MPF denuncia professor da UFMA por racismo

Professor Cloves Saraiva e o estudante Nuhu Ayuba, vítima de racismo

O Ministério Público Federal (MPF/MA) denunciou o professor de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica da UFMA, José Cloves Verde Saraiva, pelos crimes de racismo, xenofobia e injúria racial cometidos contra o estudante nigeriano Nuhu Ayuba, no início de 2011.

Segundo os relatos de testemunhas ouvidas pela Polícia Federal, o professor fez diversas ofensas ao aluno dentro de sala de aula, o que teria prejudicado o desempenho do mesmo. Cloves Saraiva se referiu ao estudante, inúmeras vezes, de maneira ofensiva, inclusive afirmando que o universitário deveria “clarear a sua pele” e “voltar para a África em navio negreiro”.

O procurador da República, Israel Gonçalves Santos Silva, afirmou que “é inaceitável qualquer prática racista ou preconceituosa, principalmente a lançada no seio de um ambiente acadêmico, que deveria prezar pelo acolhimento da mais ampla diversidade sociocultural e etnicorracial, dada à pluralidade dos cidadãos que compõem o povo brasileiro”, concluiu.

Diante da situação, o MPF requer que o professor responda criminalmente pelos crimes de racismo, xenofobia e injúria racial. Se condenado por todos os crimes, a pena pode chegar a 15 anos de reclusão, além do pagamento de multa indenizatória. O MPF também está movendo  ação de improbidade contra o professor.

Para o procurador, Clóvis Saraiva incidiu também em ato de improbidade administrativa, uma vez que descumpriu o dever de não discriminar, ofendendo princípios básicos da administração pública, como da legalidade, impessoalidade e moralidade, e, ainda em desacordo com os princípios que regem o ensino público federal e o exercício do magistério. Se for condenado, perderá o cargo público e os direitos políticos por cinco anos.

http://www.blogdodecio.com.br/2012/03/21/mpf-denuncia-professor-da-ufma-por-racismo/

Enviada por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.