Quilombolas desocupam sede do Incra-MA

O grupo decidiu deixar o órgão após conversar com o Superintendente. A sede do Incra estava ocupada desde terça-feira (20)

O grupo de quilombolas que, desde terça-feira (20), ocupava a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), decidiu deixar o local após se reunir ontem (21) com o Superintendente Regional do órgão, José Inácio Rodrigues. O representante disse aos manifestantes que algumas questões ultrapassam a área de atuação do órgão. “É começo de ano e estamos buscando assegurar mais recursos no orçamento para atender estas demandas”, explicou José Inácio.

Na manhã desta quarta-feira (21), os quilombolas chegaram a interditar a Avenida Santos Dumont, em São Luís. Eles reivindicavam a regularização de terras e soluções contra as ameaças vividas pelas comunidades. Durante o protesto, eles impediram a passagem dos veículos e afirmavam sair do local somente após negociar com o Incra, mas acabaram cedendo e liberando a via.

A respeito da regularização de terras remanescentes de Quilombos, o superintendente do Incra declarou que muitas dessas áreas, situadas na região da baixada maranhense, são terras devolutas e caberia ao Iterma (Instituto de Terras do Maranhão) atuar no processo de regularização por meio de um convênio com o órgão. “Já dispomos de recursos assegurados para esta regularização, mas depende de uma sinalização do Iterma para que os dois órgãos trabalhem de forma conjunta”, enfatizou.

O Incra informou ter realizado no dia 24 de fevereiro a primeira reunião com representantes da empresa contratada para elaborar os relatórios antropológicos, etapa fundamental no processo de reconhecimento das terras quilombolas.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/03/quilombolas-desocupam-sede-do-incra-ma.html

Enviada por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.