trabalho e pesquisa com os temas. Serão palestrantes: Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Renato Maluf, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Ricardo Abramovay (professor da USP); Sergio Leite (professor e pesquisador do CPDA/UFRRJ); Julio Berdegué (diretor do Centro Latino-Americano para Desenvolvimento Rural (RIMISP); Eduardo Trigo (consultor independente em Ciência e Tecnologia); Peter May (professor e pesquisador do CPDA/UFRRJ).

Os resultados do Congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que conterão a sistematização dos debates temáticos e as principais reflexões acerca dos temas da Rio + 20.

Congresso Virtual Internacional Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da agricultura familiar

Data: 9 a 30 de abril
Inscrições: http://www.congressorio20.org.br/sitio/
Informações: [email protected]
Inscrições abertas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.