Blog Especial: A (falta de) ética do amianto e o espírito do capitalismo

Serão os fantasminhas do amianto dançando?

Tania Pacheco

Semana passada, a Prefeitura de Minaçu, extremo norte de Goiás, enviava aos quatro ventos da internet notícia que tinha por título “POPULAÇÃO DE CIDADE GOIANA FARÁ MOBILIZAÇÃO GIGANTE EM DEFESA DO AMIANTO”. Assim mesmo: na caixa alta que odeio e que por isso mesmo mantenho em homenagem ao alcaide, embora ele não assinasse o documento. Como contatos para a festa de ontem, 26, três nomes: o de um possível funcionário (talvez representando a laicidade), o de um pastor (Antonildo) e o de um padre (André), num ecumenismo que seria comovente se não fosse trágico. O texto curto merece ser citado, e os destaques são meus:

“A população inteira de uma cidade — Minaçu, no extremo norte de Goiás — pede passagem para participar de uma discussão por enquanto restrita aos gabinetes ministeriais e tribunais. Com a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar nos próximos dias uma ação sobre proibição do uso do amianto, a cidade, que tem na mina de amianto crisotila sua principal fonte de renda, decretou feriado na próxima segunda-feira (26), para mostrar ao país e ao mundo que o Brasil atingiu a meta de “risco zero” na exploração desse mineral.

A manifestação vai envolver a população num gigantesco abraço no sopé da mina de Cana Brava, a terceira maior mina de amianto crisotila do mundo. Para se ter uma idéia, a mina, a céu aberto, ocupa uma área total de 4,7 mil hectares. Segundo garantem seus organizadores, a mobilização terá participação dos segmentos da cidade, indistintamente: igreja católica, igrejas evangélicas, trabalhadores, comerciantes, estudantes e ambientalistas locais.  A idéia é desmitificar um assunto que, segundo eles, vem sendo tratado com preconceito e tomando-se por base dados que não correspondem à realidade.

“Numa época de tanta tecnologia, Minaçu não pode ser isolada dessa discussão e tratada como um detalhe estatístico”, afirma o prefeito da cidade, Cícero Romão. “A cidade não sobrevive sem a mina, por isso queremos ser vistos e, mais que isso, queremos ser ouvidos”. O prefeito tem em mãos o resultado de uma pesquisa segundo a qual não foi registrado nenhum óbito de habitante com doença relacionada ao amianto desde a fundação da cidade, em 1976.

Assim, “de Minaçu para o Mundo”, proclamava-se o direito (de quem?) ao próximo Nobel de Medicina (ou seria de Química? ou de Biologia? talvez os três!) pela conquista do “risco zero” na exploração do amianto. Uma pesquisa (presume-se que científica, embora não seja dito qual instituição a fez) que o Prefeito segura com as duas mãos, quiçá para evitar seja ela furtada por algum inimigo, comprovaria que desde 1976 ninguém morreu por causa do amianto na cidade. Aliás, será que alguém morreu na cidade? Quem sabe abraçar a “terceira maior mina de amianto do mundo” e única ainda em funcionamento no Brasil produza algum milagre imunológico e torne a população imortal?

Não seja irônica, Tania! O assunto é sério, e é óbvio que nesse espaço de 36 anos gente deve ter morrido e gente deve ter começado a morrer, sem nem saber disso. Provavelmente muitas de suas doenças foram ou estão sendo diagnosticadas como fibrose; câncer no pulmão, laringe, trato digestivo ou ovário; tumores malignos na pleura, peritônio, pericárdio, túnica vaginal ou bolsa escrotal; tumores linfáticos; ou derrames e placas pleurais. Ou talvez – como em Caetité, Bahia – elas sejam obrigadas a buscar um hospital com recursos inexistentes no local para se tratar. O que fará com que diagnósticos e óbitos sejam registrados em outras cidades maiores, mantendo incólume as científicas estatísticas do Prefeito.

Mas uma coisa deve ser dita a respeito do senhor Cícero Romão (desculpe, Padim!): ao justificar o feriado de ontem e a importância do “abraço à mina”, embora classificasse como preconceitos que não correspondem à realidade o que dizem as “bases de dados” sobre o amianto, numa coisa ele foi bastante claro: “A cidade não sobrevive sem a mina”. Esqueceu-se de que nisso a cidade tem companhia: os donos da SAMA Minerações Associadas.

No seu saite, a SAMA não só “orgulha-se de ser uma das melhores e estar entre as três maiores produtoras mundiais de amianto crisotila”, como “responde por 10% de toda a fibra comercializada no mundo, buscando sempre o aprimoramento contínuo de seus processos”. E mais: “A SAMA utiliza o que há de mais moderno em tecnologia da informação, beneficiamento e comercialização de amianto crisotila e é um exemplo que serve como padrão de desenvolvimento sustentável para mineradoras do Brasil e do exterior”. Comovente!

Mas, para que a “cidade”, a Prefeitura e a SAMA sobrevivam, é preciso que seus habitantes sejam submetidos da lavagem cerebral à chantagem do emprego. Aqueles que trabalham diretamente com o amianto precisam acreditar que não há risco para eles ou para suas famílias, que os recebem em casa ainda com os resquícios do pó mortal, que lavam suas roupas, que têm contato com seus objetos pessoais empoeirados. Porque aquele é o emprego existente; o trabalho que são capazes de desempenhar; o sustento garantido para suas famílias. Já os que não têm ligação direta com a mineração – comerciantes, vendedores, funcionários, professoras, estudantes, crianças que brincam nas ruas etc – devem ser levados a acreditar que o ar que respiram não tem sequer uma partícula de amianto. E, se tivesse, isso não representaria nenhum perigo.

Não sei se a SAMA teve medo do ridículo a que se exporia caso a “festa do abraço da mina” fosse veiculada pela grande mídia e chegasse, por exemplo, aos noticiários da tevê italiana e, através deles, aos moradores de Turim. Sei, entretanto, que aparentemente sua equipe de Publicidade se limitou ao cartaz acima e a um outro, fora dos limites da cidade. Resultado: a festa da Prefeitura não aconteceu nos meios de comunicação. E sequer na internet.

Hoje, as menções a ela estavam presentes em apenas três blogs, mas eram informações antigas, trechos do release da Prefeitura anunciando a comemoração que iria acontecer ontem. Fora isso, num post também ultrapassado no saite da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado José Vitti, do DEM, informava que vários atos seriam realizados nos próximos dias em defesa da exploração do amianto no município: “Na terça-feira deveremos receber, na Assembleia, uma comissão que seguirá a Brasília para acompanhar o julgamento da ação no STF que pede o banimento do uso do amianto no País”.

Ainda segundo o nobre deputado do DEM, “Esperamos receber o prefeito e demais lideranças do município a fim de incrementarmos e ratificarmos a legitimidade da Comissão que seguirá para Brasília acompanhar o processo que pode ser julgado já na quarta-feira. (…) “milhares de famílias dependem da extração do minério para sobreviver”.

E encerra, sincera e magistralmente: “O problema do amianto crisotila não é de saúde humana e sim de interesses financeiros”. Quanto a isso ninguém tem dúvida!

Blogs e saite consultados:

  • http://assembleia.go.gov.br/noticias/ver/id/108331/jose+vitti+participa+de+atos+em+defesa+da+producao+de+amianto+em+minacu
  • http://brunomelo.blog.br/abraco-coletivo-participe/
  • http://www.opopular.com.br/cmlink/o-popular/blogs/jarbas-rodrigues/blog-do-jarbas-rodrigues-1.288/feriado-em-mina%C3%A7u-para-defender-o-amianto-1.135530
  • http://praiadosool.com.br/feriado-em-minacu-para-defender-o-amianto-3/

Comments (136)

  1. Sra Tania Pacheco vai se cudar querida se trata como voce espressou a sua opinião tenho tudo o direito de espressa a minha.Seu comentario meda CANCER porser tao RIDOCULO,PATETICO,por ser coisa de GENTE ATOA,amor primeiro envestige o que voce esta digitando e postando para depois falar algo,se querer vir em minaçu seja muito ,mais muito bem vinda voce e sua turminha,a SAMA nao obrigou nimguem a ir fomos por que queremos.
    E cada assombraçao que me aparece,vai ver e um pessoa mal amada e fica procurando algo para se sentir útil pobre coitada nao vai ser o comentario de ser ignoranrante que vai nos abater correto populaçao;)rsrsrs

  2. 123
    Onde está a Gianasi, para acabar com a poluição em São Paulo, sua cidade, conforme foi mostrado em reportagem da Record na segunda feira? A poluição está 5 vezes mais do que o máximo permitido pela OMS, voce não vai fazer nada, não tem dinheiro em jogo?

  3. 122
    Covarde, nem todos estão a favor, mas até agora só voce se manifestou contra, mas nós sabemos quem é voce, deve ser algum daqueles que utilizam os CPF’S de defunto, para receber dinheiro alheio.

  4. 121
    covarde é aquele que se esconde atraz de um fack para falar coisas que não e o pensamento de uma nação como é a de nossa linda Minaçu!repito covarde

  5. Nem todos moradores da cidade estao em defesa dessa Mineradora, alias a cidade ja e bem grandinha e pode sair desta dependencia. Muitos moradores nao estao nem ai para SAMA. Bola para frente Fernanda.

  6. 118
    Senhora Tania e Companhia faça-me um favor voçes não sabem o que falam estão levando informação do amianto ANFIBÓLIO E NÃO DO CRISOTILA que e o nosso extraido em Minaçu, voçes poderiam vir aqui e nos explicar a diferença de um do outro para ver se assim entendem e DEIXEM de falar MENTIRAS DESCARADAMENTE simplesmente por que realmente o que lhe interessa e o DINHEIRO que coisa feia e fica ai novamente o pedido vir aqui conhecer a cidade e a forma como e feito todo o processo desde a extração até o ponto final com CERTEZA vai ficar de boca aberta com tanta segurança e preocupação com o ser humano e meio ambiente e por falar nisto levanta a bandeira de combate a produção e consumo de CIGARRO que alias contem mais de 4700 substancias toxicas, CIMENTO,BEBIDAS,CARVÃO E OUTROS faça-me um favor senhora.
    Obrigado

  7. 117
    Tânia, ou seja lá quem for, quanta ignorância de sua parte!
    Precisa conhecer a SAMA e com certeza Minaçu, como tem coragem de postar tal informação se está tão desenformada sobre o assunto, se eu fosse você ficaria com vergonha e mim enfiaria num buraco qualquer.
    Voçê sabia que minaçu é uma cidade ótima para se viver,e damos graças a SAMA pelo desenvolvimento e crescimento desta cidade, vivo aqui à 35 anos ou seja nasci aqui, conheço a empresa e posso garantir que é totalmente seguro se trabalhar com o manuseio do amianto,e quando de refere as roupas dos funcionários! as roupas para sua informação são lavadas em sistema seguros e na própria empresa.
    Vai um recadinho inteligente para você: Nunca fale sobre o que você não conhece, se informe corretamente,ou vai ser motivo de piada por milhares de pessoas.

  8. 116
    Talvez o Brasil tenha virado o país da proibição, numa desta deixa de ser a nação democrática e passe à condição de ditadura, mediante a criação de leis que nem sempre atendem e satisfazem a real necessidade e aspirações dos brasileiros. O Brasil está em posição de destaque, com uma das maiores cargas tributárias do mundo, prova disto, estão sendo investidos R$ 37 milhões na França, na aquisição de aviões caça, helicópteros, submarinos com a intenção, de proteger as reservas petrolíferas, enquanto isto, homens públicos apenas chegam ao sul do país para ver o que restou do rastro deixado pelos furacões, consequentemente, povo ajuda o povo.

    Em se tratando de proibição, nem em regime militar se proibiu de beber e fumar, no entanto, esses vícios geram impostos, caso façam ou não mal, deveria incentivar para mudar a industrialização, sem necessidade de considerar como criminoso alguém que sempre bebeu e fumou.

    Quanto à questão do amianto, devem rever sua utilidade e bem que faz para a economia nacional, nem tanto aos cofres públicos, mas ao bolso dos brasileiros em termos de preços acessíveis. Vejamos nós, quem arriscava ir e vir do Paraguai, caso trouxesse além da cota, era tratado com um fora da lei, agora, até que enfim, aumentaram a cota e facilitaram os impostos para quem quiser importar, portanto, o amianto desta vez vem sendo injustiçado até demais. Se pararmos e observarmos, o que mais faz mal no mundo moderno é a alimentação modificada. Temos amigo capínzalense Leandro Fracazzo residindo em Minaçú (GO), o qual está preocupado com a situação, porém, segundo ele, o prefeito Cicero Romão vem tentando mostrar as vantagens economicas para o país sendo o amianto, sem malefício como dizem as conversas aos ventos.

  9. 115
    Senhora Tânia fique extremamente assustada e envergonhada em Sade que ainda existem pessoas assim como você sem cultura, mentirosa e irônica, se tem alguém que esta sendo submetida de lavagem cerebral à chantagem de emprego para sobreviver, tenho certeza que é Você, vejo que toda essa sua revolta não é uma preocupação pela saúde da população mas, sim por interesses particulares ou financeiros, será que alguma vez você já fez alguma coisa para acabar com o cigarro, droga,álcool e tantos outros? Você deveria respeita os cidadão minaçuense.

  10. 114
    Minha filha aprende a escrever primeiro para depois querer da uma de sabichona, se achando a rainha da cocada preta enquanto nao sabe nem escrever. “site” e “tv” kkkk você quer saber o que nós achamos de sua opinião? estamos poucos nos importando porque mós não vivemos dela!

  11. 113
    Tania Pacheco, você esta julgando uma população inteira através de sua palavras hipócritas e erradas. Então por favor antes de publicar uma matéria sobre o que não cabe a você dizer o que esta certo ou errado procure saber mais sobre o tipo de fibra e como é feito todo o processo de extração ate a comercialização.
    Não julgue um livro pela a capa por favor você nunca se quer trabalhou ou entrou na mineradora, então sabe que não tem o direito de expor seus interesses pessoais.
    Lembre-se você está agindo como uma analfabeta funcional, esta confundido a fibra de amianto crisotila com anfibólio.
    Grato por sua atenção!

  12. A OIT e o restante do planeta estão totalmente errados quanto o amianto. Quem esta com a razão é a SAMA, a ETERNIT, o Instituto Crisotila, o Leréia e a Rádio dele (Serra da Mesa FM)

  13. 112
    Prezada Tânia,
    Infelizmente, seus pensamentos são nefastos e pífios em relação a exploração do Amianto Crisotila, não merecem qualquer tipo de valoração, pois é evidente seu interesse em simplesmente prejudicar aqueles que dependem da exploração desta tão importante fibra, PIOR, além de tudo, em seus comentários a senhora demonstra o TOTAL DESCONHECIMENTO, sobre o uso e a forma em que é feita a extração da valiosa fibra.
    Assim, afim de não valorar seus tristes comentários acerca do Amianto crisotila, lhe faço o CONVITE, para que venha conhecer nossa cidade e a mina, venha como convidada, ou por meios próprios na “surdina”, para que não ache que preparamos o terreno para sua vinda.
    A cidade é acolhedora e TODOS seus cidadãos defendem com SAÚDE, sem usar outros adjetivos, a exploração do Amianto Crisotila.
    Portanto, antes de sair proferindo novas inverdades e perjúrios, venha conhecer a realidade da fibra em nossa linda cidade e o bem qua a empresa SAMA nos proporciona, FICA O CONVITE.

  14. 111
    120 comentários, sendo 110 contras. Isso só o que está postado. Falta os que ainda não foram aprovados. Números que demonstram a opinião publica e a senhora Tania Pacheco esqueceu de mostrar.
    Fala alguma coisa agora TANIA PACHECO.

  15. 110
    Infelismente pessoas mal informadas com proposito proprio, sou morador da cidade de Minaçu a 35 anos nunca trabalhei na SAMA, porém conheço bem todo o processo,no momento estou estagiando na enpresa, MINAÇU na lingua indigena MINA GRANDE nossa cidade existe em função desta atividade mineração de amianto, agora estas pessoas mal informadas que griticão a imagem do amianto,tentan banir no Brasil, um absurdo falam que mataram mais 2500 mil pessoas no Brasil, mais ninguel siquer citão nomes e nem endereço, vamos colocar as claras, por que tudo isso? vejão hoje o amianto gera mais de 200.000 empregos direto e indireto no Brasil. Que covardia o que querem fazer com a população brasileira, que covardia o que querem fazer com a populacão minaçuense, querem que nossa cidade vire um cidade FANTASMA.
    QUE DEUS TENHA PENA DE NOS, QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS PROTEJA CONTRA ESTAS PESSOAS DE MÁ FÉ.

  16. 109
    Bom Dia a todos!!!

    Venho humildemente demonstrar meu descontentamento com as mentiras impostas as pessoas através de um Blog de uma pessoa ou empresa que não conhece a realidade vivida pelas pessoas que moram em Minaçu e trabalham na SAMA uma empresa preocupada com seus colaboradores e parceiros, uma empresa preocupada com o meio ambiente e com o social do município de Minaçu que é tão descriminado por pessoas que nunca vieram aqui conhecer nossa realidade.
    Pois bem lanço aqui um desafio a Sra Tânia, Giannasi e companhia a virem a Minaçu e a SAMA e verem se a realidade pregada por eles neste blog e verdadeira…
    A SAMA preocupada com a forma segura de manusear o Amianto criou uma comissão que fiscaliza e cria medidas para o uso seguro do Amianto Crisotila o USC ( USO SEGURO DO CRISOTILA), a comissão do USC fiscaliza as mediadas adotadas pela empresa em relação ao uso seguro do crisotila, enquanto no Brasil, o limite permitido pela legislação é de, no máximo, 2 fibras/cm³, a Mina de Cana Brava e as indústrias de fibrocimento, através do uso controlado e responsável do amianto, trabalham com o limite de 0,3 a 0,1 fibras/cm³, em todo o seu processo de extração, carregamento, transporte ate o britador, britagem e transporte ate o silo de secagem através de correias transportadoras e mesmo no processo final quanto é transportado o resto da industrialização e ensacamento para o silo auto aonde será depositado nas bancas e posteriormente será reflorestado este processo todo é umidificado, os seus colaboradores não podem transitar em áreas fora da Extração com as botinas suas com amianto, os colaboradores trabalham com maquinas, caminhões, camionetes com ar condicionado e com os vidros fechados p/ evitar o contato com as poucas fibras no ar, os veículos usados tem que ser lavados por dentro e por fora os dias p/ que a fibra não seque e fique solta no ar dentro do veiculo utilizado no trabalho, o uniforme do colaborador e lavado na empresa p/ evitar que a família do colaborador SAMA e parceiras tenham contato com a fibra, por isso que os mesmos vem com roupa particular de casa e troca-se no vestiário da empresa.
    Esses são só alguns exemplo de como a SAMA se preocupa com a comunidade Minaçuense e a saúde de seus moradores e visitantes. Então podemos perceber com base nestas informações que os ataques que o amianto tem sofrido é única e exclusivamente comercial sem preocupação nenhuma com a saúde e a realidade vivida nesta comunidade.
    Por isso que vamos defender o Amianto ate o fim… e ainda continuaremos desafiando qualquer pessoas ou entidade a vir conhecer a realidade de Nossa Cidade e da SAMA podendo assim tirar suas próprias concluso?s sobre o assunto e não se basear em informações infundadas divulgadas por um grupo de pessoas e empresas visando tão somente o beneficio próprio sem se preocupar com as famílias que ficaram desamparadas caso a SAMA venha a ser fechado por causa do banimento Amianto….

    Atenciosamente

    Um Cidadão Minaçuense.

  17. 108
    venha conhecer minaçu antes de falar bombeiras absurdas. o amianto nunca vez mal para minguem meu pai já trabalhou na sama a 20 anos atras esta vivo e forte graças Deus. e defende o amianto tbm.

  18. 107
    Para falar de um assunto ou de uma comunidade, primeiro tem que conhecê-la… O egoísmo a fez publicar esta infeliz e absurda matéria…

  19. 106
    Não sei, mais acredito que a Sama e/ou Minaçu não precisa se preocupar com esses tipos de comentarios, são muitos baixos e reflexo de algum tipo de ódio, no texto não consegui identificar do que seria.
    No auge da minha minha vida e experiência, sei que não podemos fazer comentario ou acusação sem conhecimento de causa, isso pode nos atrair problemas.Sou Engenheiro Eletricista e estou finalizando o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, onde se discute “muito” os riscos para o trabalhadores e risco ambientais, e posso dizer que o amianto está longe de se o maior ou um dos maiores riscos para os trabalhadores e meio ambiente.
    Gostaria de recomendar um estudo no INSS, Ministerio do Trabalho, Fundação Jorge Duprat Figueredo, ou alguma entidade como a UNICAMP, com certeza teremos números e indicadores que mostram quais são os maiores riscos e problemas causados com relação a segurança dos trabalhadores, saúde e meio ambiente.

  20. 105
    Nasci em Minaçu no ano de 1971 no hospital da Sama onde hoje é o restaurante, repiro este ar puro de Minaçu há 40 anos sempre morando na Vila da Sama e nunca tive nenhum problema de pulmão. O meu pai trabalhou quase 30 anos também têm o pulmão limpo. Nas grandes metropoles quando eu passo um dia sinto a respiração pesada de tanto poluição no ar, porque estou acostumada com ar puro, pois moro em uma cidade bem arborizada rica em água onde têm uma empresa Sama que se preocupa em preservação ambiental dando aos moradores conforto de bem estar.

  21. 104
    è um absurdo esta reportagem desta tal Fernanda, só que ela dançou,no último dia 26 de março a população de Minaçu em torno de 20.000 pessoas abraçaram a Mina em um ato de manifestação em prol do Amianto e foi um sucesso.

  22. 103
    Seu texto Tânia Pacheco demostra de fato que você não conhece Minaçu e tampouco a SAMA. Se você conhecesse não diria tantas babaquices.Tantas tolices. Você está apoiando em alguns comentários de trechos mal feito de escritores de jornais ou então de e-mail. Minaçu é uma cidade bom de viver. A população é bastante educada.A SAMA é uma empresa que desde os anos 80 não apresenta nenhum índice de doença relacionada ao amianto. Pois toda a extração do mineral é feita de tal forma que os equipamentos não deixam nenhum resíduo sejam no chão ou até mesmo no ar. E isso fica evidente que não apresenta nenhuma doença. A população de 30 mil habitantes não tem nenhum caso de doença. Eu não sou doente, moro na cidade há mais de 15 anos e não tenho nenhum sintoma do mineral. Pode fazer exames que não tem nenhuma comprovação.
    O trabalho das importantes Universidades do Brasil e também do mundo como a (UNICAMP e a USP)apontam que desde o começo dos anos 80 até a presente data não apresentaram nenhum relato de pessoas que contraíram doença por meio de amianto na Cidade de Minaçu. Então passe conhecer melhor para dizer algo que não sabe,do que ficar divulgando fatos que não condiz com a realidade.
    Portanto a população de Minaçu sentem orgulhosa da sua mineradora, SAMA, e estão prontos em apoiar em qualquer situação.

  23. 102
    Seu texto Tânia Pacheco demostra de fato que você não conhece Minaçu e tampouco a SAMA. Se você conhecesse não diria tantas babaquices.Tantas tolices. Você está apoiando em alguns comentários de trechos mal feito de escritores de jornais ou então de e-mail. Minaçu é uma cidade bom de viver. A população é bastante educada.A SAMA é uma empresa que desde os anos 80 não apresenta nenhum índice de doença relacionada ao amianto. Pois toda a extração do mineral é feita de tal forma que os equipamentos não deixam nenhum resíduo sejam no chão ou até mesmo no ar. E isso fica evidente que não apresenta nenhuma doença. A população de 30 mil habitantes não tem caso de doença. Eu não sou doente, moro na cidade há mais de 15 anos e não tenho nenhum sintoma do mineral. Pode fazer exames que não tem nenhuma comprovação.
    O trabalho das importantes Universidades do Brasil e também do mundo como a (UNICAMP e a USP)aponta que o começo dos anos 80 não fora diagnosticado nenhum caso de amianto na Cidade de Minaçu. Então passe conhecer melhor para dizer algo que não sabe, ficar divulgando fatos que condiz com a realidade.
    Portanto a população de Minaçu sente orgulhosa da sua mineradora, SAMA, e estão prontos em apoiar em qualquer situação.

  24. 101
    A falta do que fazer é fooda viiu, se ninguem que mora ou trabalha e defende minaçu e o amianto nao estao reclamando, nao sei o que essa pessoa sem informação, hipocrita, ignorante, e sem noção está falando! minha fiiilha vaai caçar o que fazer, lavar cueca talvez e deixa as pessoas lutarem por suas vidas, suas carreiras, que nao podem ser jogadas ao vento!
    ficadica

  25. 100
    CARA SENHORA TANIA MORO EM MINACU HA 26 ANOS E TENHO REPUDIO DE TANTAS INVERDADES FALADAS SOBRE O NOSSO AMIANTO CRISOTILA TODOS SABEMOS QUE OS INTERESSES POR TRAZ DE TANTAS INVERDADES NÃO TEM NADA VER COM QUESTÃO DE SAUDE E SIM MERAMENTE COMERCIAL FICAM INVENTANDO NUMEROS DE OBITOS E MAIS NÃO SEI QUANTOS QUE SERIAM CONTAMINADOS POR ANO DEIXEM DE TANTA DEMAGOGIA E FAÇO UM CONVITE PARA QUE VENHA CONHECER A REALIDADE DE NOSSA CIDADE E DA EXTRAÇÃO DO AMIANTO CRISOTILA E COM CERTEZA ABSOLUTA VAI DEIXAR DE FALAR TANTA BOBAGEM ISSO SE OS QUE TE PAGAM DEIXAR VIR NE POIS SENÃO QUEM VAI FICAR O DIA INTEIRO OCUPADA NO BLOG CALUNIANDO E DEFAMANDO E FALANDO MENTIRAS.

  26. 98
    As pessoas estão sempre dizendo que o amianto foi banido em mais de 50 países, pode ser que sim, pois lá suas minas já se esgotaram. Os EUA deixaram de usar o amainto um certo tempo, mas já estão comprando novamente, pois não há produto que o substitua, principalmente em qualidade, estão há mais de 1 ano comprando da SAMA, e só não compram mais, porque a empresa não consegue entregar tudo. A Alemanha, que é o país mais ecologicamente correto do mundo, já está comprando da SAMA também, não compram mais porque como já disse não conseguem entregar. Portanto esse negócio de prejudicial saúde, tudo é, desde que tenha limite, e na SAMA o trabalhador é tratado com respeito, qualquer trabalhador, de terceirizadas ou SAMA, podem paralizar a produção, caso haja alguma suspeita de poluição em seu local de trabalho.

  27. 97
    SINCERAMENTE ESSAS PESSOINHAS AI (TANIA,FERNANDA ETC..)QUE ESTAO FALANDO DE UM ASSUNTO QUE NÃO TEM CONHECIMENTO PORQUE EM VEZ DE FICAR CAUSANDO ESSE ALFOROÇO TODO NÃO VEM NA CIDADE PESSOALMENTE E VER COM OS PRÓPRIOS OLHOS O QUE REALMENTE ACONTECE EM NOSSA CIDADE E COMO FUNCIONA A EMPRESA SAMA.
    ACREDITO REALMENTE QUE NÃO TENHA O QUE FAZER OU ESQUECERÃO DE BEBER O “GARDENAL” …… A SAMA NÃO TRANSMITI PERIGO NENHUM A CIDADE DE MINAÇU …. VAI AI O DESAFIO PARA VÇS QUE ESTÃO FALANDO MAL DE MINHA CIDADE VEM AI E ENCARA A POPULAÇÃO DE FRENTE…VEM

  28. 96
    Minha senhora ou seja que for você que não tem coragem de aparecer,depende de uma pagina na internet pra falar mal do que não sabe,e medíocre,arrogante e sem carácter e demagoga por demais.Meus tios e meu pai são aposentados da mineradora a 10 anos estão muito bem de saúde a unica doente e você e do cérebro.

  29. 95
    Sra Tania, Giannasi e companhia….
    Gostaria de ver em seu BLOG a luta pela crianças e adultos que morrem anualmente no povoado de Mata dos Palmitos, povoado de Ouro Preto. Ali o artesanato em PEDRA SABÃO, que tanto é divulgado em várias partes do mundo, como belissimo mimo a ser adquirido, esconde a morte e o descaso das autoridades, inclusive da sra giannasi que conhece muito bem a realiadade dessa comunidade, que convive e sobrevive com a presença do amianto anfibolio presente na constituição quimica da pedra sabão, que mata sem piedade aqui pertinho de nós sem necessidade de irmos até a ITALIA. Por que você sr Tania não defende essa comunidade tradicional dentro do seu projeto de combate ao racismo ambiental?? Não combate, porque não lhe renderá pagamento e nem status. Veja a Sra giannasi auditora do Ministerio do Trabalho, que se diz defensora da vida, o que ela fez epara os moradores e artesãos de Mata dos Palmitos?? NADA, os ignorou e os deixa morrer com asbestose por conta do ANFIBOLIO? Uma comunidade de artesãos pobres não gera dinheiro, não dá status, não há advogados internacionais que os queira defender e nem concorrentes desejando colocar no mercado outros artesanatos contendo ANFIBOLIO. Cadê as ações do combate ao racismo ambiental interligado ao racismo moral e etico que as senhoras pregam? A sociedade Minaçuense é muito grata as suas colocações SRA tania e da sua assessora sra giannasi como agitadoras sem fundamento. As sras deveriam se envergonhar de se intitularem como pesquisadoras e defensoras dos mortos pelo amianto ANFIBOLIO, que não podem falar a VERDADE, por estarem no ALÉM. Não manchem a imagem dos que realmente são pesquisadores e trazem consigo instituição serias e renomadas como UNICAMP, USP, UFUSCAR e outras mais.
    Parabéns por serem defensoras dos poderosos, porque os que realmente precisam de ajuda, não podem contribuir com o gordo salário mensal de ambas.
    NÒS DEFENDEREMOS O AMIANTO CRISOTILA ATÉ o FIMMMMMMMMMM. E Sra TANIA SINTA-SE CONVIDADA A NOS VISITAR. POR QUE A SAMA NÃO SUBORNA NINGUEM, MUITO PELO CONTRARIO RESPEITA A TODOS QUE REALMENTE QUEREM CONHECER A VERDADE!!!!!!!!!

  30. 94
    Quem não conhece não sabe sou do estado de santa catarina moro a cinco anos em minaçu nunca ví nada disso que estão tentando passar sobre o amianto eu não trabalho e não dependo da SAMA mais deixo aqui meu repudio contra essas noticias falsas contra o amianto tentando denegrir sua esploração!

  31. 93
    oooooooooo,sei la se e tania ,ou quem e voçe ,em pleno seculo XXI acorda minha filha tem tanta coisa que esses politicos deviam se preocupar,com o menor abandonado que vive se drogando nas ruas,com os desbrigados sem moradia,com mais empregos pra que todos pudessem ganhar seu salario.Voçes estao se preocupando com isso,com uma empresa que igual a essa nunca ouvi falar.Entao vai procurar o que fazer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. 92
    Lamentável, srª tania pacheco…talvez discípula da tão inteiresseira e egoísta fernanda gianasi(assim mesmo tudo minúsculo)…significa a capacidade e raciocínio lógico das duas. tânia pacheco, está mais para uma ANTA cega, do que alguém que de fato esteja preocupada com a saúde dos outros, como pode dizer tanta besteira sem nenhum conhecimento de causa……Por ventura você conhece a cidade de MINAÇU, conhecem a MINERADORA SAMA, tem noção da qualidade de vida que nossas CRIANÇAS, JOVENS e TRABALHADORES de minaçu possui? Se os contrários à extração do amianto crisotila, de fato estivessem preocupados com com a saúde das pessoas, estaria fazendo totalmente o contrário (nos defendendo). Somos orgulhosos e privilegiados em ter uma empresa como a SAMA na nossa cidade….Uma Mineradora que respeita seus COLABORADORES, tem responsabilidade Socioambiental, mantém escola para mais de 800 alunos, mantém em suas instalações unidades do SESI LAZER (com inúmeros projetos para crianças e jovens do município), SESI EDUCAÇÃO(conheça a nossa escola, vai perceber a felicidade das crianças) e o SENAI (com inúmeros cursos profissionalizantes oferecidos para comunidade e trabalhadores da indústria), a mineradora mantém creche na cidade, mantém projetos sociais que atende pessoas carentes de MINÇAU), mantém projetos como: QUELÔNIOS, SAMBAÍBA e ARTESENATOS, apoia o LAR DOS IDOSOS e tantos outras ações, que serve de exemplo para o Brasil e para o mundo….Porque fechar a SAMA? Vocês deveriam ter mais coração e não ficar por trás de uma máfia sem escrúpulos, que só pensa em ganhar dinheiro…..Brasil estamos de portas abertas, vem nos conhecer….ou acesse o site: http://www.sama.com.br (nossa realidade).

  33. 94
    Me assusta o tamanho da ignorância de pessoas, que se julgam capacitadas para formar opiniões. Este texto não tem fundamento cientifico algum e a autora exige comprovações cientificas de quem ela acusa, como sendo um mal insolúvel, a industria do amianto no Brasil. Sendo que existes estudos feito por instituições como a USP uma das 100 universidades mais respeitadas do mundo. O conhecimento liberta, e a autora desse texto precisa se libertar das vendas dos falsos discursos ambientais, esses sim cheio de preconceitos.Só pra deixar citado achei até engraçado a parte do texto que diz que os trabalhadores levam as roupas carregadas de fibras de amianto para serem lavadas em casa, e que o ar de Minaçu está cheio de fibras suspensas, ela realmente precisa vir a Minaçu pra conhecer a SAMA e fazer em seguida um texto de reparação a essa proposta de texto informativo que fez e saiu como uma grande mentira escrita.
    Obs: Minaçu precisa realmente de alternativas econômicas, para não ser tão dependente da SAMA e nossas autoridades precisam pensar nisso e no próximo processo eleitoral acho que isso deve ser um tema importante a ser debatido entre os futuros governantes da cidade.

  34. 93
    racismoambiental says:
    29/03/2012 at 19:24
    http://oglobo.globo.com/economia/amianto-milhares-de-britanicos-serao-indenizados-4439815

    Essa informação ficou meio vaga pra mim pois não citou o tipo de amianto e nem em quais condições esses trabalhadores eram submetidos. Mostra um julgamento que coincide com a mesma ou que se aproxima com a realidade da SAMA.
    Problemas relacionados a saúde do trabalho não se limita e não se limitará somente ao amianto. Vivo em meio a mineração (não de amianto) onde trabalhadores são expostos a trabalhos insalubres a saúde humana. Tais como poeira sílica, que também é causador de câncer pulmonar.

  35. 91
    Senhoras ( Tania e Fernanda) sou morador de Minaçu , vindo da cidade de Belo Horizonte-MG e aqui criei raízes. Tenho hoje 39 anos e boa parte deles dedicado ao trabalho formal, desde os 14 anos na cidade, sou técnico de segurança do trabalho (Se não sabem este profissional presa pela saúde e segurança dos trabalhadores em seu local de trabalho), na Sama e parceiros internos tem hoje exercendo esta função mais de 15 profissionais.Contudo,todos em suas atividades se deparam com a mais alta tecnologia prevencionista no seguimento, e por isso temos a coragem de discutir o assunto do crisotila e garantir que é sim possível a extração e beneficiamento do crisotila sem agredir a saúde do trabalhador. Mas para pessoas que vivem no passado e se recusam a acompanhar o evolução da humanidade (como vocês, que sempre se baseiam no passado remoto), nunca serão capazes de admitir que não se trata de uma questão de saúde ocupacional e sim de um interrese finaceiro por parte de quem quer a substituição a qualquer custo;
    Senhoras, me admira não existir respostas no blog para quem quer discutir a segurança hoje comprovada na mina de Cana Brava ou sobre dados e fatos atuais,e Tania deveria pesquisar mais para divulgar fatos e ser menos tendenciosa em suas colocações, porque todos vão perceber que você é manipulada.
    Desafio:
    Mostre os doentes?
    Mas se quiser ver, nós mostramos como trabalhar de forma segura e consciente (Por este conhecimento não será cobrado nada tá).

  36. É verdade! A OIT e o restante do planeta estão errados. Quem está com a razão é o Instituo Crisotila, a SAMA, a ETERNIT, o Leréia e a rádio dele e o povo de Minaçu.

  37. 90
    O link postado pelo blog diz bem o que estamos falando e insistindo (“Milhares de trabalhadores que contraíram câncer por exposição ao amianto”). O amianto pode ser perigoso para quem está exposto e volto a enfatizar que na cidade de Minaçu-GO, na empresa SAMA não há um sequer funcionário exposto a uma fibra do minério, o seu uso é controlado. Eu estou sujeita a tantos tipos de câncer causados até por alimentos que costumo comer.
    É de rir a sua tentativa de se defender, totalmente sem conhecimento de nada. kkkkk

  38. 89
    Racismo Ambiental, você por acaso sabe que o Amianto na qual o artigo se refere é Anfibólio(Antigamente extraído na Europa) e que o extraído na Mina Cana Brava é Crisotila? E que existe mais dois tipo de Amianto? Pesquise a enorme diferença entre eles e terá credibilidade suficiente para criticar a cidade e a industria.

  39. AMIANTO – MILHARES DE PESSOAS SERÃO INDENIZADAS(O Globo – 29/03/2012)
    LONDRES — Milhares de trabalhadores que contraíram câncer por exposição ao amianto devem ser indenizados num montante estimado, segundo o jornal “Guardian”, entre 600 milhões de libras e cinco bilhões de libras. A decisão foi anunciada em uma sentença histórica do Supremo Tribunal britânico, que encerrou mais de cinco anos de disputa judicial. Os juízes determinaram que as seguradoras deverão indenizar as vítimas ou seus parentes, levando em conta o momento da contaminação e quando foram identificados os sintomas do câncer, anos depois.

    Estima-se que milhares de pessoas contaminadas ou seus herdeiros serão beneficiados pela sentença, já que os primeiros casos remontam aos anos 1940. Acredita-se que, desde então, o amianto tenha causado a morte de cinco mil pessoas por ano e que ainda surjam 2.500 novos casos ao ano. Espera-se, porém, que este número comece a cair após 2015.

    A Justiça se pronunciou em 2008 a favor dos doentes, mas, em seguida, o Supremo Tribunal deu razão às seguradoras, causando “confusão e incerteza entre as vítimas e suas famílias”. Agora, um painel de cinco juízes do Supremo determinou que “a negligente exposição de um empregado ao amianto durante o período em que apólice (de seguro) estava em vigor tem vínculo causal suficiente com a consequente aparição de mesotelioma (um tipo de câncer) para ativar as obrigações do segurador”.

    A Associação de Seguradoras Britânicas saudou a sentença e criticou o “pequeno grupo de companhias independentes” que levaram o assunto aos tribunais. “A associação e nossos membros estão comprometidos a pagar o possível a pessoas com mesotelioma por terem sido expostas ao amianto em seu posto de trabalho”, disse o diretor-geral de Seguros e Saúde da associação, Nick Starling.

    — Sempre nos opusemos a ir aos tribunais. A sentença confirma o que a maioria do setor dava por certo: que o segurador tem de dar cobertura a quem era segurado quando houve a contaminação — afirmou.

    Uma das advogadas dos trabalhadores afetados, Helen Ashton, do escritório Irwin Mitchell, destacou que a sentença “terá implicações mais amplas para pessoas com problemas de saúde relacionados ao trabalho”:

    — Isso vai afetar todos os que sofrem de doenças ou lesões no trabalho que podem demorar para se desenvolver.

  40. A OIT e o restante do mundo estão errados. Quem estão com a razão é o Instituto Crisotila, a SAMA,a ETERNIT e o Leréia.

  41. 87
    Senhora Tania. Admiro sua falta de informação sobre a SAMA. Sou filho de um ex funcionário que hoje tem 70 anos e goza de ótima saúde. Eu e meus quatro irmãos, quando mais jovens estudávamos e praticávamos esportes em uma escola próxima a Mina. Sou o filho mais velho, hoje tenho 47 anos de idade trabalho a 26 na SAMA continuo morando na mesma cidade há 41. No decorrer desse tempo, criei meus filhos( um com 19 anos e outro com 16)que estudaram na mesma escola em que estudei e praticam esportes onde pratiquei e todos nós temos uma ótima saúde.
    Por favor, peço que analise tudo que escreveu acima e veja a bobagem que a senhora publicou. Venha conhecer a SAMA, a estrutura e a qualidade de vida que ela oferece aos seus colaboradores, tanto diretamente quanto indiretamente,e mude sua ridícula opinião a nós e a nossa cidade.

  42. 86
    O senhor Marcelo Barbosa alega cerca de mil mortes por ano devido ao amianto (pode até ser, não sei, pois não tenho conhecimento científico destes dados, portanto posso duvidar). Mas sr. Marcelo, o cigarro mata cerca de dez mil pessoas por dia, isso sim é um número impressionante não?
    Atualmente não sou funcionária da SAMA, mas tive o prazer de fazer parte do quadro de funcionários como menor aprendiz, em que tive o meu esforço com relação aos estudos reconhecido pela empresa. Já não moro em Minaçu, pois estou cursando a faculdade, mas não deixo e nunca deixarei de lutar pela cidade e pelo amianto, pois amo Minaçu e tenho orgulho deste minério que gera tanta dor de cabeça para as Senhoras Tania e Fernanda, já que este foi criado por Deus para que pudéssemos nos beneficiar dele.
    Infelizmente fico constrangida por levar no meu nome o mesmo sobrenome da senhora Tania, mas sou muito grata a Deus por isso não significar nada e por não ter nenhuma relação de sangue com uma pessoa desta espécie.
    O blog apenas se pronunciou no comentário do sr. Marcelo, mas não nos outros, quanta covardia.
    E PARA LEMBRAR, SOU MAIS UMA DOS IMORTAIS HABITANTES DE MINAÇU.

  43. 85
    O que tem a dizer a um ateu se ele não acredita em Deus? O que se tem a dizer a um cego para ver as cores da natureza se ele não vê? O que dizer a pessoas que passam a vida toda tentando empurrar uma única opinião a “guela a baixo” de todos? Fenanda e Tânia, use o cargo que tens e que é pago com o nosso dinheiro para defender as causas que ajudem ao país crescer e não a derrubar nossas riquezes naturais que da forma correta como é industrializado o amianto crisotila só gera divisas ao Brasil. Somos de uma cidade onde é normal se encontrar nas ruas: Médicos, engenheiros, professores, religiosos, poliglotas e variados tipos de intelectuais que ignoram a sua inteligência feita num mundo criado para suas fantasias.

  44. 84
    E muito ruim ver pessoas falando mau do desconhecido, Pois não saber realmente do que se trata. Hoje a SAMA trata seus funcionários com muito respeito e carinho por todos, visando a saúde de todos que ali trabalham. Como morado de Minaçu-GO defendo o uso seguro do Amianto Crisotila da mina de cana brava.
    Minaçu-GO não e um a cidade como a Sr(a). menciono, aqui tem muita infraestrutura aqui tem um povo apaixonado por esta cidade, aqui tem um povo batalhado. Que levanta cedo para garanti o pão de cada dia. Eu Maurides Rodriguês Nascimento defendo o uso controlado do Amianto, que só trouxe e trará benefícios para população Minaçuense.

  45. 82
    Já que temos o direito de expressão, o meu parecer sob a exploração do amianto é o seguinte:
    Grande polêmica! Mas qual será a verdadeira preocupação de quem quer o banimento do amianto? Será mesmo a saúde da população ou tem algo MAIOR envolvido aí? Hoje tudo envolve economia sim. Bom, a preocupação é realmente a economia do Município, haja visto que a segurança com que acontece a extração e o manuseio do amianto na mina local são controlados, consequentemente a saúde está sob controle. A população local deve sim manifestar seu apoio, pois, afinal de contas, somos os principais interessados. Só quero lembrá-los que para criticar ou acusar, é preciso, antes de tudo, conhecer. E se os interessados pelo banimento, de fato, CONHECESSEM A REALIDADE local, a segurança com a extração e o manejo do amianto, os benefícios para a indústria, a preocupação social e ambiental que a empresa tem, certamente vocês seriam nossos aliados. Nem mesmo sou funcionária ou parente de algum funcionário da SAMA, sou apenas uma moradora de Minaçu e EU DEFENDO A EXPLORAÇÃO SEGURA DO AMIANTO. SIM, EU DEFENDO.

  46. 81
    Somos uma categoria forte pela nossa convicção de que estamos lutando por uma causa justa, onde trabalhadores e empresários tem se somado para garantir avanços que tem possibilitado trabalhar com o amianto sem nos adoecer, gerando renda digna e saudável. Aprendam conosco!!!!!

  47. 83
    Marcelo,
    Ao citar uma estatística da OIT, seria prudente você informar qual foi o local que você coletou as informações uma vez que poderiam ser averiguadas, pois nem tudo que se posta na rede é confiável, inclusive certas citações de ÓRGÃOS INTERNACIONAIS, mas considerando seu pensamento, a título de banimento, vamos BANIR A ENERGIA ELÉTRICA do Estado de São Paulo, pois segundo publicado no site da uol cujo link segue anexo, http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/03/29/choques-matam-uma-pessoa-a-cada-dois-dias-em-sao-paulo.htm
    só no Estado de São Paulo morre 1 pessoa a cada dois dias eletrocutadas, numa simples comparação morrem mais pessoas eletrocutadas no Brasil do que pessoas no MUNDO por causa do amianto, segundo suas estatísticas, que sequer você fez questão de distinguir, talvez você não saiba, existem vários tipos de amianto e na sua estatística não discrimina, levando a crer que os números ora informados são mais para formar uma opinião sensacionalista do que uma visão coerente.
    Por isso acredito que não se trata de um cuidado com o trabalhador, mas de uma mera perseguição com finalidades sombrias (é mais fácil denegrir a imagem do concorrente do que ganhar pela qualidade).

  48. 79
    Marcelo Barbosa Barreto says:
    Quando vc cita a (OIT), e diz que mil pessoas morrem por ano, no mundo, vítimas da exposição ao amianto. LEMBRE-SE QUE NÃO DEVEMOS PAGAR HOJE POR UM ERRO DO PASSADO,(USO DE AMIANTO ANFIBÓLIO DE FORMA INDISCRIMINADA). TEMOS MAIS DE 50 ANOS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Eu faço parte da 3a. geração que trabalha com amianto, meu avô trabalhou 8 anos, meu pai 27 e eu trabalho aqui também a 27 anos. Vc está equivocado, precisa falar com quem entende… Não entra nessa discussão colando textos antigos sem conhecimento de causa. Eu SIM!! Posso defender essa causa…

  49. 78
    SENHORA TÂNIA, EM CAIXA BEM BEM ALTA TÁ!
    VOCÊ SABIA DISSO? NÃO!!!!!! ENTÃO LEIA
    Jornalista denuncia “máfia” de advogados
    americanos contra o amianto, envolvendo brasileira
    No programa de Paulo Beringhs, levado ao ar pela TV Brasil Central, no ano passado, o conceituado jornalista Luiz Carlos Bordoni denuncia a existência de uma “máfia”
    internacional que trabalha contra o amianto. De acordo com o jornalista, este grupo é bastante próximo da auditora fiscal brasileira Fernanda Gianassi, considerada a principal
    defensora do banimento do amianto no Brasil, apesar de conhecer a realidade do uso seguro e responsável do mineral no País, que é seguro pelos trabalhadores há mais de duas décadas, não sendo registrados problemas de saúde no setor.
    De acordo com o jornalista, “o comando da guerra contra o amianto tem cara, nome e endereço: é o escritório de advocacia Kazan, McClain Abrams Lyons Greenwood & Harleys,
    nos EUA. Seu chefe é Estiven Kasan, especializado em ações contra o setor amiantífico. É ele quem organiza e banca as principais mobilizações contra o amianto em todo o mundo.
    Patrocinador da ADAO (Organização para a Conscientização sobre Doenças Causadas por Amianto), Kazan também banca movimento próprio, o IBAS (secretariado internacional
    para o banimento de amianto), com sede na Inglaterra e que a exemplo da ONG internacional BAN ASBESTOS é coordenada por Lauren Kazan Allen,
    Irmã dele”, descreve Bordoni, em vídeo exibido durante o programa que
    se debateu o amianto no Brasil.
    Segundo o jornalista,
    Segundo o jornalista, Kazan investe alto: Ajudou a financiar a campanha da californiana
    Bárbara “Boxer” no Senado Americano, onde ela preside a divisão do meio-
    -ambiente. “Também contribuiu para a campanha de John Lee Peter, vice-presidente
    democrata dos EUA, e que quando senador legislou em favor da chamada máfia anti-
    -amianto. Com o slogan: “apenas uma fibra pode matar”, e a disseminação de versões
    fantasiosas sobre os perigos do amianto, Kazan, através do BAN ASBESTOS, vem
    tentando consolidar seu tentáculo no Brasil através de Fernanda Gianassi. Auditora
    do Ministério do Trabalho, Gianassi tem apoiado com firmeza a ABREA (Associação
    Brasileira dos Expostos do Amianto), cujo presidente Eliezer João de Souza teve
    ação impetrada contra a Eternit julgada improcedente pelo Tribunal de São Paulo,
    uma vez que perícia do Insituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo
    não diagnosticou abestose. Gianassi ainda comanda a rede cidadã pelo banimento do
    amianto na América Latina e é coordenadora nacional da BAN ASBESTOS NETWORK,
    a ONG dirigida por Laurie, Irmã de Estive Kazan.
    De acordo com o jornalista, ainda, Laurie, que sempre é escoltada pela brasileira,
    tem feito sistemáticas visitas ao Brasil onde participa de eventos e até de atos de
    inspeção promovidos por Gianassi. No entanto, diz que “ano passado, o movimento
    no Brasil sofreu um grande abalo sobre a já questionada credibilidade”. É que notícia
    divulgada pelo blog italiano LEGIONE PIEMONTE, revela haver uma ‘farsa’ por traz
    de todo relatório que propõem o banimento imediato do amianto no Brasil.
    Trata-se de um relatório, que esteve em tramitação na Comissão de meio ambiente
    na Câmara Federal e apresentado como produto de estudos e pesquisas feitas
    por um grupo de trabalho constituído de parlamentares, uma farsa que a ABREA trabalhou
    nos últimos dois anos.

  50. 77
    SENHORAS, VERDADEIRAS OU FALSAS SEJAM LA QUER FOR, SÓ EXIJO QUE NOS REPSEITEM, SE VOCÊS NÃO SABEM COMO FAZER VENHAM APRENDER CONOSCO, COMO ORGANIZAR DE FATO UM LOCAL DE TRABALHO. LEMBRA DA CAMPANHA OLT? EU SOU TEMPO, E FOMOS OS ÚNICOS DE FATO A SER CAPAZ DE EXECUTAR ESSE PROJETO EM NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO, NEM MESMO SEU IDEALIZADORES FORAM CAPAZES, VOCÊS LEMBRAM DA cut, POIS É, NÓS INTERPRETAMOS A IDEOLOGIA E COLOCAMOS EM PRÁTICA, HOJE REFERENCIA NO BRASIL E NO MUNDO, COM IRONIA OU SEM O FATO É QUE SABEMOS TRABALHADR COM SEGURANÇA.
    VENHA NOS CONHECER PARA NÃO SAIR POR AI FALANDO ASNEIRA POR

  51. 76
    Sr. Marcelo Barbosa, se eu fosse falar de benefícios trazidos para Minaçu através do representade lá da câmara federal, passaria o dia inteiro falando, mas esse não é o foco. O recurso Hidrico das UHE’s já é aproveitado, estou falando da energia elétrica. Já o Rally dos Sertões; graças a Deus não passa mais por Minaçu, pois aqueles esportistas por onde passam desastrosamente, acabam com nossas estradas vicinais e pontes de de madeiras existentes. Não vejo agregar nenhum valor financeiro para o município e sim gastos tendo que refazer as estradas destruídas e consertar as pontes quebradas. Parabéns, agora já somam 03 loucos, acho que é só!

  52. 75
    Acredito que esta polêmica toda sobre o banimento do amianto crisotila e uma causa de grande jogo de interesse financeiro acredito que uma pessoa de Sá consciência não colocar como objetivo de sua vida e persegui um causa que não esta dando retorno financeiro para si mesmo.
    Se fôssemos banir todos os produtos que faz para a saúde teríamos que voltar a idade da pré-história tem milhares de produto que faz mal a saúde, porem temos que lutar por uma lei de uso controlado que já e isso que a SAMA já faz a muitos anos e isso pode ser comprovado por quem quiser visitar a mina.

    E só tenho uma coisa a pedir para estas pessoas que estão lutando a favor o banimento do AMIANTO que olhem o que esta fazendo com a nossa gente, será que vale a pena se vender e prejudicar tantas pessoas inocentes será que isso e coisa de Deus ou do demônio?????????????????????????????

  53. 74
    Cara, Tânia Pacheco

    Com muita insatisfação recebi hoje sua publicação, sei que é livre a manifestação do pensamento e que você, está muito bem aparada pela Constituição Federal de 1988 onde cito o Artigo 5° (Inciso IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato). No entanto, amparado também pela própria lei supracitada, também sou livre para manifestar meu pensamento a respeito de sua citação.

    Você cita em seu artigo, que, seria óbvio que em um espaço de 36 anos gente deve ter morrido, baseado apenas em sua pouca capacidade de raciocínio, precisamos ser claros ao afirmar dados estatísticos, com documentos comprobatórios e etc. Não é uma questão de você achar óbvio ou não.

    Sobre sua citação no que tange o feriado local e os interesses econômicos, deixo claro que, qualquer atividade seja ela de comércio, exploração, produção de bens ou de mercadorias para consumo, gera crescimento econômico não só para a cidade local, mas para o estado e consequentemente para a economia nacional, com o amianto não seria diferente. O interesse na continuação da extração do amianto, afeta sim interesses econômicos, mas não os nossos, não posso informá-la até que ponto, mas se o amianto saísse de circulação hoje, seria substituído por outro material, afinal ninguém vai ficar sem os produtos derivados da fibra, tais como pastilhas de freio e etc. e o que tem por traz disso tudo? Seria apenas o interesse na saúde dos trabalhadores? Ou o interesse econômico gerado com o material que substituiria a fibra?

    O fato é que, não é questão de ninguém ser submetida à lavagem cerebral alguma, muito menos em chantagem de emprego, afinal os trabalhadores da SAMA, possuem a mais alta capacidade intelectual e profissionalismo em suas funções designadas, tendo uma ampla capacidade de trabalhar em vários locais, e mesmo assim, escolheram a SAMA para prestarem suas atividades laborais.

    Não obstante, fazem-se citações de que o caso amianto seria de cunho financeiro, uma coisa é clara, é financeiro sim, mas por parte dos que querem o seu banimento. Se fosse uma questão de saúde, faria uma lista aqui de produtos nocivos à saúde humana e que são livremente comercializados.

    Portanto, gostaria de salientar que, hoje Minaçu, é uma cidade com qualidade de vida, a extração do minério não é nocivo aos trabalhadores, pois respeita todas as normas de segurança, e não nos calaremos para críticas sem fundamentos como a sua.

  54. 73
    Marcelo Barbosa Barreto says:
    29/03/2012 at 15:56
    Com exceção do Ministério da Pesca, não conheço nenhuma outra instituição que tenha procurado viabilizar outra atividade para a cidade.
    E eu sequer conheço alguma iniciativa do Ministério da Pesca. Que eu sei existe alguma cooperativa para criação de peixes.

    Um Deputado nativo sequer se preocupou em desenvolver algum projeto para aproveitar o potencial hídrico das duas UHE’s (Serra da Mesa e Cana Brava.
    Todo potencial hídrico das duas barragens é concedida pela união exclusivamente as hidrelétricas.

    Até o Rally dos Sertões deixou de passar por lá.
    Que coisa não? Sera pq eles deixaram de passar em outras cidades tbm? Não sei qual o critério que eles usam.

    O turismo, que poderia ser desenvolvido, como se faz em Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante foi deixado de lado, apesar das várias cachoeiras que lá existem.
    Tá bom então. Vamos parar com o amianto e vender água de cocô.

  55. Prezada Míria Rosa,
    De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que cerca de mil pessoas morram por ano, no mundo, vítimas da exposição ao amianto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que noventa mil casos de câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose no mundo tenham derivado do contato com a substância.
    Só para lembrar, eu também amo Minaçu.

  56. 72
    Ao invés desse discurso sensacionalista irônico (balela), mostra teus trabalhos que justifica tal raiva que tem em questão a esse mineral. Diga quem financia seus trabalhos “em prol a humanidade” (ou em prol ao propio bolso). Cade seus estudos que emplaca de uma vez que nem o uso controlado do amianto crisotila é possível?
    Será que o banimento de uma vez por todas no Brasil irá acabar com a industria de fibrocimento no pais? Claro que não. Irão usar outra alternativa como fibra sintética. Ai alguém fez questão que maleficio essa outra fibra poderá causar? Até hoje não conheço nenhum estudo em relação.
    Essa sua campanha pra mim não tem nada de humanitário. Discurso sensacionalista sem fonte de nenhum estudo e fonte nas afirmações que diz, tem cara de campanha de algum grupo que defende o banimento do amianto para fins lucrativos.

  57. Com exceção do Ministério da Pesca, não conheço nenhuma outra instituição que tenha procurado viabilizar outra atividade para a cidade. Um Deputado nativo sequer se preocupou em desenvolver algum projeto para aproveitar o potencial hídrico das duas UHE’s (Serra da Mesa e Cana Brava. Até o Rally dos Sertões deixou de passar por lá. O turismo, que poderia ser desenvolvido, como se faz em Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante foi deixado de lado, apesar das várias cachoeiras que lá existem. Enfim, nada fizeram. É uma pena!

  58. 71
    O interesse financeiro fica por sua conta né Sr., Sra. ou indefinido racismoambiental, “DOUTORA TÂNIA e Fernandinha. Os interesses políticos não é só em Minaçu nem aproveitando o “gancho” da defesa do nosso CRISOTILA (EM CAIXA ALTA PARA CUTUCAR A ONÇA COM VARA CURTA)ísso acontece em todo o mundo e em todas as manifestações. Se liga no movimento desocupadas!!!!!

  59. 70
    Querida Tania, fiquei comovido com o texto que você escreveu, principalmente numa semana que perdemos dois monstros sagrados da nossa CULTURA , que foram os casos do Chico Anísio e logo depois Millôr Fernandes. Você conseguiu (com a sua ironia) me lembrar das tiradas sarcásticas que os dois fizeram ao longo de vários anos.
    Agora, depois dessa ironia (não ache ruim, pois foi você que começou), fico pensando como é que pode uma pessoa escrever tanta besteira em um texto e o pior de tudo, ainda conseguiu ser elogiada por uma ANTA, que ainda tem coragem de dizer que “ os trabalhadores, então, comandados por um sindicato escandalosamente financiado pela indústria do amianto”. Como é que pode alguém acusar o outro de ser financiado para defender alguma causa, se essa mesma pessoa vai a Turim, na Itália, acompanhar um processo simplesmente por defender uma causa humanitária (chegou mesmo a chorar de emoção quando foi lida a sentença, lembrei do choro do Chaves). É muita cara de pau para uma só pessoa, chega a ser ridículo, acho que já vi essa novela, tendo como atores alguns políticos.
    Quanto ao seu questionamento: “. Uma pesquisa (presume-se que científica, embora não seja dito qual instituição a fez) que o Prefeito segura com as duas mãos”, pergunte para a sua madrinha ou madrasta, Fernanda Tereza de Calcutá (mais uma vez uma ironia, mas eu não poderia deixar passar essa), que ela lhe responderá que uma pesquisa feita com os ex-colaboradores desde a época que a Mina funcionava na Bahia, foi apresentada no Congresso Nacional, pelo Dr. Ericsson Bagatin, patrocinado pela FAPESP ( se quer saber mais, pesquise, pois não lhe vou dar esses dados de bandeja, se vire).
    Quanto a lavagem cerebral que você falou a respeito da comunidade da nossa querida e adorada Minaçu, você tem razão, e acabei de receber outra lavagem cerebral após ler o seu texto, que para mim funcionou como uma espécie de buzina para avião, ou seja, sem serventia.

    Leia a metáfora abaixo, faça uma reflexão, qualquer semelhança não é mera coincidência e continue a assistir o BIG Brother e tenha muitos pesadelos curtindo a música do Michel Teló.

    GUIADOS POR CEGOS ( o título vai em caixa alta em sua homenagem)
    Já ouvimos muito falar da senhora idosa, num canto da rua, confusa e hesitante na tentativa de fazer a travessia diante de um tráfego intenso.
    Temerosa, ela não conseguia sair do lugar.
    Finalmente apareceu um cavalheiro que, tocando-a, perguntou se poderia atravessar a rua com ela.
    Alegre e muito agradecida, a senhora tomou seu braço e juntos partiram em direção ao lado oposto.
    Foi então que ela começou a ficar mais apavorada ao ver que o cavalheiro ziguezagueava pelo meio da rua enquanto buzinas soavam e freios eram acionados com motoristas dizendo palavras ofensivas.
    Quando finalmente chegaram ao outro lado, ela, furiosa, lhe disse:
    – “Você quase nos matou. Você caminha como se fosse cego!”
    – “Mas eu sou. Foi por isso que lhe perguntei se poderia atravessar junto com a senhora.”
    Em muitas ocasiões nos encontramos aflitos e temerosos diante de situações difíceis e, aparentemente, sem solução.
    Ficamos fragilizados e hesitantes e, quando aparece alguém propondo uma saída, logo abraçamos a nova possibilidade sem o cuidado de verificar se estamos trilhando terra firme ou nos dirigindo a um precipício.

  60. 69
    Prezado Marcelo Barbosa Barreto? (Roberto?)(Gianasi?)
    Se “fora da mina a história é outra”, então eu imagino que deva existir mais de 200 mil mortes no Brasil em função de tantos produtos derivados do amianto, concorda? Porque esses produtos foram fabricados em algum lugar no Brasil.

    As fábricas já existem há muitos e muitos anos atrás, (seja telhas, caixa d´agua, e outros tantos produtos derivados do amianto)!
    O percentual de mortes deveria estar altíssimo !!!

    Onde está esse povo todo que está morrendo por causa de produtos derivados do amianto crisotila?
    Queremos dados que comprovem, porque criticar é para QUALQUER UM, mas provar…

  61. 68
    Bem, essa questão do amianto não é questão de saude e acredito mais que seja de lob político e económico, pois as empresas que produzem fibras alternativas ao amianto, não possuem um produto de boa qualidade e barato o suficiente para concorrer com essa fibra natural. É triste ver tanto sensacionalismo a respeito, pois existem tantos outros produtos muito mais nocivos que o amianto e que ninguem faz campanha para banir, ex: cimento, bebida alcoolica, cigarro, carvão, etc………..

  62. Concordo inteiramente com você, Marcelo. Infelizmente, o que prevalece é o interesse – financeiro, político ou os dois. Está cada vez mais clara qual será a decisão do STF, e tenho dúvidas se será concedido esse tempo para a busca de uma outra alternativa, tanto para as pessoas que trabalham ligadas à mina como para a economia da cidade como um todo. Como você escreve, isso devia estar sendo pensado e resolvido há muito tempo, mas a preocupação é sugar ao máximo, enquanto for possível e antes que acabe. E é extremamente difícil para quem está envolvido num processo como esse (que o conceito de “chantagem do emprego” explica muitíssimo bem) se libertar e buscar suas próprias alternativas, antes que tudo desabe. Mais fácil acreditar que nada acontecerá, como fizeram durante anos os habitantes de Santo Amaro da Purificação, Bahia, em relação ao chumbo da COBRAC e à própria companhia. E o desespero está com eles até hoje.

  63. 67
    TARDEEEEE!
    SOU TORCEDOR FANÂTICO DO TIME DE FUTEBOL DOS VETERANOS DA SAMA (QUE ALIÂS, TA JOGANDO MUITO MAIS QUE O FLAMENGO).
    ACHO QUE O SEGREDO DO TIME É A FIBRAS NOS PULMÕES.
    FIBRA NOS PULMÕES NUNCA FOI O PROBLEMA. O PROBLEMA MAIOR É O BAR QUE FICA DO LADO DO CAMPO, E DURANTE O INTERVA-LO OS VETERANOS COLAM NO BALCÃO E NINGUÉM QUER VOLTAR PARA O CAMPO PARA O 2° TEMPO.
    KKKKKKKKK!

    TIME DE FIBRA!

  64. 65
    Fica aqui o nosso repudio a esses abutres que distorcem os fatos e não têm compromisso com a verdade nem com os trabalhadores, a nossa repulsa contra aqueles que são capazes de matar a própria mãe para justificar seus próprios inescrupulosos interesses, causando prejuízos irreparáveis aos trabalhadores. Que as autoridades de nosso país abram os olhos e investiguem realmente aqueles que precisam de investigação, vejam com os olhos da verdade e faça cumprir o seu verdadeiro papel, prevalecendo o que é justo e sem imparcialidade.

    MINAÇU E SUA POPULAÇÃO TEM OPINIÃO PRÓPRIA, SABE O QUE QUER E O QUE FAZER

  65. 64
    Eu sei o que voces duas estão precisando,venham aqui em Minaçu que voces vão achar, em 9 meses voces terão mais pessoas contra o aminato.

  66. 63
    SENHORA TÂNIA (A ILUNINADA) EM CAIXA ALTA
    SERÁ QUE UMA SIMPLES EMPRESA FOI CAPAZ DE FAZER LAVAGEM CELEBRAL EM TRÊS GERAÇÕES DE TODA UMA CIDADE QUE TEM UM DOS MULHORES INDICES SOCIAIS DO BRASIL? INCLUSIVE O IDH? VOCÊ SUBSTIMOU A INTELIGENCIA E A HORA DE TODA UMA COMUNIDADE DE MAIS DE 30 MIL HABITANTES, DESDE PASTORES, PADRES, PROFESSORES, DOUTORES, PHD’s JUIZES, PROMOTORES, PREFEITOS, SIM NO PLURAL, VÁRIOS PREFEITOS DE NOSSA REGIÃO, VEREADORES, EMPRESÁRIOS, DEPUTADOS E OUTROS TANTOS. SERÁ QUE TODOS COM A FORMAÇÃO QUE TEMOS SOMOS SUICIDAS, IDIOTAS, E TÃO IGNORANTES ASSIM? VOCÊ SENHORA TÂNIA E DEMAIS SEGUIDORES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FALANDO, NÃO CONHECE A NOSSA REALIDADE, NÃO QUEREMOS A SUA COMPAIXÃO, VOCÊ NÃO NOS REPRESENTA E NÃO PODE FALAR EM NOSSO NOME. FICA QUIETA NO SEU MUNDINHO RIDÍCULO, CUIDE DA SUA VIDA, QUE DA NOSSA VIDA CUIDAMOS NÓS.

  67. 62
    HUMMM!! (DISCRIMINAÇÃO/PRECONCEITO contra uma população inteira) Isso cabe um baita processo!! KKKKKKKK!!! Tá no SAL em Tãnia… KD VC rsrsrsrsrsr!!

  68. 61
    Fica aqui o nosso repudio a esses abutres que distorcem os fatos e não têm compromisso com a verdade nem com os trabalhadores, a nossa repulsa contra aqueles que são capazes de matar a própria mãe para justificar seus próprios inescrupulosos interesses, causando prejuízos irreparáveis aos trabalhadores. Que as autoridades de nosso país abram os olhos e investiguem realmente aqueles que precisam de investigação, vejam com os olhos da verdade e faça cumprir o seu verdadeiro papel, prevalecendo o que é justo e sem imparcialidade.

  69. 60
    Porque não juntarmos todos os Minaçuenses e movemos uma ação pública contra essas duas antas travestidas de cordeiro? Caso tenha algum advogado que queira ajudar-nos nesse processo, por favor, entre em contato por esse Blog.

  70. 59
    Diante dessa campanha desenfreada e sem escrúpulo indagamos. Porque VOCÊS “bons samaritanos” que na verdade não passam de fariseus não se preocupam com a mesma ênfase com o trabalho escrevo, com o assédio moral, com a discriminação no trabalho, com a violência contra as mulheres e as crianças e tantas outras atividades sabidamente prejudicial a nossa saúde? CONTANTAS MORTES POR FALTA DE INVESTIMENTO NA SAÚDE PÚBLICAS

  71. 58
    MINAÇU> Quem conhece a sua história e fez e faz parte dela, sabe que aqui e um pedaço do paraiso:sem assaltos, tranquilidade, amizade, companheirismo e muitas outras coisas que se for citar não cabe aqui. devemos sim!!!todos lutar pelo nosso espaço e Cidade pois e daqui que nós tiramos o pão de cada dia e aqui que vimos os nosso pais e filhos nascerem e crescerem!!!!!!!e todos aínda sobrevivem e se fosse maléfico a POPULAÇÃO da Cidade não existiria!!!!que grandes mentirar esta mídia conta sobre o amianto….será que é somente o AMIANTO que mata?????porque não fechar a fabrica de cigarros de álcool de cimento de etc…etc……NÃO NÓS NÃO VAMOS DESISTIR DE NOSSA CIDADE E NEM DE NOSSA RIQUEZA NATURAL!!!!!!!!!!!!DAI-LHE MINAÇU!!!!!!!

  72. 57
    SENHORA TÂNIA, EM CAIXA ALTA. QUANTA HIPOCRIZIA!
    Quais os verdadeiros interesses contra uma atividade genuinamente brasileira, legitimamente capaz de gerar empregos e qualidade de vidas para tantos trabalhadores de forma segura e responsável? Será o governo? Será esses falsos ambientalistas vestidos em pele cordeiro? Será o mercado com suas regras cruéis e sem responsabilidade social? Serão grupos estrangeiros aproveitadores oportunistas disfarçados de defensores, que infiltrados em nossa nação usam pessoas desenformadas sem escrúpulos e sem opinião própria, como folhas ao vento, para manipular dados e se intrometer onde não foram chamadas e em assuntos que não lhe dizem respeito. Será que estes indivíduos estão realmente preocupados com a saúde da sociedade, como dizem? Não queremos suas idiotas preocupações, vão cuidas de suas próprias vidas, a nossa somos capazes de cuidar e muito bem.

  73. 55
    Vamos defender a nossa querida Minaçu, e mostrar que o NOSSO CRISOTILA não faz mal a ninguém. Meu pai trabalhou durante 25 anos na empresa desde a sua fundação, hoje é aposentado e graças a Deus não tem nenhum problema de saúde e a SAMA dá toda a assistência aos seus aposentados na questão de exames anuais e até hoje não conheço caso de ninguém que tenha falecido por causa do NOSSO CRISOTILA. Meus irmãos trabalham na SAMA, minha família mora em Minaçu a mais de 35 anos, fomos quase umas das primeiras famílias a chegarem na região, e essas estórias que andam falando de morte, de isso e akilo isso tudo é inveja, pois Minaçu tem a terceira maior mina de amianto crisotila do mundo, e ainda tem amianto para muitos anos de escavação.
    Quem ainda não conhece a SAMA e seus processos de preservação do meio ambiente, melhoria de vida que fornece aos seus colaboradores e familiares, está perdendo muita coisa, recomendo a vc Srª Tania, a fazer esta viagem e conhecer todos os processos e conversar com as pessoas de idade que trabalharam toda a sua vida e criaram seus filhos naquela região e ai sim verás que toda essa movimentação é em vão.
    A SAMA não pode acabar, se isso acontecer vai acabar com toda a nossa Querida Minaçu e todos que dela necessita.

  74. Estive na SAMA em duas ocasiões. Conheço o processo de extração/produção de amianto em Cana Brava. Conheço pessoas que trabalham na mina e tenho parentes que moram na cidade. Acredito que a SAMA tem o controle no processo de extração/produção e estou convicto que o amianto (crisotila ou anfibólio) é cancerígeno. Na minha opinião, a questão principal neste debate é que não se pensou numa outra alternativa ou atividade econômica para Minaçu. Aliás, para a região, que será impactada com o possível fechamento da mina. Não sei se o STF vai decidir pelo fechamento imediato. Acredito que caso optem pelo banimento do amianto no Brasil, os ministros saibam agir não só com justiça, mas também com o bom senso. Que eles dêem um prazo para que o mercado possa absorver parte da mão de obra que sairá da mina. Infelizmente, políticos das várias esferas aproveitaram o discurso de defender a SAMA e a cidade, quando na verdade deveriam pensar em outra alternativa para a cidade. Ao invés, preferiram fazer de Minaçu seu curral eleitoral. Todos sabiam que isso ia ou vai acontecer. Cedo ou tarde a mina será desativada. Será que apenas quem produz (Brasil e Rússia) estão com a razão? Será que o resto do mundo está equivocado em afirmar que o amianto é cancerígeno? Uma coisa é o amianto dentro da SAMA, outra coisa é o amianto fora dela. Dentro, talvez tenha o controle com qualidade de excelência, fora da mina a história é outra.

  75. 54
    Repudio tanta ignorância e desrrespeito ((Dona Mária…)) Fernanda Giannasi com nós de Minaçu- Go, porque a senhora esta tão preocupada com as pessoas? Alegando as coisas que não tem evidência e nem provas. Qual é sua profissão, o que faz da vida, porque tanta preocupação conosco…Porque Dona, você não arruma um namorado e some do Brasil… Já que há tantos doentes assim como você prega, cuidado a sua doença pode contagiar outras pessoas… FUI….

  76. 53
    Preconceito (prefixo pré e conceito) é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições. Venha conhecer Minaçu-GO e particulamente a mineradora! Pesquisa na internet e tira conclusões e facíl! Para concluir melhor sua pesquisa veja de perto como funciona a Mineradora e depois sim você pode da sua opinião sobre o Assunto do Amianto.

    Serão os fantasminhas do amianto dançando?

    R: Não será e nem foi, issu e uma obra das crianças do municipio de Minaçu-GO em defesa do Uso seguro do amianto!

  77. 52
    Gente a Tania não existe, foi GIANNASI quem criou essa personagem…. A véia é “MALA” (desocupada) kkkkkkkkkkkkkkk!!!!

  78. 51
    Familia minaçuense,
    Nós não precisamos perder tempo respondendo a famigerados comentários infundados dessas duas “senhoras”. Assim como Eugênio e outras milhares de pessoas eu também nasci e cresci na vila da Sama, meu pai foi funcionário da empresa até se aposentar, meus filhos estudaram até ano passado na escola ali localizada que eu pagava com orgulho… e se hoje não estamos em Minaçu é por que novas oportunidades surgiram, mas assim que eu tiver a minha chance é pra lá que voltarei. Sabe por que “distintas senhoras”??? Por que amo e me orgulho da minha terra que de venenosa não tem nada, ao contrário, Minaçu sim é uma cidade tranquila, bonita e com notável qualidade de vida e principalmente com pessoas inteligentes e capazes de raciocinar e tomar iniciativas em defesa de seus interesses econômicos e sociais. E na minha humilde opinião, assim como as “senhoras”, ACHO que se tem alguém coagido, retardado e alienado nessa história não somos nós a família minaçuense.
    Sabe “senhoras”, antes de falar de um povo estude a sua história, a sua economia e a sua sociedade, por que só assim tereis fundamentos plausíveis para critica-lo… caso contrário, esse povo reagirá e a resposta será essa que voces duas estão tendo.

  79. 49
    Falou e disse !
    CHEGA DONA FERNADA GIANASI ! VÁ PROCURAR CAUSA PARA LUTAR QUE REALMENTE PENSA NAS PESSOAS.
    VÁ LUTAR POR CAUSAS QUE ESTÁ MATANDO TODOS OS DIAS E COM CERTEZA NÃO É O AMIANTO CRISOTILA!
    TEREI PENA DE VOCÊS SE VIEREM DEBATER COM A POPULAÇÃO DE MINAÇU.

  80. 44
    Seremos irônicas então…

    Vamos eliminar não só o amianto de nossas vidas como também o sal, os refrigerantes, as gorduras, as bebidas alcoólicas, os cigarros, os combustíveis poluentes, as fábricas poluentes, os corruptos e as pessoas irônicas!!!
    É isso aí Tâninha!!!! Continua sendo assim, patética!!!!

  81. 43
    Kd os comentários 40 e 41 que eu enviei?
    Não vão aprovar??

    Tânia QUERIDA,
    O fato de você ter sido reprovada no Processo Seletivo da SAMA, não quer dizer que as oportunidades se acabaram. Logo, logo surgirá vagas para Operador Industrial e você poderá concorrer, apenas precisa passar nos testes.
    Acredito que esse seja o mais difícil para você! SER APROVADA NOS TESTES!

  82. 43
    Essa Fernanda e essa Tânia são taradas por destruição, agente torce para que vcs inclusive você Fernanda, de tanto falar em câncer morra exatamente desse mal, o nosso Deus é justo e pessoas destruidoras igual a vocês vão pagar por todo esse mal que tem nos feito. Vamos vencer essa luta e vocês vão sofrer tanto que vai morrer de câncer. Fomos as ruas pra mostrar que nao tem ninguém doente. É você que está doente de maldade. Venha participar de um debate com a comunidade. Fica aí o convite.

  83. 42
    Tânia QUERIDA,

    O fato de você ter sido reprovada no Processo Seletivo da SAMA, não quer dizer que as oportunidades se acabaram. Logo, logo surgirá vagas para Operador Industrial e você poderá concorrer, apenas precisa passar nos testes.
    Acredito que esse seja o mais difícil para você: SER APROVADA NOS TESTES!

  84. 41
    Tânia QUERIDA,

    O fato de você ter sido reprovada no Processo Seletivo da SAMA, não quer dizer que as oportunidades se acabaram. Logo, logo surgirá vagas para Operador Industrial e você poderá concorrer, apenas precisa passar nos testes.
    Acredito que esse seja o mais difícil para você! SER APROVADA NOS TESTES!

  85. 40
    CARAS TANIA E GIANASE,

    Pedimos que respeitem nossa cidade, nossa empresa, nosso produto e principalmente nossas famílias e a população de Minaçu!
    Com orgulho estamos na luta contra o banimento do amianto crisotila sim, e agora contra vocês também!
    Porque vocês DUAS não tem respeito pelo SER HUMANO!
    Procurem pensar em PESSOAS ao invés de pensar em seus BOLSOS!
    Eu trabalho nessa empresa, com orgulho, quero aposentar aqui!

    Aqui temos o que vocês não tem: QUALIDADE DE VIDA !

    Aqui tenho o sonho de ver meus filhos trabalhando na SAMA assim como eu, e olha que o mercado está aberto para trabalhos em outras empresas de outras cidades. MAS É AQUI QUE SONHO VER MEUS FILHOS TRABALHANDO ! É EM MINAÇU-GO ! É NA SAMA !
    RESPEITEM A DECISÃO DE MINAÇU!

    Aqui não tem ninguém comprado, nem foi feito “lavagem cerebral” aqui estamos porque QUEREMOS, porque ACREDITAMOS, porque aqui estamos VIVENCIANDO o trabalho da SAMA. Que é CONTROLADO, que é SEGURO!
    Aqui se tem TRANSPARÊNCIA! O que não existe em muitas empresas!

    “DOUTORA” TANIA, VOCÊ que pelo jeito tem várias “graduações”, com “tanto conhecimento”, como pode DESRESPEITAR um movimento bonito como foi feito, sem ao menos ter vindo conhecer de perto e saber mais a respeito? Trata-se de um movimento de PESSOAS!
    E PESSOAS merecem RESPEITO!

    Quem é VOCÊ SRA TÂNIA para falar de MINAÇU???
    Em suas GRADUAÇÕES, não te ensinaram o que é RESPEITO, ÉTICA??
    Existe algo mais por trás disso tudo?? Quem financiou?? Qual ONG?? Quanto a isso ninguém tem dúvida: OS INTERESSES FINANCEIROS PARA RETIRAR O AMIANTO DE CIRCULAÇÃO FALAM MAIS ALTO! Você é apenas mais uma, de poucos!
    Para seu conhecimentos, Mineradores estrangeiros vem ao Brasil sim para conhecer o modelo da mina brasileira de Minaçu. Que é exemplo para muitas! EM TUDO! Inclusive sua área.
    Aqui temos o poder de parar a produção da mina se entendermos que há risco no ambiente de trabalho, e com estabilidade de emprego. Nenhuma outra mineradora tem isso!
    Toda mineradora quando inicia-se não se sabe se vai ser prejudicial ou não, então doença do amianto é coisa do passado e não devemos pagar por um erro do passado. Estamos no hoje, agora, no BRASIL, onde se tem um trabalho seguro e controlado, será que é tão difícil vocês entenderem isso?
    Poxa! São graduadas??? ENTÃO já deveriam ter entendido isso!

    O Jornalista acima, José Moreira, falou bem em suas colocações, se aparecerem aqui iremos recebê-las com o mesmo respeito que estão tendo por NOSSA MINAÇU e por NOSSA SAMA.

    Procurem lutar por causas que realmente estão matando todos os dias, DEIXEM-NOS em Paz!

  86. 39
    Senhora Tânia, esta de parabéns por tanta besteira escrita, conhece Minaçu? Uma cidade no interior do Norte Goiano, 520 km da capital do Goiás, com mais de 30 mil habitantes e todos com uma convicção “Defendermos nos trabalhos e nossa cidade” você sabe o que isso? Acho que não. A senhora poderia ter pesquisando antes de escrever tudo isso. A SAMA é uma empresa que esta entre as melhores para se trabalhar, ganhos vários prêmios, nos preocupamos com meio ambiente e com o bem estar de todos os colaboradores e tenho orgulho de fazer do quadro de colaboradores da SAMA, mas isso não vem a caso, por que temos o QI bem baixo.
    Convido você com seu QI elevando para conhecer nossa MINA.
    Depois de tudo tenha dignidade de pedi desculpas a toda a população e trabalhadores que você ofendeu. Respeite o povo.
    Sou 100% a favor do amianto e quem sabe imortal………………

  87. 38
    Cara FERNANDA GIANNASI, quem sabe se a SAMA não lhe der uma oportunidade de trabalhar na empresa, você mudaria a sua visão com relação a empresa!? Não é??

  88. 37
    “É hora de mudar! Já é muito improdutivo esta polêmica encima do amianto Fernanda”

    Acho que seria mais produtivo para população se pegassem outro seguimento para críticar, quem sabe assim vocês se tornam positivas! contribuiriam para um outro desenvolvimento, mais um ambiente saudável e seguro assim como o do Amianto nosso.

    “Aqui minha avó trabalhou, meu sogro aposentou, eu e minha esposa trabalhamos com orgulho, todos com muita saúde graças a Deus e a Seriedade da Empresa SAMA em seu processo.”

  89. 36
    Tania Pacheco!… Parabéns pela sua colocação, só que você esqueceu de registrar em seu majestoso texto que 100% dos trabalhadores da SAMA aos quais você se refere tem um QI mais elevado do que o seu, outra coisa você esqueceu de mencionar também que eles são trabalhadores honestos e que não vive de propinas como determinadas pessoas que recebem somas vultuosas para defenderem o banimento do amianto e inventar mentiras a respeito do município de Minaçu. Esse seu texto reflete bem o seus desespeiro em virtude do nosso movimento que foi um sucesso, mais isso não fica por aqui não, os manifestos vão continuar e com mais concistencia não vamos permitir que se praticam injustiças contra nós… Respeite os nossos direitos, respeite o nosso povo, respeite o nosso município e pra ser sincero essa estrategia sua não cola mais não, se quiser ter sucesso na sua profissão inventa outra…
    Jornalista José Moreira

  90. 35
    Eu me envergonho de pessoas que se dizem jornalistas e agem assim com tamanha falta de ética e responsabilidade jornalistas iguais a vocês deveriam serem banidas da profissão, isso sim que seria justiça… É uma vergonha deparar com esses textos revanchistas de vocês, respeitem o povo minaçuense, que são trabalhadores honestos e nenhum recebem propina de ninguém para tentar plantar falsos testemunhos… Nem vou comentar mais vocês não merecem atenção nenhuma, antes nós estavamos convidando vocês para virem aqui, mais acho que não seria uma boa não, arrisca vocês levarem uma surra boa aqui para aprender a respeitar os direitos dos outros e nunca mais mentirem para tirarem proveitos pessoais…

    José Moreira – Jornalista.

  91. 34
    CARA TÂNIA (ASSIM MESMO, EM CAIXA ALTA QUE VOCÊ DETESTA, que é pra te irritar, assim como seu texto me irritou):

    Meus pais me deram educação mas, assim como você não teve educação nenhuma em falar do povo de Minaçu, não vou me esforçar nem um pouco pra ser gentil.

    Não a conheço – nem faço questão – mas seu texto, infestado de ironias nojentas (que a cúmplice Giannasi chamou de “sutil”) mostra claramente que É UMA PERFEITA IGNORANTE no assunto Amianto Crisotila, quando fala de pessoas morrendo até de “túnica vaginal” e quando diz “…suas famílias, que os recebem em casa ainda com os resquícios do pó mortal, que lavam suas roupas, que têm contato com seus objetos pessoais empoeirados…” Ora, qualquer um que já visitou a SAMA sabe que ninguem leva uniforme pra casa; pra isso a empresa dispõe de uma lavanderia industrial.

    Tânia, se não tem o que fazer, posso sugerir outras formas de se sentir útil. Que tal:

    – Lutar contra a emissão de Monóxido de Carbono?
    – Lutar para o banimento da Coca Cola?
    – Lutar contra as torcidas organizadas do futebol? Essa sim, mata muito!!!
    – Lutar pela melhoria das nossas estradas, que mata muita gente?
    – Lutar contra a corrupção dos bandidos de Brasilia? Esses sim, você deve conhecer muito bem.

    Pra fechar, agora novamente em CAIXA ALTA (Só pra te irritar de novo):

    SE O AMIANTO FOSSE TUDO ISSO, A SRA. GIANNASI JÁ TERIA BATIDO AS BOTAS A MUITO TEMPO, POIS VIRA E MEXE ELA TÁ AQUI NA NOSSA MINA, RESPIRANDO O NOSSO AR E ENCHENDO O NOSSO SACO. É… QUEM NÃO TRABALHA, ATRAPALHA.

  92. 33
    Acho engraçado, uma pessoa que não tem ligação alguma com a cidade escrever de certa forma. Isso que alienia as cabeças, uma pessoa que sabe escrever e digamos, de influência, falar de um assunto de tamanha importância com tamanho desdenho. Porque se fecharmos, é claro que apenas alguns funcionários saíram prejudicados (sim, agora estou usando um artifício que abusou, ironia). O lazer, saúde, educação e projetos sociais a sama não proporciona (sim, denovo a ironia está pairando), fato esse que gera tanta polêmica quando acontecimentos a muito tempo atrás ( vide que a sama não mecanizou nem um pouco né? O que 15 funcionários antes faziam, agora 3 fazem) onde trabalhadores trabalhavam diretamente exposto, hoje muito pelo contrário, totalmente segurados e a mesma trabalha com uma linha de fibra muito abaixo da estipulada por lei. Porque só falar do assunto apenas com seu ponto de vista é muito fácil. Venha nos fazer uma visitinha e ver a verdadeira realidade.

  93. 32
    Essas pessoas que acham que sabem o que estão falando são umas idiotas. Com certeza ela nem nunca veio a Minaçu pra saber a realidade, nunca nem se deu ao trabalho de pesquisar o que realmente é feito pela empresa. Eu te desafio a vir em Minaçu e conhecer a empresa. Ou você é tão pobre de espírito que prefere ficar no conforto da sua casa criticando sem saber o que realmente se passa?

  94. 31
    Nasci em Minaçu-GO,no hospital da sama,meu pai trabalhou muitos anos no inicio da mina de amianto crisotila,e nunca teve problemas de saúde que tivesse sido causado por amianto,somos trabalhadores saudáveis que precisamos do bom desenvolvimento da cidade e qualidade de vida a qual a sama tem contribuído com emprego pra população de Minaçu.Venha conhecer a beleza de nossa cidade e saber de perto o que se passa por aqui.

  95. 30
    Isso tudo por causa de que hein? Lógico interesse financeiro como você mesmo citou , querem que o amianto crisotila ,produto nacional saia do caminho de empresas internacionais , com produtos caros e de pouca resistência e qualidade,nada mais que um complô formado por pessoas medíocres e extremamente ignorantes.

  96. 29
    É de se indignar a falta de conhecimento sobre o assunto em destaque da autora desse texto pobre e difamador sobre o Amianto Crisotila,sou aluna da escola SESI SAMA e filha de funcionário da empresa,e moro no condomínio residencial onde a empresa está localizada ,e NUNCA vi ninguém ir parar no hospital por causa do amianto , só quem já visitou a empresa sabe dos padrões de segurança absoluta existentes por lá , essas pessoas que falam e só falam com certeza nunca estiveram lá dentro , onde tudo acontece.Nunca quiseram ouvir a população , saber da nossa real história , dos nossos problemas reais e graves que não tem nada haver com o amianto , que pelo contrário , trouxe desenvolvimento e qualidade de vida para essa cidadezinha do interior do estado de Goiás e SIM esse município , por causa de pessoas como você , ignorantes e cheias de pré conceitos que não tem nem a capacidade de vir até aqui e visitar tudo de perto , aí sim poder julgar se isso será possível após conhecer sobre o assunto de verdade.

  97. 28
    Trabalho na SAMA há 15 anos, mas antes disso, já morava com a minha família na Vila Residencial da empresa, pois meu pai trabalhou mais de 20 anos aqui e só saiu depois de aposentado e com perfeita saúde.
    Inúmeros trabalhadores têm mais de 10 anos na empresa, outros tantos, mais de 20 e vários outros com mais de 30 anos de trabalho e continuam na empresa, todos com saúde, graças a Deus e às ações sérias que a SAMA desenvolve.
    É possível sim, trabalhar de forma segura com o Amianto Crisotila. Quem duvida disso, provavelmente não conhece a empresa SAMA S.A. – Minerações Associadas.
    Fico muito feliz em ver meu filho de 9 anos tendo aqui em Minaçu a mesma infância que tive e com uma EXCELENTE QUALIDADE DE VIDA! Torço para que ele seja também um futuro colaborador da SAMA.

  98. 27
    Meu pai trabalhou e aposentou nesta empresa, e vai muito bem de saúde, meu esposo também trabalha na empresa, e vai muito bem também. Acredito ser uma falta de respeito muito grande nossa população ser chamada de alienada, somos esclarecidos o bastante para defendermos nossos ideais. Refaço a pergunta que não quer calar: Quem patrocina a ONG das senhoras mesmo?.

  99. 26
    A senhora deve achar que na cidade, andamos de carroça puxada a bois, o minério é extraído a picareta, a taxa analfabetos é de 72% e que os trabalhadores da mina andam pela cidade com fibra de baixo da unha, no meio do cabelo e que ser der um tapinha nas costas a o pó cancerígeno e mortal voa e mata todos num raio de 15KM, você realmente acha que disfarçar com ironia a sua falta verídico conhecimento engana alguém?

  100. 25
    Diante de tamanho descaso para um manifesto justo e ordeiro, onde um povo grita por justiça e coerência, chamando a atenção das autoridades competentes, para fazer um julgamento justo deste impasse, onde de um lado meia dúzias de pessoas proliferam informações e dados de fatos relacionados a um passado obscuro onde empresas conduziam seus negócios suas fábricas de forma irresponsável, não me refiro exclusivamente ao amianto, mais todo processo industrial e de mineração do passado, eram conduzidos visando unicamente lucros, deixando de lado a valorização do ser humano, considerado unicamente como força de trabalho, o tempo é curto para mencionar tantos danos na saúde de trabalhadores que colhem hoje nas suas vidas consequecias de várias atividades insalubres. O que é estranho em tudo isso, porque só o amianto? que e hoje produzido de forma segura, tem sido o vilão,e não incluiram nesta gerra outros produtos(minerais)como carvão, berilo e outras minerais que geram poeiras metálicas, e diga-se de passagem não tem os controles ambientais adotados na mineração de amianto. De forma racional só tenho uma resposta para tamanho esforço para o banimento do amianto. Interesses econômicos em tirar o amianto do mercado.

  101. 24
    Sou filha de colaborador da Mineradora que estrai um mineral chamado AMIANTO ! Nunca soube de ninguém que ficou doente por causa deste mineral; a SAMA trás benefícios para a população, para cidade e ate mesmo para o país ! Além disso a Empresa Sama se preocupa com o bem estar da população maniaçuense ! Então para as pessoas que não entendem o assunto , deviam pesquisar e se atualizar melhor sobre este mineral e para de supor coisas que não sabem ! ! ! FICA A DICA !
    A SAMA NÃO PODE FECHAR !

  102. 23
    Gostaria que a senhorita viesse fazer uma visita pra poder falar , porque pelo que foi dito você não entende absolutamente nada sobre o assunto além de que não sabe dos benefícios da empresa na cidade e quantas famílias dependem disso . PROCURE SE INFORMAR MAIS SOBRE O QUE FALA QUERIDA !

  103. 22
    moro em Minaçu a 31 anos. e ate hoje não soube de um caso de pessoas que teve doença. sou contra o fechamento da sama. . todos estão falando que o amianto prejudica a saúde. a sama crisotila possui uma estrutura de teste a mais de 40 anos que faz testes na cidade e em volta da cidade para saber se possui algum problema no ar. todos os teste e sempre abaixo … ex.. se o minimo e 10 . esta dando 0,01.. essa coisa que fala que a sama esta para fechar. e mais jogada de politica. meus pais eu meu irmão . temos caixa de água de amiga. meu pais a mais de 65 anos. e nunca tivemos problema . todos somos muito sadios.

  104. 20
    Prezadas senhoras Tânia e Gianase, vocês estão preocupadas com os casos de câncer de pulmão de pessoas em Minaçu (casos esses que ninguém comprova, só fala!), decorrentes da atividade com o nosso crisolila?? Pois saibam que a reciprova é verdadeira!! Me preocupa a DOENÇA DA ALMA E DA LÍNGUA DE VOCÊS DUAS, pela capacidade insultar, mentir e subestimar toda uma popolução. RÍDICULAS minhas caras, SÃO VOCÊS!! Somos cidadãos orgulhosos e confiantes que é sim possível trabalhar com amianto de forma segura! Lutaremos até o fim, pois amamos nossa cidade e confiamos na integridade e ética da empresa SAMA!

  105. 19
    Senhoras TANIA E FERNANDA GIANNASI,
    Muito prazer em poder discutir com as senhoras, tao conhecedoras do assunto AMIANTO CRISOTILA, a condição de pessoas moradoras do municipio de Minaçu. Como foi relatado anteriormente, devem mesmo ter conhecimento especifico nas áreas biologicas, quimica e afins e com certeza devem ter feito pesquisas que envolvem o uso do amianto, em especial na mina de cana brava. Mais ainda, devem conhecer bem de perto como vivem e trabalham as pessoas do municipio, para discorrerem com tanta propriedade a situação de manobra, subestimando totalmente a inteligencia e a capacidade cognitiva de cada cidadao, desde aquele que ainda nao concluiu seus estudos, até o mais graduado, que tenho orgulho em informar-lhes, sao muitos. Medicos, Dentistas, Advogados, Fisioterapeutas, Psicologos, Fonoaudiologos, Veterinarios, Professores, Engenheiros, Musicos, Policiais, Juiz, Promotor e outros, muitos outros habilitados e com condições extremas de responder por seus atos e com opinioes proprias, formadas e com certeza sem nenhuma manipulação politica ou influencia financeira. Vcs deveriam vir e conhecer o tratamento dispensado, porque o conhecimento in loco é muito importante pra se formar opinioes. Vcs com certeza nao devem ter conhecimento de valores financeiros que ajudam e muito na renda de cada familia daqui, porque a grande maioria de comerciantes e moradores se beneficiam dos recursos gerados com a venda do AMIANTO CRISOTILA e que resultam em ICMS, empregos e moradia, e que, pelo posicionamento de cada uma, devem estar tirando,proveito com esta posição,talvez até financeiramente, digo. O ato das pessoas que organizaram o evento chamado de ABRAÇO COMUNITARIO, foi promovido por um grupo de pessoas, e nao pela Prefeitura, que tem a mesma preocupação de todos os minaçuenses, e ao contrario do que pensam as senhoras, nao se deixam levar por mesquinharia, mas que sao muito valorizados, porque sao tratados como gente. E engraçado, as pessoas por aqui tambem morrem, das mais variadas causas, inclusive de acidente automobilistico. Incrivel não é? A venda de cigarros, drogas, bebidas não incomodam a vcs nem um pouco, porque será? Como somente o AMIANTO as incomodam tanto? Caiam na real, encontrem algo realmente util pra fazer, que ajude a minimizar o problema do desemprego, da fome, da miseria e tantos outros ao inves de se preocupasr com o que nao é da conta de vcs.

  106. 18
    Fernanda Giannasi, sua ONG é sustentada por quem? Ou a senhora sozinha faz este barulho todo, você alem de louca é uma pessoal sem informação coerente alguma!!

  107. 17
    Brincadeira Sr. Tânia!!!!!

    Confesso que nós aqui de Minaçu ficamos irritados com tanta mentiras que falam a respeito do amianto,o pior que tudo indica que a Senhora tem uma parceria com a Fernanda, pessoa que conhece nossa Mina e nossa Cidade e sabe, e lá no fundo sabe que nós trabalhos com segurança e que não exise doentes do amianto da década de 80 pra cá, ela tem mesmo é o Zoi gordo encima de nossa riqueza, é uma pessoa desumana e só pensa em si próprio, não pensa na população que ela esta prejudicando, eu conheço várias Mineradoras e quem dera alguma tivesse a segurança que existe na SAMA, Somos um exemplo para qualquer Mineradora, pare de tentar nos tirar o nosso excelente e saudável ambiente de trabalho que conquistamos através da nossa seriedade e responsabilidade neste processo, onde a Senhora sabe muito bem mais não declara é claro, seu interesse é maquiavélico. Da última vez que veio aqui como não encontro o que queria, teve que tirar foto de telha de aranha e falar que era fibra. Desista Fernanda, não esqueça que existe um Deus sobre todas às coisas e a vedade mais cedo ou mais tarde prevalecerá. “Fico pensando, será que a Senhora consegue deitar e dormir tranquila mesmo sabendo que tira a paz de divesas pessoas por puro interesse próprio.”

    Faça que nem o Deputado Giovani Cherini, que cometia o mesmo erro que a senhora em falar mau do amianto só porque ouviu falar, que após vir a Mina viu a verdade e teve a humildade de reconhecer que estava errado. Veja sua fala ao final da Visita:
    “Eu não sabia que o trabalho do Amianto era tão organizado, não sabia que existia uma comissão como a de vocês aqui. Por anos fui contra o Amianto, por simplesmente ouvir falar que era prejudicial à Saúde, foi uma dificuldade para me convencer a vir aqui, mais se de alguma forma eu já prejudiquei o seguimento de vocês, fiquem sabendo que vou sair daqui com uma ótima impressão, vou defendê-los de agora em diante.”(Giovani Cherini)

    Fala da Comissão logo após: Senhor Deputado, ficamos bastante preocupado com essa fala, lhe explico, Sei que quando alguém fala mau de algo para uma pessoa é natural que você fique com uma imagem negativa a respeito. Até aí é compreensivo, Mais o Senhor, juntamente com os demais líderes políticos são representantes do povo, não podem ser descompromissados a ponto de tomarem partidos a respeito de assuntos tão sério como esse, onde envolve milhares de trabalhadores, simplesmente por que, “ouviu dizer”, O pior é que o Senhor não é o primeiro que vejo tomar este tipo de atitude. Isso tem que ser assunto tratado com urgência em Brasília em suas reuniões entre os demais Deputados e políticos em geral! Os senhores têm que parar de tomarem partidos sem conhecerem o assunto de perto! Não digo isso simplesmente relacionado ao Amianto de Minaçu não, digo isso a nível de Brasil, façam um levantamento de dados, estudem melhor os assuntos antes de tomarem um partido. Perdoe deputado, pelo meu desabafo, mais me senti na obrigação como cidadão esta lhe passando nosso sentimento, pois acredito que existem sim homens sérios que querem mesmo melhorar nosso Pais, tanto é que nosso País já melhorou muito ao longo dos anos, acredito também que o Senhor seja um deles, mais como todo ser humano, é passivo de erros, mais nunca é tarde para corrigi-los, levante essa bandeira, não deixe outros Deputados continuarem cometendo o mesmo erro, tomando partido sem conhecer o assunto, nos ajude enviando mais amigos políticos como o Sr. Nos prometeu para conhecer nosso processo, pois temos total confiança que hoje é seguro trabalhar com amianto, Não deixe que todos nossos investimentos de máquinas que absorvem a poeira em nosso processo, que reivindicamos durante décadas e hoje nos dão um ótimo ambiente de trabalho seja jogado fora simplesmente por interesse econômico de um concorrente de nosso produto. Acreditamos que assim como o Senhor, não será diferente a conclusão dos demais que vierem aqui, uma vez que não se ver em outra mineração processo seguro igual ao nosso. “Para nós aqui da Mina, essa polêmica do amianto, nos trouxe uma coisa positiva, pois encima desta pressão, a empresa teve que investir muito no controle de poluição, e hoje nós trabalhadores gozamos de um ótimo ambiente de trabalho, agora nos ajude a mantê-lo.”

    Pegue com exemplo Senhores do contra a verdade, sejam humanos, não olhem só para seus umbigos…

  108. 16
    VI ESSE COMENTÁRIO POR ACASO E RESOLVI ENTRAR. ESTOU ESCREVENDO EM MAISCULO PORQUE SEU SAITE TEM LETRINHA MUITO PEQUENININHA. A SENHORA JA LEU MESMO SOBRE O ASSUNTO? SABE O QUE ESTA DIZENDO. PORQUE UMA CIDADE NAO PODE SE MANIFESTAR? POR QUE A GENTE TEM QUE TER BABÁ COMO A SENHORA? EU HEIN?

  109. 15
    Senhora Tania, a SAMA está em qual classificação em grau de risco a saúde humana? dentre tantas fabricas poluidoras e outras que trabalha com produtos perigosos, será que a senhora tem o mesmo ódio de todas, assim como voce tem do texto com CAIXA ALTA e da SAMA??? pelo que eu percebi voce odeia qualquer coisa. depede é do seu ponto de vista.

  110. 14
    Cara Tania Pacheco, muito me admira a sua ironia.
    Antes de falar e julgar precisa conhecer!
    Venha conhecer a nossa cidade e a Sama!

  111. 13
    Cara Fernanda Giannasi, muito me admira uma pessoa com um perfil de conhecimento tão apurado como você se pronuncia desta forma contra uma população inteira de uma cidade, que conscientemente apenas defendem os seus interesses, uma população que se propuseram a se manifestarem justamente para dar um basta nessas baboseiras, nessas mentiras que infelizmente pessoas como você inciste em veicular pelos quatro cantos, é muito simples reúna
    os seus patrocinadores, as pessoas que comungam com você essa ideia maluca para virem aqui em Minaçu e na oportunidade visite algumas casas nesta brava cidade e confira vocês mesmo a situação real do nosso povo,te confesso que a sua decepção sera grande, pois ao contrário do que você prega, aqui respiramos um ar puro e saudável que vocês que vivem ai nos grandes centros desejariam ter esse privilegio, porque que ao invés de vocês tentarem banir o amianto vocês não tentam banir o cigarro(FUMO), o Álcool e outras drogas bem mais maléficas do que o amianto, esses sim matam 100 vezes mais do que o amianto, não adianta as suas argumentações para Minaçu, o povo minaçuense não vai mais aceitar as suas provocações e por favor respeite esse povo que apenas esta lutando para garantir a sua sobrevivência, enquanto você com a sua ignorância e interesse próprio tenta ludibriar os de boa fé para defender uma causa que atenda os seus interesse, chega de tanta mentira, o nosso povo já lhe deu a nossa resposta.
    Jornalista Zé Moreira.

  112. 12
    “Doutora” Tânia, vou ser direto em meu comentário: sou funcionário (com muito orgulho) da empresa SAMA S.A. – Minerações Associadas e não preciso e nem sou obrigado a acreditar que o crisotila não faz mau algum, se trabalhado de forma segura e responsável como fazemos e que a senhora e a dona fernandinha também conhecem! Eu percebo e sou convícto da nossa responsabilidade com a vida humana, eu não seria louco a ponto de trabalhar em uma empresa se manifestasse sequer um risco mínimo à minha saúde ou da minha família, e tem mais uma coisa, quero ter a oportunidade de ver meus filhos formados prestando serviço para essa empresa.
    As pessoas deveriam pensar de forma mais comunitária, abrangente, ética e não tentar levar vantagens próprias, principalmente financeiras diante de um assunto que está mais do que provado que, se houvesse algum problema, seria apenas de saúde ocupacional.
    Para finalizar, a título de informação, nossa manifestação teve sim na mídia, saiu uma mega matéria no jornal mais conceituado do estado de Goiás, estou falando do jornal O POPULAR (http://www.opopular.com.br/cmlink/o-popular/editorias/geral/mina%C3%A7u-abra%C3%A7a-mina-de-amianto-1.136525), mas a senhora não deve usar bem a ferramenta de pesquisa da internet, quando muito entrar no ORKUT usando a senha que é a data do aniversário do seu esposo que ainda está anotada em um papel pregado na geladeira para não se esquecer.

  113. 11
    Ninguém foi obrigada ir à manifestação,fomos por amor a cidade de Minaçu. Aconselho a senhora a pesquisar mais sobre o que fala,e não tirar conclusões completamente precipitadas baseando-se em um ou outro “sitezinho” na internet que você vê por ai. O banimento do amianto mexerá com muitos vidas,de pessoas que assim como eu,nasceram e cresceram na cidade,e pretendem continuar aqui por muito tempo. Se a senhora gosta tanto assim de correr atrás dos seus direitos, de fazer a diferença, fazer o bem ao próximo,por que não idealiza uma campanha contra o cigarro? Ou contra as bebidas alcoólicas que matam milhares de pessoas por ano? Por favor,deixe nossa cidade e nosso amianto em paz e vá cuidar de coisas realmente necessárias.

  114. 10
    Sou de Minaçu, nasci em 1979 em um hospital localizado a poucos metros da mina. Estudei em uma escola durante 14 anos que ficava também a poucos metros da mina, na qual meu pai e minha mãe escolheram para mim, e graças a Deus pagavam mensalmente, nossa família sempre foi desvinculada da SAMA. Do campo de futebol que eu frequentava diariamente, escutava a sirene que avisa o horário de troca de turno dos funcionários. Tenho muita saudade dessa época!

    Hoje com quase 33 anos de idade, só tenho a agradecer aos meus pais pela escolha que fizeram de criar seus filhos em Minaçu, pois tinham condições financeira de pagar qualquer escola em Goiânia e também de acompanhar nosso crescimento fora de Minaçu, já que tinham também empresa na Capital.

    E minha saúde?

    Melhor, impossível. Sou piloto de avião e anualmente passo por uma bateria de exames no HFAB, HOSPITAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, sob pena de perder minha licença junto a ANAC, AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL caso seja diagnosticado alguma doença. Ressaltando: não sou piloto da SAMA, nunca trabalhei na Sama, não estou defendendo meus interesses financeiros.

    Fico muito chateado deparar com artigos como esse, escritos por pessoas que mal conhecem Minaçu, se expressando, ou melhor, ironizando, como se a nossa cidade estivesse habitada por alienados jogados a céu aberto dentro de um buraco e quebrando a rocha com as próprias mãos para extrair a fibra de amianto em troca do pão de cada dia.

    Não tenho nada contra ambientalistas, pelo contrário, a classe tem um papel importante perante a sociedade. Porém repudio qualquer atitude radical.

    E isso pra mim é coisa de ambientalistas radicais, motivados financeiramente vem dar palpite onde não é chamado.

    Mas nós minaçuenses não vamos nos abalar com isso, afinal Deus está conosco e nossa “SAÚDE É DE FERRO”, ou melhor, nossa “SAÚDE É DE FIBRA”. Enfim, somos saudáveis.

    O desafio o Sr. Antônio José da Silva já lançou, e em caixa alta: “MOSTRE EM NOSSA CIDADE UMA SÓ PESSOA QUE TENHA SIDO VÍTIMA.. QUE TENHA COMPROVADAMENTE
    LIGAÇÃO COM O AMIANTO DE 1980 ATÉ OS DIAS ATUAIS”.

  115. 9
    O quadro da SAMA é composto de 70% de trabalhadores com curso superior, pós graduação, etc; oriundos de empresas de todos os cantos do Brasil e do mundo, e a maioria com mais de 15 anos de empresa, será que não somos suficentemente conscientes para saber o que é bom ou ruim para nós e nossas famílias,ninguém é louco de colocar os seus filhos em risco, caso realmente o amianto crisotila fizesse tanto mal.O que essas pessoas tem que se preocupar é com suas funções de trabalhadores comuns, como nós,que cumprem uma jornada semanal de 40h cumprindo com suas obrigações e ajudando o país a se desenvolver.Um trabalhador comum, com um salário bom, não consegue visitar o Paraguai, enquanto tem pessoas por aí, que é contra o amianto, que não cumprem suas jornadas de trabalho, as quais são pagas para isso, e sim, ficam viajando mundo afora, partipando de debates, de palestras, festas regadas a vinho, custeadas por quem? gostaríamos de saber de onde sai tanta dinheiro para essas viagens.A preocupação é tão somente com a SAMA, jamais tocam no nome do trabalhador, pois já que o amianto é tão nocivo, porque eles não estão falando em indenização para os trabalhadores e para a própria população de Minaçu? Para a tal de Tânia,com certeza ela não conhece Minaçu, pois aqui é uma cidade de povo saudável, bonito, inteligente e capaz de raciocinar por conta própria, não precisamos de nenhum falso defensor da saúde dos trabalhadores para nos defender, sabemos fazer issso sozinho. Não vou me aprofundar, pois tenho mais o que fazer, não trabalho para escritórios, sou aposentado, continuo trabalhando e se Deus quiser ainda viverei nesta cidade por muitos anos, pois quero ver meus filhos crscendo e trbalhando aqui em Minaçu e se possível na SAMA, cuja qualidade de vida aqui é inigualável.

  116. 8
    Sou de Minaçu, nasci em 1979 em um hospital localizado a poucos metros da mina. Estudei em uma escola durante 14 anos que ficava também a poucos metros da mina, na qual meu pai e minha mãe escolheram para mim, e graças a Deus pagavam mensalmente, nossa família sempre foi desvinculada da SAMA. Do campo de futebol que eu frequentava diariamente, escutava a sirene que avisa o horário de troca de turno dos funcionários. Tenho muita saudade dessa época!
    Hoje com quase 33 anos de idade, só tenho a agradecer aos meus pais pela escolha que fizeram de criar seus filhos em Minaçu, pois tinham condições financeira de pagar qualquer escola em Goiânia e também de acompanhar nosso crescimento fora de Minaçu, já que tinham também empresa na Capital.
    E minha saúde?
    Melhor, impossível. Sou piloto de avião e anualmente passo por uma bateria de exames no HFAB, HOSPITAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, sob pena de perder minha licença junto a ANAC, AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL caso seja diagnosticado alguma doença. Ressaltando: não sou piloto da SAMA, nunca trabalhei na Sama, não estou defendendo meus interesses financeiros.
    Fico muito chateado deparar com artigos como esse, escritos por pessoas que mal conhecem Minaçu, se expressando, ou melhor, ironizando, como se a nossa cidade estivesse habitada por alienados jogados a céu aberto dentro de um buraco e quebrando a rocha com as próprias mãos para extrair a fibra de amianto em troca do pão de cada dia.
    Não tenho nada contra ambientalistas, pelo contrário, a classe tem um papel importante perante a sociedade. Porém repudio qualquer atitude radical.
    E isso pra mim é coisa de ambientalistas radicais, motivados financeiramente vem dar palpite onde não é chamado.
    Mas nós minaçuenses não vamos nos abalar com isso, afinal Deus está conosco e nossa “SAÚDE É DE FERRO”, ou melhor, nossa “SAÚDE É DE FIBRA”. Enfim, somos saudáveis.
    O desafio o Sr. Antônio José da Silva já lançou, e em caixa alta: “MOSTRE EM NOSSA CIDADE UMA SÓ PESSOA QUE TENHA SIDO VÍTIMA.. QUE TENHA COMPROVADAMENTE LIGAÇÃO COM O AMIANTO DE 1980 ATÉ OS DIAS ATUAIS”.

  117. 7
    Senhora Tânia, aqui em Minaçu todos somos terrorista ou seja “Homem bomba”, pois do jeito que você mencionou a população de nossa cidade (Minaçu-GO), estamos prestes a morrer, não é isso? Por defender um bem mineral natural de nossa região. A cidade teve esse nome por causa da Mina de Cana Brava (SAMA), ora mais a senhora ja deve está bem informada certo? desde 1980 até o atual momento não consta nenhum caso de doença relacionado pelo o Amianto Crisotila, e lanço esse desafio, se você conseguir provar um caso se quer, eu calo e nunca mais discuto esse assunto ok? ou seja você não vai conseguir. Há so pra lembrar não foi feita nenhuma lavagem celebrau em ninguem, e todos estão aqui em Minaçu vive e mora porque é um dos melhores lugares no mundo para se viver. Eu sou de Minaçu, moro aqui a 25 anos e tenho orgulho de morar na Capital do Amianto como é conhecido aqui. Faço um convite que venha conhecer, para não sair falando bobagens por aí! Aqui temos qualidade de vida, e somos referência para muitos outros lugares inclusive onde a senhora mesmo esteja vivendo.
    Pense bem antes de sair falando de um assunto no qual “pensa” ou “acha que sabe o que ta falando”.

  118. 6
    “SAÚDE DE FERRO”? Não seria melhor “SAÚDE DE FIBRA”? HEHEHEHE O que importa, é que nós Minaçuenses somos saudáveis.

  119. 5
    Sou de Minaçu, nasci em 1979 em um hospital localizado a poucos metros da MINA. Estudei em uma escola durante 14 anos que ficava também a poucos metros da MINA, na qual meu pai e minha mãe escolheram para mim, e graças a Deus pagavam mensalmente,ja que nossa família sempre foi desvinculada da SAMA. Do campo de futebol que eu frequentava diariamente, escutava a sirene que avisa o horário de troca de turno dos funcionários. Tenho muita saudade dessa época!
    Hoje com quase 33 anos de idade, só tenho a agradecer aos meus pais pela escolha que fizeram de criar seus filhos em Minaçu, pois tinham codições financeira de pagar qualquer escola em Goiânia e também de acompanhar nosso crescimento na capital, ja que tinham também empresa na em Goiânia.
    E minha saúde?
    Melhor, impossível. Sou piloto de avião e anualmente passo por uma bateria de exames no HFAB, HOSPITAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, sob pena de perder minha licença junto a ANAC, AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL caso seja diagnosticado alguma doença. Ressaltando: não sou piloto da SAMA, nunca trabalhei na SAMA, não estou defendendo meus interesses financeiros.

    Agora em deixa muito chateado deparar com artigos como esse escritos por pessoas que mal conhecem Minaçu,se expressando, ou melhor,ironizando,como se a nossa cidade estivesse habitada por alienados jogados a céu aberto dentro de um buraco e quebrando a rocha com as próprias mãos para extrair a fibra de amianto em troca do pão de cada dia.

    Não tenho nada contra ambientalistas, pelo contrário, a classe tem um papel importante perante a sociedade. Porém repudio qualquer atitude radical.

    E isso pra mim é coisa de ambientalistas radicais, motivados financeiramente vem dar palpite onde não é chamado.

    Mas nós minaçuenses não vamos nos abalar com isso, afinal Deus está conosco e nossa “SAÚDE É DE FERRO”.

    O desafio o Sr. Antonio José da Silva já lançou, e em caixa alta: “MOSTRE EM NOSSA CIDADE UMA SÓ PESSOA QUE TENHA SIDO VÍTIMA.. QUE TENHA COMPROVADAMENTE LIGAÇÃO COM O AMIANTO DE 1980 ATÉ OS DIAS ATUAIS”.

  120. 4
    E acrescento mais. Vocês não conhecem em nada os processos da SAMA. Convido vocês a conhecerem nossos processos e comprovarem a “nossa lavagem cerebral”. E peço que respeite mais a nossa cidade que não deveria estar ironicamente entre aspas em sua reportagem. Apesar de pequena somos uma cidade que compõe o estado de Goiás e o Brasil, ela merece respeito, e nós, moradores, também merecemos respeito.

  121. 3
    A senhora Fernada Gianassi se especializou em matar com palavras uma população de um cidade que faz parte de um estado e de um país, tão pouco não fala de malefícios causados por extração de outros minerais ou do tão esquecido tabaco que mata diariamente milhares de pessoas. Como morador da cidade e conhecedor da causa eu não defendo a empresa que extrai o amianto crisotila, mas defendo a forma que ele é industrializado e utilizado.
    O maioir mal que se pode sofre uma cidade ou uma população de um país democrético e não ser ouvida e isso é o que está acontecendo. A imprensa foi pontualmente comprada pela empresa cocorrente e coloca matéria da Itália e não do Brasil pra falar mal do amianto. Quem mata mais, o amianto ou o descaso da imprensa para o tema?

  122. 2
    Preocupada com o nosso povo é que a senhora Tania e Fernanda Giannasi não estão. Simplismente menosprezam nossa cidade como se esta não fosse nada, mas ela significa a morada de mais de 30 mil pessoas. Somos dependentes da extração do amianto crisotila. Como pode uma pessoa tratar com ironismo o futuro de toda uma cidade? Somente sendo sem coração!
    Venho lembrar que o cigarro mata milhares de pessoas por dia, são doenças de todos os tipos, e ninguém se importa com essas vítimas, já que é interessante o comércio do cigarro. Mas para vocês não é a saúde pública que interessa e sim interesses financeiros com a qual vocês sairão lucrando e a população de Minaçu perdendo.
    Senhoras Tania e Fernanda, criticar é fácil, quero ver vocês criticarem e apresentarem a solução para o problema, e isso significa não desamparar toda uma população. Quero ver conseguirem analisar todas as variáveis do caso e proporem algo que será bom para todos, mas vocês são incapazes de pensar no próximo.

  123. 1
    Senhora Tânia, conhecedora de todos os malefícios causados pelo Amianto Crisotila, discorre sobre o assunto como uma autentica catedrática, provavelmente com amplo conhecimento em quimica, medicina, biologia, faltou creditar as mortes por acidentes automobilisticos e infartes ao famigerado produto causador de tanto mal.
    É de assustar a lacividade e o desdém que se refere a cidade situada no extremo norte do estado de Goiás(Minaçu)e a sua população que na sua concepeção é formada por uma massa de manobra, para uma empresa sem escrupulos que por ventura tem uma série de certificados provavelmente comprados (ISOS série 9000, 14000, OSHAS).
    Aqui quem fala é um cidadão provavelmente com o cérebro devidamente lavado e alheio a todos os riscos existentes, com filhos condenados a morte por irresponsabilidade de viver nesta cidade… LANÇO UM DESAFIO… A SENHORA…(assim mesmo em caixa alta que a senhora tanto odeia)MOSTRE EM NOSSA CIDADE UMA SÓ PESSOA QUE TENHA SIDO VÍTIMA.. QUE TENHA COMPROVADAMENTE LIGAÇÃO COM O AMIANTO DE 1980 ATÉ OS DIAS ATUAIS…
    E sim, mostre-nos …

    ORA…Senhora …TÂnia.. com todo respeito.. (deve ter morrido ou ainda morre)deixe de achismos para falar de um assunto no qual envolve tantas familias,Pessoas…Pessoas…com as quais a senhora esta tão preocupada?!?!?!??!?

  124. Prezada Tania,
    Parabéns pela brilhante análise e sutil ironia, que combina muito bem com o surrealismo da iniciativa ridícula da prefeitura de Minaçu. Você conseguiu magistralmente retratar um quadro exato da situação de terror a que vive submetida a população de Minaçu, coagida a participar de um espetáculo tão deprimente e que envergonhará o nosso país lá fora, que certamente taxará esta populaçã de alienada, agindo como autômatos e corroborando com este criminoso pacto de silêncio, que nega sistematicamente que os cânceres na cidade tenham relação com o amianto. Ali todos morrem de parada cardíaca e falência múltipla de órgãos. E aí de quem disser o contrário! O que dizer dos trabalhadores, então, comandados por um sindicato escandalosamente financiado pela indústria do amianto e a seviço dos interesses deste famigerado lobby de defesa do indefesável mineral cancerígeno? Somente e tão somente quando o amianto for proibido é que teremos o verdadeiro quadro de mortes e doenças pelo amianto em Minaçu e em outros locais onde o poder político da cidade está sob controle da indústria do amianto e de seu poderoso e muito bem pago lobby.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.